Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria do Socorro Sousa e
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Adeliane Vieira de, Negreiros, Jaqueline Gomes de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52930
Resumo: O presente trabalho busca refletir sobre o Estágio Supervisionado e o processo de formação docente em Geografia e Pedagogia a partir da experiência das autoras no que diz respeito ao trabalho com estágio enquanto professoras do ensino superior. Metodologicamente o trabalho encontra-se apoiado na pesquisa qualitativa como principal vertente adotada, como campo de investigação empírica a sala de aula da Licenciatura Geografia na Universidade Regional do Cariri – URCA (Crato, CE) e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (Sobral, CE). Desse modo, consideramos que a articulação da teoria e prática é um movimento dinâmico de formação no processo de estágio que ressignifica e redimensionamento o licenciando como agente fundamental de percepções e reflexões na ação de formar-se/descobrir-se professor.
id UFC-7_7aaa9a4c8f865068705417afbe94cd97
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52930
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogiaEstágio SupervisionadoPedagogiaGeografiaO presente trabalho busca refletir sobre o Estágio Supervisionado e o processo de formação docente em Geografia e Pedagogia a partir da experiência das autoras no que diz respeito ao trabalho com estágio enquanto professoras do ensino superior. Metodologicamente o trabalho encontra-se apoiado na pesquisa qualitativa como principal vertente adotada, como campo de investigação empírica a sala de aula da Licenciatura Geografia na Universidade Regional do Cariri – URCA (Crato, CE) e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (Sobral, CE). Desse modo, consideramos que a articulação da teoria e prática é um movimento dinâmico de formação no processo de estágio que ressignifica e redimensionamento o licenciando como agente fundamental de percepções e reflexões na ação de formar-se/descobrir-se professor.Realize eventos2020-07-15T11:44:51Z2020-07-15T11:44:51Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSILVA, Maria do Socorro Sousa e; OLIVEIRA, Adeliane Vieira de; NEGREIROS, Jaqueline Gomes de. Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia. . In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.978-65-86901-07-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52930Silva, Maria do Socorro Sousa eOliveira, Adeliane Vieira deNegreiros, Jaqueline Gomes deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-15T11:44:51Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52930Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:37.519374Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia
title Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia
spellingShingle Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia
Silva, Maria do Socorro Sousa e
Estágio Supervisionado
Pedagogia
Geografia
title_short Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia
title_full Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia
title_fullStr Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia
title_full_unstemmed Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia
title_sort Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia
author Silva, Maria do Socorro Sousa e
author_facet Silva, Maria do Socorro Sousa e
Oliveira, Adeliane Vieira de
Negreiros, Jaqueline Gomes de
author_role author
author2 Oliveira, Adeliane Vieira de
Negreiros, Jaqueline Gomes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria do Socorro Sousa e
Oliveira, Adeliane Vieira de
Negreiros, Jaqueline Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Supervisionado
Pedagogia
Geografia
topic Estágio Supervisionado
Pedagogia
Geografia
description O presente trabalho busca refletir sobre o Estágio Supervisionado e o processo de formação docente em Geografia e Pedagogia a partir da experiência das autoras no que diz respeito ao trabalho com estágio enquanto professoras do ensino superior. Metodologicamente o trabalho encontra-se apoiado na pesquisa qualitativa como principal vertente adotada, como campo de investigação empírica a sala de aula da Licenciatura Geografia na Universidade Regional do Cariri – URCA (Crato, CE) e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (Sobral, CE). Desse modo, consideramos que a articulação da teoria e prática é um movimento dinâmico de formação no processo de estágio que ressignifica e redimensionamento o licenciando como agente fundamental de percepções e reflexões na ação de formar-se/descobrir-se professor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15T11:44:51Z
2020-07-15T11:44:51Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria do Socorro Sousa e; OLIVEIRA, Adeliane Vieira de; NEGREIROS, Jaqueline Gomes de. Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia. . In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
978-65-86901-07-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52930
identifier_str_mv SILVA, Maria do Socorro Sousa e; OLIVEIRA, Adeliane Vieira de; NEGREIROS, Jaqueline Gomes de. Reflexões sobre o estágio supervisionado e formação docente em geografia e pedagogia. . In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
978-65-86901-07-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Realize eventos
publisher.none.fl_str_mv Realize eventos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028882059624448