Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39052 |
Resumo: | Este trabalho é resultado da pesquisa realizada no curso de especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal do Ceará – IFCE, e tem o objetivo de analisar a concepção de avaliação da aprendizagem como instrumento do processo de construção do conhecimento a partir da perspectiva dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação às práticas avaliativas vivenciadas nesta modalidade de ensino. O estudo explora o resultado de uma investigação realizada com os alunos do segmento IV de uma escola da Rede Municipal do Ceará, no ano de 2011. O arcabouço teórico fundamenta-se nas proposições de Luckesi (2008; 2011), Hoffmann (2005), Libaneo (2008) e Barcelos (2010), dentre outros estudiosos da temática investigada. Em virtude da natureza do problema adota-se uma abordagem de pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. Para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apresentam-se em duas categorias temáticas: a primeira versa sobre as concepções da avaliação na perspectiva dos alunos e a segunda discute o significado dos momentos avaliativos vivenciados pelos respondentes. É possível concluir que os alunos consideram o ato de avaliar importante para a aprendizagem, embora a maioria dos respondentes utilize o termo avaliação como sinônimo apenas de atribuição de notas. Há muito a ser explorado acerca das perspectivas dos alunos da EJA no que tange à avaliação. A pesquisa busca contribuir para a ampliação do debate sobre a temática, pois, apesar de ser uma área bastante investigada por estudiosos da educação, faz-se necessário empreender novos aprofundamentos acerca da avaliação da aprendizagem na EJA. |
id |
UFC-7_81eba737998dcfbec6b8461f3b652391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39052 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discenteAvaliaçãoAprendizagemEJAEste trabalho é resultado da pesquisa realizada no curso de especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal do Ceará – IFCE, e tem o objetivo de analisar a concepção de avaliação da aprendizagem como instrumento do processo de construção do conhecimento a partir da perspectiva dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação às práticas avaliativas vivenciadas nesta modalidade de ensino. O estudo explora o resultado de uma investigação realizada com os alunos do segmento IV de uma escola da Rede Municipal do Ceará, no ano de 2011. O arcabouço teórico fundamenta-se nas proposições de Luckesi (2008; 2011), Hoffmann (2005), Libaneo (2008) e Barcelos (2010), dentre outros estudiosos da temática investigada. Em virtude da natureza do problema adota-se uma abordagem de pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. Para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apresentam-se em duas categorias temáticas: a primeira versa sobre as concepções da avaliação na perspectiva dos alunos e a segunda discute o significado dos momentos avaliativos vivenciados pelos respondentes. É possível concluir que os alunos consideram o ato de avaliar importante para a aprendizagem, embora a maioria dos respondentes utilize o termo avaliação como sinônimo apenas de atribuição de notas. Há muito a ser explorado acerca das perspectivas dos alunos da EJA no que tange à avaliação. A pesquisa busca contribuir para a ampliação do debate sobre a temática, pois, apesar de ser uma área bastante investigada por estudiosos da educação, faz-se necessário empreender novos aprofundamentos acerca da avaliação da aprendizagem na EJA.2019-01-23T14:14:53Z2019-01-23T14:14:53Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Ana Cléa Gomes de; BARROCAS, Amélia Landim; CAVALCANTE, Elizabeth de Araújo, MANÇO, Iracivan Araújo. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 3157-3168.2176 1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39052Sousa, Ana Cléa Gomes deBarrocas, Amélia LandimCavalcante, Elizabeth de AraújoManço, Iracivan Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39052Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-08T20:28:08Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente |
title |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente Sousa, Ana Cléa Gomes de Avaliação Aprendizagem EJA |
title_short |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente |
title_full |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente |
author |
Sousa, Ana Cléa Gomes de |
author_facet |
Sousa, Ana Cléa Gomes de Barrocas, Amélia Landim Cavalcante, Elizabeth de Araújo Manço, Iracivan Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Barrocas, Amélia Landim Cavalcante, Elizabeth de Araújo Manço, Iracivan Araújo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ana Cléa Gomes de Barrocas, Amélia Landim Cavalcante, Elizabeth de Araújo Manço, Iracivan Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Aprendizagem EJA |
topic |
Avaliação Aprendizagem EJA |
description |
Este trabalho é resultado da pesquisa realizada no curso de especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal do Ceará – IFCE, e tem o objetivo de analisar a concepção de avaliação da aprendizagem como instrumento do processo de construção do conhecimento a partir da perspectiva dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação às práticas avaliativas vivenciadas nesta modalidade de ensino. O estudo explora o resultado de uma investigação realizada com os alunos do segmento IV de uma escola da Rede Municipal do Ceará, no ano de 2011. O arcabouço teórico fundamenta-se nas proposições de Luckesi (2008; 2011), Hoffmann (2005), Libaneo (2008) e Barcelos (2010), dentre outros estudiosos da temática investigada. Em virtude da natureza do problema adota-se uma abordagem de pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. Para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apresentam-se em duas categorias temáticas: a primeira versa sobre as concepções da avaliação na perspectiva dos alunos e a segunda discute o significado dos momentos avaliativos vivenciados pelos respondentes. É possível concluir que os alunos consideram o ato de avaliar importante para a aprendizagem, embora a maioria dos respondentes utilize o termo avaliação como sinônimo apenas de atribuição de notas. Há muito a ser explorado acerca das perspectivas dos alunos da EJA no que tange à avaliação. A pesquisa busca contribuir para a ampliação do debate sobre a temática, pois, apesar de ser uma área bastante investigada por estudiosos da educação, faz-se necessário empreender novos aprofundamentos acerca da avaliação da aprendizagem na EJA. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-01-23T14:14:53Z 2019-01-23T14:14:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Ana Cléa Gomes de; BARROCAS, Amélia Landim; CAVALCANTE, Elizabeth de Araújo, MANÇO, Iracivan Araújo. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 3157-3168. 2176 1396 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39052 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Ana Cléa Gomes de; BARROCAS, Amélia Landim; CAVALCANTE, Elizabeth de Araújo, MANÇO, Iracivan Araújo. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 3157-3168. 2176 1396 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935805481746432 |