Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lustosa, Francisca Geny
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.281
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54576
Resumo: O presente texto objetiva relatar os aspectos envolvidos em um modelo de formação de professores, pautado na apropriação e no desenvolvimento de práticas pedagógicas de favorecimento a inclusão de alunos com deficiência. O quadro teórico-conceitual contemplou as discussões sobre inclusão, formação e profissionalização docente. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação do tipo colaborativa, entre a pesquisadora e oito professoras do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza, no período de agosto de 2006 a fevereiro de 2008. Os resultados evidenciaram que investimentos na reorganização do espaço escolar, no apoio às professoras, nas ações de atenção as crianças e às suas especificidades, se reverteram em melhor acolhimento e atendimento a todos os alunos. Assim, situamos que a experiência dessa pesquisa (re)afirma que o paradigma da educação inclusiva é possível de se realizar.
id UFC-7_6177d7fcafb6a20cf67cd55612cf6725
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54576
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativaEducação inclusivaAlfabetizaçãoAcompanhamento educacional especializadoInclusão socioeducacionalEducação especialFormação de professoresPráticas pedagógicasPedagogia - acessibilidadeO presente texto objetiva relatar os aspectos envolvidos em um modelo de formação de professores, pautado na apropriação e no desenvolvimento de práticas pedagógicas de favorecimento a inclusão de alunos com deficiência. O quadro teórico-conceitual contemplou as discussões sobre inclusão, formação e profissionalização docente. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação do tipo colaborativa, entre a pesquisadora e oito professoras do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza, no período de agosto de 2006 a fevereiro de 2008. Os resultados evidenciaram que investimentos na reorganização do espaço escolar, no apoio às professoras, nas ações de atenção as crianças e às suas especificidades, se reverteram em melhor acolhimento e atendimento a todos os alunos. Assim, situamos que a experiência dessa pesquisa (re)afirma que o paradigma da educação inclusiva é possível de se realizar.Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp2020-10-10T06:59:57Z2020-10-10T06:59:57Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLUSTOSA, Francisca Geny. Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa. Olhares, Guarulhos, v. 2, n. 2, p. 471-494, dez. 2014.2317-7853https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.281http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54576Lustosa, Francisca Genyporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-10T06:59:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54576Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-10-10T06:59:59Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa
title Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa
spellingShingle Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa
Lustosa, Francisca Geny
Educação inclusiva
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Inclusão socioeducacional
Educação especial
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
title_short Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa
title_full Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa
title_fullStr Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa
title_full_unstemmed Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa
title_sort Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa
author Lustosa, Francisca Geny
author_facet Lustosa, Francisca Geny
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lustosa, Francisca Geny
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Inclusão socioeducacional
Educação especial
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
topic Educação inclusiva
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Inclusão socioeducacional
Educação especial
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
description O presente texto objetiva relatar os aspectos envolvidos em um modelo de formação de professores, pautado na apropriação e no desenvolvimento de práticas pedagógicas de favorecimento a inclusão de alunos com deficiência. O quadro teórico-conceitual contemplou as discussões sobre inclusão, formação e profissionalização docente. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação do tipo colaborativa, entre a pesquisadora e oito professoras do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza, no período de agosto de 2006 a fevereiro de 2008. Os resultados evidenciaram que investimentos na reorganização do espaço escolar, no apoio às professoras, nas ações de atenção as crianças e às suas especificidades, se reverteram em melhor acolhimento e atendimento a todos os alunos. Assim, situamos que a experiência dessa pesquisa (re)afirma que o paradigma da educação inclusiva é possível de se realizar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-10-10T06:59:57Z
2020-10-10T06:59:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUSTOSA, Francisca Geny. Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa. Olhares, Guarulhos, v. 2, n. 2, p. 471-494, dez. 2014.
2317-7853
https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.281
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54576
identifier_str_mv LUSTOSA, Francisca Geny. Inclusão: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-formação colaborativa. Olhares, Guarulhos, v. 2, n. 2, p. 471-494, dez. 2014.
2317-7853
url https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.281
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp
publisher.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935784831090688