Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontenele, Amanda Venâncio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barreto, Helena Martins do Rego
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30098
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar os vlogs e como esses vídeos, que surgiram informalmente e eram gravados sem muitas expectativas de retorno do público, acabaram se popularizando e por fim tornando-se um negócio lucrativo para os vlogueiros. Este estudo também pretende compreender os motivos que levaram os vlogs a fazerem tanto sucesso, relacionando-os as concepções de identidade e consumo na era pós moderna. O trabalho tem como objeto de pesquisa o vlogueiro brasileiro PC Siqueira e seu vlog “Maspoxavida”, um dos mais populares no país. A análise será fundamentada nos estudos de Stuart Hall sobre identidade cultural na pós-modernidade, Mike Featherstone e a cultura do consumo no pós-modernismo e por fim, a teoria da economia política da comunicação sob o viés de Valério Cruz Britto.
id UFC-7_756767af4e4533245cd77524770833a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/30098
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós ModernismoIdentidadePós-modernidadeYouTubeVlogConsumoO presente artigo tem como objetivo analisar os vlogs e como esses vídeos, que surgiram informalmente e eram gravados sem muitas expectativas de retorno do público, acabaram se popularizando e por fim tornando-se um negócio lucrativo para os vlogueiros. Este estudo também pretende compreender os motivos que levaram os vlogs a fazerem tanto sucesso, relacionando-os as concepções de identidade e consumo na era pós moderna. O trabalho tem como objeto de pesquisa o vlogueiro brasileiro PC Siqueira e seu vlog “Maspoxavida”, um dos mais populares no país. A análise será fundamentada nos estudos de Stuart Hall sobre identidade cultural na pós-modernidade, Mike Featherstone e a cultura do consumo no pós-modernismo e por fim, a teoria da economia política da comunicação sob o viés de Valério Cruz Britto.2018-03-07T12:03:10Z2018-03-07T12:03:10Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFONTENELE, Amanda Venâncio; BARRETO, Helena Martins do Rego. Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.2175-4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30098Fontenele, Amanda VenâncioBarreto, Helena Martins do Regoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T22:09:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/30098Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:08.989217Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo
title Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo
spellingShingle Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo
Fontenele, Amanda Venâncio
Identidade
Pós-modernidade
YouTube
Vlog
Consumo
title_short Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo
title_full Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo
title_fullStr Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo
title_full_unstemmed Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo
title_sort Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo
author Fontenele, Amanda Venâncio
author_facet Fontenele, Amanda Venâncio
Barreto, Helena Martins do Rego
author_role author
author2 Barreto, Helena Martins do Rego
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontenele, Amanda Venâncio
Barreto, Helena Martins do Rego
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Pós-modernidade
YouTube
Vlog
Consumo
topic Identidade
Pós-modernidade
YouTube
Vlog
Consumo
description O presente artigo tem como objetivo analisar os vlogs e como esses vídeos, que surgiram informalmente e eram gravados sem muitas expectativas de retorno do público, acabaram se popularizando e por fim tornando-se um negócio lucrativo para os vlogueiros. Este estudo também pretende compreender os motivos que levaram os vlogs a fazerem tanto sucesso, relacionando-os as concepções de identidade e consumo na era pós moderna. O trabalho tem como objeto de pesquisa o vlogueiro brasileiro PC Siqueira e seu vlog “Maspoxavida”, um dos mais populares no país. A análise será fundamentada nos estudos de Stuart Hall sobre identidade cultural na pós-modernidade, Mike Featherstone e a cultura do consumo no pós-modernismo e por fim, a teoria da economia política da comunicação sob o viés de Valério Cruz Britto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-03-07T12:03:10Z
2018-03-07T12:03:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONTENELE, Amanda Venâncio; BARRETO, Helena Martins do Rego. Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
2175-4683
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30098
identifier_str_mv FONTENELE, Amanda Venâncio; BARRETO, Helena Martins do Rego. Os vlogs, o consumo e a busca pela identidade na era do Pós Modernismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
2175-4683
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028977564975104