Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30098 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar os vlogs e como esses vídeos, que surgiram informalmente e eram gravados sem muitas expectativas de retorno do público, acabaram se popularizando e por fim tornando-se um negócio lucrativo para os vlogueiros. Este estudo também pretende compreender os motivos que levaram os vlogs a fazerem tanto sucesso, relacionando-os as concepções de identidade e consumo na era pós moderna. O trabalho tem como objeto de pesquisa o vlogueiro brasileiro PC Siqueira e seu vlog “Maspoxavida”, um dos mais populares no país. A análise será fundamentada nos estudos de Stuart Hall sobre identidade cultural na pós-modernidade, Mike Featherstone e a cultura do consumo no pós-modernismo e por fim, a teoria da economia política da comunicação sob o viés de Valério Cruz Britto. |
id |
UFC-7_756767af4e4533245cd77524770833a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/30098 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós ModernismoIdentidadePós-modernidadeYouTubeVlogConsumoO presente artigo tem como objetivo analisar os vlogs e como esses vídeos, que surgiram informalmente e eram gravados sem muitas expectativas de retorno do público, acabaram se popularizando e por fim tornando-se um negócio lucrativo para os vlogueiros. Este estudo também pretende compreender os motivos que levaram os vlogs a fazerem tanto sucesso, relacionando-os as concepções de identidade e consumo na era pós moderna. O trabalho tem como objeto de pesquisa o vlogueiro brasileiro PC Siqueira e seu vlog “Maspoxavida”, um dos mais populares no país. A análise será fundamentada nos estudos de Stuart Hall sobre identidade cultural na pós-modernidade, Mike Featherstone e a cultura do consumo no pós-modernismo e por fim, a teoria da economia política da comunicação sob o viés de Valério Cruz Britto.2018-03-07T12:03:10Z2018-03-07T12:03:10Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFONTENELE, Amanda Venâncio; BARRETO, Helena Martins do Rego. Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.2175-4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30098Fontenele, Amanda VenâncioBarreto, Helena Martins do Regoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T22:09:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/30098Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:08.989217Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo |
title |
Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo |
spellingShingle |
Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo Fontenele, Amanda Venâncio Identidade Pós-modernidade YouTube Vlog Consumo |
title_short |
Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo |
title_full |
Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo |
title_fullStr |
Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo |
title_full_unstemmed |
Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo |
title_sort |
Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo |
author |
Fontenele, Amanda Venâncio |
author_facet |
Fontenele, Amanda Venâncio Barreto, Helena Martins do Rego |
author_role |
author |
author2 |
Barreto, Helena Martins do Rego |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontenele, Amanda Venâncio Barreto, Helena Martins do Rego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Pós-modernidade YouTube Vlog Consumo |
topic |
Identidade Pós-modernidade YouTube Vlog Consumo |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar os vlogs e como esses vídeos, que surgiram informalmente e eram gravados sem muitas expectativas de retorno do público, acabaram se popularizando e por fim tornando-se um negócio lucrativo para os vlogueiros. Este estudo também pretende compreender os motivos que levaram os vlogs a fazerem tanto sucesso, relacionando-os as concepções de identidade e consumo na era pós moderna. O trabalho tem como objeto de pesquisa o vlogueiro brasileiro PC Siqueira e seu vlog “Maspoxavida”, um dos mais populares no país. A análise será fundamentada nos estudos de Stuart Hall sobre identidade cultural na pós-modernidade, Mike Featherstone e a cultura do consumo no pós-modernismo e por fim, a teoria da economia política da comunicação sob o viés de Valério Cruz Britto. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-03-07T12:03:10Z 2018-03-07T12:03:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONTENELE, Amanda Venâncio; BARRETO, Helena Martins do Rego. Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015. 2175-4683 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30098 |
identifier_str_mv |
FONTENELE, Amanda Venâncio; BARRETO, Helena Martins do Rego. Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015. 2175-4683 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028977564975104 |