Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitinho, Meirecele Calíope
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46035
Resumo: A partir da década de 1990, período em que foi criada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/96 e a regulamentação do sistema de avaliação, houve uma intensificação sobre os estudos de avaliação. A presente obra traz uma contribuição para o debate na área de avaliação curricular que tem sido discutida em Programas de Mestrado e Doutorado em Educação, onde produtos e processos do ensino-aprendizagem protagonizam o debate. Ao discutir as metodologias de avaliação do currículo, o livro apresenta um conjunto de experiências com diferentes perspectivas teórico-práticas de avaliação adequadas a contextos diversos, trazendo elementos para a organização de pesquisas avaliativas que contribuirão para uma efetiva avaliação do currículo a partir de categorias, critérios e indicadores favorecendo a emissão de juízo de valores sobre as potencialidades e fragilidades dos currículos avaliados. Dentre os autores estudados na presente obra, destacamos o ponto de vista de Sobrinho (2003) sobre a avaliação que defende a ideia de sua constituição histórica e política, a partir das mudanças ocorridas na sociedade, a qual vai assumir duas configurações: a primeira de regulação e controle e a segunda no âmbito educativo, diagnóstica ou formativa. [...]
id UFC-7_770819cf24b8ce9788598e4e27ac0875
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46035
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticasAvaliação curricularEducaçãoDocenteA partir da década de 1990, período em que foi criada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/96 e a regulamentação do sistema de avaliação, houve uma intensificação sobre os estudos de avaliação. A presente obra traz uma contribuição para o debate na área de avaliação curricular que tem sido discutida em Programas de Mestrado e Doutorado em Educação, onde produtos e processos do ensino-aprendizagem protagonizam o debate. Ao discutir as metodologias de avaliação do currículo, o livro apresenta um conjunto de experiências com diferentes perspectivas teórico-práticas de avaliação adequadas a contextos diversos, trazendo elementos para a organização de pesquisas avaliativas que contribuirão para uma efetiva avaliação do currículo a partir de categorias, critérios e indicadores favorecendo a emissão de juízo de valores sobre as potencialidades e fragilidades dos currículos avaliados. Dentre os autores estudados na presente obra, destacamos o ponto de vista de Sobrinho (2003) sobre a avaliação que defende a ideia de sua constituição histórica e política, a partir das mudanças ocorridas na sociedade, a qual vai assumir duas configurações: a primeira de regulação e controle e a segunda no âmbito educativo, diagnóstica ou formativa. [...]Edições UFC2019-09-24T11:03:25Z2019-09-24T11:03:25Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfLEITINHO, Meirecele Calíope; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. 207p.978 85 7282 437 8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46035Leitinho, Meirecele CalíopeHolanda, Patrícia Helena Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T11:03:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46035Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:29.620449Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas
title Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas
spellingShingle Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas
Leitinho, Meirecele Calíope
Avaliação curricular
Educação
Docente
title_short Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas
title_full Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas
title_fullStr Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas
title_full_unstemmed Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas
title_sort Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas
author Leitinho, Meirecele Calíope
author_facet Leitinho, Meirecele Calíope
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
author_role author
author2 Holanda, Patrícia Helena Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitinho, Meirecele Calíope
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação curricular
Educação
Docente
topic Avaliação curricular
Educação
Docente
description A partir da década de 1990, período em que foi criada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/96 e a regulamentação do sistema de avaliação, houve uma intensificação sobre os estudos de avaliação. A presente obra traz uma contribuição para o debate na área de avaliação curricular que tem sido discutida em Programas de Mestrado e Doutorado em Educação, onde produtos e processos do ensino-aprendizagem protagonizam o debate. Ao discutir as metodologias de avaliação do currículo, o livro apresenta um conjunto de experiências com diferentes perspectivas teórico-práticas de avaliação adequadas a contextos diversos, trazendo elementos para a organização de pesquisas avaliativas que contribuirão para uma efetiva avaliação do currículo a partir de categorias, critérios e indicadores favorecendo a emissão de juízo de valores sobre as potencialidades e fragilidades dos currículos avaliados. Dentre os autores estudados na presente obra, destacamos o ponto de vista de Sobrinho (2003) sobre a avaliação que defende a ideia de sua constituição histórica e política, a partir das mudanças ocorridas na sociedade, a qual vai assumir duas configurações: a primeira de regulação e controle e a segunda no âmbito educativo, diagnóstica ou formativa. [...]
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-09-24T11:03:25Z
2019-09-24T11:03:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITINHO, Meirecele Calíope; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. 207p.
978 85 7282 437 8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46035
identifier_str_mv LEITINHO, Meirecele Calíope; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. 207p.
978 85 7282 437 8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028979929513984