Educação profissional: a normalização biopolítica da subjetividade do trabalhador
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21949 |
Resumo: | BRASILEIRO FILHO, Samuel. Educação profissional: a normalização biopolítica da subjetividade do trabalhador. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 231-247, jul./dez. 2012. |
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Educação profissional: a normalização biopolítica da subjetividade do trabalhadorEducação profissionalSubjetividadeBiopolíticaBRASILEIRO FILHO, Samuel. Educação profissional: a normalização biopolítica da subjetividade do trabalhador. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 231-247, jul./dez. 2012.This article makes a theorical investigation about the conditions of existence of productive subjectivity and its implications to relation between work and education, considering the historical context of transition from industrial to post-industrial society, adopting a theorical approach based in Karl Marx and Michel Foucault. According Marx´s thoughts the existence of a productive subjectivity is direct connected to the production form, although his approach about subjectivity as worker´s conscience, it isn’t limited by the determinism of economical system, but has an enlarged vision as ontology of the social self. With the transition to the post-industrial society emerges an increasing qualitative hegemony of non material work, which is related to revolutionary changes in production system that turned possibly news conditions of subjectivity existence, as a biopolitical subjectivity that is analyzed according Foucault´s concept of biopolitic. The text is concluded with a short analyses about the competence model as an exemplar dispositive of subjectivity normalization in post-industrial context.O presente artigo realiza uma investigação teórica sobre as condições de existência da subjetividade produtiva e suas implicações com a relação entre o trabalho e a educação, tendo como contexto histórico da transição da sociedade industrial para a sociedade pósindustrial, adotando-se um referencial teórico fundamentado no pensamento de Karl Marx e Michel Foucault. Com base na filosofia de Marx a existência da subjetividade produtiva está diretamente relacionada com a forma de produção, porém sua abordagem sobre a subjetividade, enquanto consciência do trabalhador, não é limitada pelo determinismo economicista, mas ampliada para uma ontologia do ser social. A transição para sociedade pós-industrial promove a emergência de crescente hegemonia qualitativa do trabalho imaterial, os quais associados ao processo de reestruturação produtiva conformam novas condições de existência subjetiva, uma existência biopolítica da subjetividade produtiva, a qual é analisada segundo o conceito de Biopolítica de Foucault. O texto é finalizado com uma sucinta análise no modelo das competências como um exemplar dispositivo de normalização subjetiva da sociedade pós-industrial.Revista Dialectus2017-02-09T16:42:44Z2017-02-09T16:42:44Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBrasileiro Filho, S. (2012)2317-2010http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21949Brasileiro Filho, Samuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:07:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21949Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:10.759709Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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