Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitinho, Meirecele Calíope
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Holanda, Patrícia Helena Carvalho, Freitas, Francisco Emílio Campelo, Moita, Aline Maria Loureiro Muniz
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46258
Resumo: Nos últimos tempos vem ocorrendo no meio acadêmico uma ênfase na discussão sobre a necessidade de adoção de um maior rigor metodológico na condução das pesquisas. Apesar de todo esforço feito pelos pesquisadores ainda é comum observar-se nas Ciências da Educação críticas sobre metodologia empregada nas investigações, que, por via de consequência, vai afetar a qualidade da produção dos seus trabalhos científicos. No que diz respeito, a área de Avaliação Curricular a dificuldade encontrada pelos seus pesquisadores e avaliadores reside em construir uma autonomia metodológica em relação à área da avaliação educacional, no sentido de manter vínculos de integração e não de dependência. Nesse contexto, foi que decidimos pela elaboração deste livro que pretende contribuir para responder a seguinte questão: Quais os percursos avaliativos são mais adequados à área de avaliação curricular? Destarte, este livro tem por objetivo discutir as metodologias e técnicas de pesquisa adotadas nas pesquisas de avaliação curricular. Nos capítulos dos livros vamos observar a presença da pesquisa bibliográfica, uma vez que ela deve estar presente em qualquer estudo científico, seja para sua necessária fundamentação teórica, ou mesmo para justificar seus limites e para os próprios resultados. Isso deve-se ao fato, de que é por meio dessa pesquisa que o pesquisa faz contato direto com tudo o que foi publicado, dito, filmado ou de alguma outra forma registrado sobre determinado tema, inclusive através de conferências seguidas de debates. [...]
id UFC-7_aa21cb58213b67cc0542c261bb1f64ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46258
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisóriaEducaçãoAvaliação do currículoMetodologia da pesquisaNos últimos tempos vem ocorrendo no meio acadêmico uma ênfase na discussão sobre a necessidade de adoção de um maior rigor metodológico na condução das pesquisas. Apesar de todo esforço feito pelos pesquisadores ainda é comum observar-se nas Ciências da Educação críticas sobre metodologia empregada nas investigações, que, por via de consequência, vai afetar a qualidade da produção dos seus trabalhos científicos. No que diz respeito, a área de Avaliação Curricular a dificuldade encontrada pelos seus pesquisadores e avaliadores reside em construir uma autonomia metodológica em relação à área da avaliação educacional, no sentido de manter vínculos de integração e não de dependência. Nesse contexto, foi que decidimos pela elaboração deste livro que pretende contribuir para responder a seguinte questão: Quais os percursos avaliativos são mais adequados à área de avaliação curricular? Destarte, este livro tem por objetivo discutir as metodologias e técnicas de pesquisa adotadas nas pesquisas de avaliação curricular. Nos capítulos dos livros vamos observar a presença da pesquisa bibliográfica, uma vez que ela deve estar presente em qualquer estudo científico, seja para sua necessária fundamentação teórica, ou mesmo para justificar seus limites e para os próprios resultados. Isso deve-se ao fato, de que é por meio dessa pesquisa que o pesquisa faz contato direto com tudo o que foi publicado, dito, filmado ou de alguma outra forma registrado sobre determinado tema, inclusive através de conferências seguidas de debates. [...]Edições UFC2019-09-27T18:27:49Z2019-09-27T18:27:49Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfLEITINHO, Meirecele Calíope; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; FREITAS, Francisco Emílio Campelo; MOITA, Aline Maria Loureiro Muniz. Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória. In: HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. p. 194-200.978-85-7282-437-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46258Leitinho, Meirecele CalíopeHolanda, Patrícia Helena CarvalhoFreitas, Francisco Emílio CampeloMoita, Aline Maria Loureiro Munizporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-27T18:27:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46258Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:42.353551Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória
title Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória
spellingShingle Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória
Leitinho, Meirecele Calíope
Educação
Avaliação do currículo
Metodologia da pesquisa
title_short Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória
title_full Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória
title_fullStr Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória
title_full_unstemmed Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória
title_sort Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória
author Leitinho, Meirecele Calíope
author_facet Leitinho, Meirecele Calíope
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Freitas, Francisco Emílio Campelo
Moita, Aline Maria Loureiro Muniz
author_role author
author2 Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Freitas, Francisco Emílio Campelo
Moita, Aline Maria Loureiro Muniz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitinho, Meirecele Calíope
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Freitas, Francisco Emílio Campelo
Moita, Aline Maria Loureiro Muniz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Avaliação do currículo
Metodologia da pesquisa
topic Educação
Avaliação do currículo
Metodologia da pesquisa
description Nos últimos tempos vem ocorrendo no meio acadêmico uma ênfase na discussão sobre a necessidade de adoção de um maior rigor metodológico na condução das pesquisas. Apesar de todo esforço feito pelos pesquisadores ainda é comum observar-se nas Ciências da Educação críticas sobre metodologia empregada nas investigações, que, por via de consequência, vai afetar a qualidade da produção dos seus trabalhos científicos. No que diz respeito, a área de Avaliação Curricular a dificuldade encontrada pelos seus pesquisadores e avaliadores reside em construir uma autonomia metodológica em relação à área da avaliação educacional, no sentido de manter vínculos de integração e não de dependência. Nesse contexto, foi que decidimos pela elaboração deste livro que pretende contribuir para responder a seguinte questão: Quais os percursos avaliativos são mais adequados à área de avaliação curricular? Destarte, este livro tem por objetivo discutir as metodologias e técnicas de pesquisa adotadas nas pesquisas de avaliação curricular. Nos capítulos dos livros vamos observar a presença da pesquisa bibliográfica, uma vez que ela deve estar presente em qualquer estudo científico, seja para sua necessária fundamentação teórica, ou mesmo para justificar seus limites e para os próprios resultados. Isso deve-se ao fato, de que é por meio dessa pesquisa que o pesquisa faz contato direto com tudo o que foi publicado, dito, filmado ou de alguma outra forma registrado sobre determinado tema, inclusive através de conferências seguidas de debates. [...]
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-09-27T18:27:49Z
2019-09-27T18:27:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITINHO, Meirecele Calíope; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; FREITAS, Francisco Emílio Campelo; MOITA, Aline Maria Loureiro Muniz. Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória. In: HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. p. 194-200.
978-85-7282-437-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46258
identifier_str_mv LEITINHO, Meirecele Calíope; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; FREITAS, Francisco Emílio Campelo; MOITA, Aline Maria Loureiro Muniz. Metodologias aplicadas na experiências de avaliação curricular: síntese provisória. In: HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. p. 194-200.
978-85-7282-437-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028987203485696