Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46035 |
Resumo: | A partir da década de 1990, período em que foi criada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/96 e a regulamentação do sistema de avaliação, houve uma intensificação sobre os estudos de avaliação. A presente obra traz uma contribuição para o debate na área de avaliação curricular que tem sido discutida em Programas de Mestrado e Doutorado em Educação, onde produtos e processos do ensino-aprendizagem protagonizam o debate. Ao discutir as metodologias de avaliação do currículo, o livro apresenta um conjunto de experiências com diferentes perspectivas teórico-práticas de avaliação adequadas a contextos diversos, trazendo elementos para a organização de pesquisas avaliativas que contribuirão para uma efetiva avaliação do currículo a partir de categorias, critérios e indicadores favorecendo a emissão de juízo de valores sobre as potencialidades e fragilidades dos currículos avaliados. Dentre os autores estudados na presente obra, destacamos o ponto de vista de Sobrinho (2003) sobre a avaliação que defende a ideia de sua constituição histórica e política, a partir das mudanças ocorridas na sociedade, a qual vai assumir duas configurações: a primeira de regulação e controle e a segunda no âmbito educativo, diagnóstica ou formativa. [...] |
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