Aplicação do MASP na gestão dos bancos de horas em centros de vendas e distribuição de uma empresa de bebidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29810 |
Resumo: | ARAUJO, Bárbara Louisie Silva. Aplicação do MASP na gestão dos bancos de horas em centros de vendas e distribuição de uma empresa de bebidas. 2017. 71 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2017. |
id |
UFC-7_5d60712d55eda74b6979ecc43f4339bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/29810 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação do MASP na gestão dos bancos de horas em centros de vendas e distribuição de uma empresa de bebidasApplication of MASP in the management of time banks in sales and distribution centers of a beverage companyMASPCiclo PDCAFerramentas da QualidadeBanco de HorasGestão de PessoasARAUJO, Bárbara Louisie Silva. Aplicação do MASP na gestão dos bancos de horas em centros de vendas e distribuição de uma empresa de bebidas. 2017. 71 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2017.This work presents an example of application of the Analysis and Solving Problems Method (MASP) in sales and distribution centers, located in the north and northeast of Brazil, of a beverage company. The method was applied in the company with the support of the quality tools in the analysis and decision making, to reduce employee's hour bank. The work journey control was a process neglected by the distribution units and their leaders, resulting in a chronic increase in hour bank balances and payments of those extra hours. As a solution, the steps of the MASP method were applied by a multidisciplinary group, formed at the company, focused on mitigating the problem under study. As a result, after the implementation of the actions and verification of results, there was a reduction of 40% in the total balance of regional bank hours and a reduction of 15% in expenses related to hour banks payments in the second half of 2017. The method and quality tools were found to be effective and fundamental for eliminating the problem.Este trabalho apresenta um exemplo de aplicação do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) em centros de vendas e distribuição, localizados no norte e nordeste do Brasil, de uma companhia de bebidas. O método foi aplicado na empresa com o suporte das ferramentas da qualidade nas análises e tomadas de decisão, com o intuito de reduzir os saldos de banco de horas dos funcionários. O controle de jornada de trabalho era um processo negligenciado pelas unidades de distribuição e seus líderes, acarretando no aumento crônico dos saldos de bancos de horas e das despesas com pagamentos de horas extras. Como solução, foram aplicadas as etapas do método MASP por um grupo multidisciplinar, formado na companhia, focado em mitigar o problema em estudo. Como resultado, após a implantação das ações e verificação dos resultados, houve uma redução de 40% do saldo total de banco de horas da regional e redução de 15% nas despesas referentes a pagamentos de horas extras, no segundo semestre de 2017. Conclui-se que o método e as ferramentas foram eficazes e fundamentais para a eliminação do problema.Mâsih, Rogério TeixeiraAraújo, Bárbara2018-02-21T12:05:11Z2018-02-21T12:05:11Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAUJO, B. L. S. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29810porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-24T18:34:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29810Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:14.514973Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação do MASP na gestão dos bancos de horas em centros de vendas e distribuição de uma empresa de bebidas Application of MASP in the management of time banks in sales and distribution centers of a beverage company |
title |
Aplicação do MASP na gestão dos bancos de horas em centros de vendas e distribuição de uma empresa de bebidas |
spellingShingle |
Aplicação do MASP na gestão dos bancos de horas em centros de vendas e distribuição de uma empresa de bebidas Araújo, Bárbara MASP Ciclo PDCA Ferramentas da Qualidade Banco de Horas Gestão de Pessoas |
title_short |
Aplicação do MASP na gestão dos bancos de horas em centros de vendas e distribuição de uma empresa de bebidas |
title_full |
Aplicação do MASP na gestão dos bancos de horas em centros de vendas e distribuição de uma empresa de bebidas |
title_fullStr |
Aplicação do MASP na gestão dos bancos de horas em centros de vendas e distribuição de uma empresa de bebidas |
title_full_unstemmed |
Aplicação do MASP na gestão dos bancos de horas em centros de vendas e distribuição de uma empresa de bebidas |
title_sort |
Aplicação do MASP na gestão dos bancos de horas em centros de vendas e distribuição de uma empresa de bebidas |
author |
Araújo, Bárbara |
author_facet |
Araújo, Bárbara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mâsih, Rogério Teixeira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Bárbara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MASP Ciclo PDCA Ferramentas da Qualidade Banco de Horas Gestão de Pessoas |
topic |
MASP Ciclo PDCA Ferramentas da Qualidade Banco de Horas Gestão de Pessoas |
description |
ARAUJO, Bárbara Louisie Silva. Aplicação do MASP na gestão dos bancos de horas em centros de vendas e distribuição de uma empresa de bebidas. 2017. 71 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-02-21T12:05:11Z 2018-02-21T12:05:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAUJO, B. L. S. (2017) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29810 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, B. L. S. (2017) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028872815378432 |