Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yaegashi, Solange Franci Raimundo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Camacho, Rita de Cássia da Silva, Bianchini, Luciane Guimarâes Batistella, Caetano, Luciana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38430
Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo investigar as representações sociais de discentes do 4.º ano do Curso de Pedagogia de uma universidade pública de Maringá (PR), a fim de averiguar se estes futuros profissionais serão formados com os conhecimentos necessários para atender aos alunos com dificuldades de aprendizagem, em especial aos disléxicos. Como referencial teórico-metodológico, respaldamo-nos na Teoria das Representações Sociais, de Moscovici e seus discípulos, bem como em autores que discutem a dislexia. Para a realização da pesquisa, utilizamos um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada. Examinamos as respostas dos participantes por meio de categorias de análise elaboradas segundo a proposta de Bardin. Os resultados revelam que a maioria dos entrevistados entendem a dislexia como uma dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita, mas não souberam especificar as principais características desse transtorno. Dos nove entrevistados, nenhum afirmou estar apto a trabalhar com crianças que possuem dislexia. Chegamos à conclusão de que é de suma importância que se repense a estrutura curricular do Curso de Pedagogia, para que as disciplinas possam melhor instrumentalizar o futuro profissional para lidar, de forma adequada, não apenas com a dislexia mas também com as demais dificuldades apresentadas pelas crianças durante o processo de alfabetização e letramento.
id UFC-7_77bf0fb196d1450046df2ef8d7e64e3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38430
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexiaDislexiaAtuação pedagógicaRepresentações sociaisPedagogiaEsta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo investigar as representações sociais de discentes do 4.º ano do Curso de Pedagogia de uma universidade pública de Maringá (PR), a fim de averiguar se estes futuros profissionais serão formados com os conhecimentos necessários para atender aos alunos com dificuldades de aprendizagem, em especial aos disléxicos. Como referencial teórico-metodológico, respaldamo-nos na Teoria das Representações Sociais, de Moscovici e seus discípulos, bem como em autores que discutem a dislexia. Para a realização da pesquisa, utilizamos um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada. Examinamos as respostas dos participantes por meio de categorias de análise elaboradas segundo a proposta de Bardin. Os resultados revelam que a maioria dos entrevistados entendem a dislexia como uma dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita, mas não souberam especificar as principais características desse transtorno. Dos nove entrevistados, nenhum afirmou estar apto a trabalhar com crianças que possuem dislexia. Chegamos à conclusão de que é de suma importância que se repense a estrutura curricular do Curso de Pedagogia, para que as disciplinas possam melhor instrumentalizar o futuro profissional para lidar, de forma adequada, não apenas com a dislexia mas também com as demais dificuldades apresentadas pelas crianças durante o processo de alfabetização e letramento.Revista Educação em Debate2018-12-26T15:07:46Z2018-12-26T15:07:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfYAEGASHI, Solange Franci Raimundo; CAMACHO, Rita de Cássia da Silva; BIANCHINI, Luciane Guimarâes Batistella; CAETANO, Luciana Maria. Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 148-163, jan./abr. 2018.0102-1117 (impresso)2526-0847 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38430Yaegashi, Solange Franci RaimundoCamacho, Rita de Cássia da SilvaBianchini, Luciane Guimarâes BatistellaCaetano, Luciana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:43:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38430Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:47.011814Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia
title Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia
spellingShingle Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia
Yaegashi, Solange Franci Raimundo
Dislexia
Atuação pedagógica
Representações sociais
Pedagogia
title_short Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia
title_full Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia
title_fullStr Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia
title_full_unstemmed Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia
title_sort Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia
author Yaegashi, Solange Franci Raimundo
author_facet Yaegashi, Solange Franci Raimundo
Camacho, Rita de Cássia da Silva
Bianchini, Luciane Guimarâes Batistella
Caetano, Luciana Maria
author_role author
author2 Camacho, Rita de Cássia da Silva
Bianchini, Luciane Guimarâes Batistella
Caetano, Luciana Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yaegashi, Solange Franci Raimundo
Camacho, Rita de Cássia da Silva
Bianchini, Luciane Guimarâes Batistella
Caetano, Luciana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Atuação pedagógica
Representações sociais
Pedagogia
topic Dislexia
Atuação pedagógica
Representações sociais
Pedagogia
description Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo investigar as representações sociais de discentes do 4.º ano do Curso de Pedagogia de uma universidade pública de Maringá (PR), a fim de averiguar se estes futuros profissionais serão formados com os conhecimentos necessários para atender aos alunos com dificuldades de aprendizagem, em especial aos disléxicos. Como referencial teórico-metodológico, respaldamo-nos na Teoria das Representações Sociais, de Moscovici e seus discípulos, bem como em autores que discutem a dislexia. Para a realização da pesquisa, utilizamos um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada. Examinamos as respostas dos participantes por meio de categorias de análise elaboradas segundo a proposta de Bardin. Os resultados revelam que a maioria dos entrevistados entendem a dislexia como uma dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita, mas não souberam especificar as principais características desse transtorno. Dos nove entrevistados, nenhum afirmou estar apto a trabalhar com crianças que possuem dislexia. Chegamos à conclusão de que é de suma importância que se repense a estrutura curricular do Curso de Pedagogia, para que as disciplinas possam melhor instrumentalizar o futuro profissional para lidar, de forma adequada, não apenas com a dislexia mas também com as demais dificuldades apresentadas pelas crianças durante o processo de alfabetização e letramento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26T15:07:46Z
2018-12-26T15:07:46Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; CAMACHO, Rita de Cássia da Silva; BIANCHINI, Luciane Guimarâes Batistella; CAETANO, Luciana Maria. Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 148-163, jan./abr. 2018.
0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38430
identifier_str_mv YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; CAMACHO, Rita de Cássia da Silva; BIANCHINI, Luciane Guimarâes Batistella; CAETANO, Luciana Maria. Representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a dislexia. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 148-163, jan./abr. 2018.
0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028771847995392