Proposta de melhoria no serviço de atendimento de uma mercearia utilizando o MASP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, Natália Fernandes.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: MARCHI, Thassia Vieira., PINTO, Sarita Hauck Menezes., DOMITH, Marcelo Tadeu., APARECIDA, Tainara de Mesquita Silva.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31968
Resumo: O presente estudo foi realizado em uma mercearia, localizada na cidade de Juiz de Fora - MG. A pesquisa teve como objetivo identificar os principais potenciais de melhorias no estabelecimento. Para isso, optou-se pela utilização do método de análise e solução de problemas (MASP), por meio da primeira etapa do ciclo PDCA, o Plan. Na primeira etapa da pesquisa, foram utilizadas referências bibliográficas que serviram de base para o desenvolvimento do estudo. Posteriormente, com a elaboração e aplicação de um questionário aos clientes frequentes do estabelecimento, e com auxilio das ferramentas da qualidade, como o diagrama de causa e efeito e o gráfico de Pareto, foi feito um levantamento de dados que levaram as possíveis causas dos efeitos indesejados pelos consumidores. A partir destas causas, foi desenvolvido um plano de ação (5W1H), com o objetivo de propor uma solução para os principais problemas encontrados. Elaborado o Plano de ação, conclui-se que alguns pontos falhos necessitam de uma correção imediata, como: a falta de agilidade no caixa, aparência ruim da loja e desorganização dos produtos.
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