Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortiz, Katiúscia Texeira Dias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1199
Resumo: Este artigo versa sobre os limites e as possibilidades do trabalho colaborativo entre discentes como uma estratégia na aprendizagem de Matemática, na inclusão do aluno com deficiência intelectual, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem por base a Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT). Stetsenko (2016) destaca que o educando deve passar por experiências de ensino e aprendizagem, que disponibilizem as ferramentas necessárias para resolver problemas em colaboração com os demais, permitindo que o aluno tenha voz ativa dentro do contexto escolar, potencializando o conhecimento a ser constituído de forma coletiva. Neste contexto, cabe ao professor mediar e observar os processos de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA, possibilitando estratégias pedagógicas que estimulem as zonas de desenvolvimento reais e potenciais dos discentes. Almeja-se que numa educação inclusiva haja rupturas de paradigmas no ambiente escolar. Desta forma novas práticas pedagógicas devem ser construídas, possibilitando o desenvolvimento das capacidades e potencialidades dos alunos, buscando o seu desenvolvimento integral e proporcionando o compartilhamento de informações e conhecimentos por todos os envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Vislumbrando contemplar esse cenário, também se faz uma análise reflexiva sobre o ordenamento legal que referencia a Educação Especial numa perspectiva inclusiva na EJA. Palavras-chave: Trabalho colaborativo- Inclusão- EJA- Matemática
id CLAEC-1_32a3618f825ca9bb4e7e78979baf6e09
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1199
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e AdultosTrabalho colaborativoInclusãoEJAMatemáticaEste artigo versa sobre os limites e as possibilidades do trabalho colaborativo entre discentes como uma estratégia na aprendizagem de Matemática, na inclusão do aluno com deficiência intelectual, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem por base a Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT). Stetsenko (2016) destaca que o educando deve passar por experiências de ensino e aprendizagem, que disponibilizem as ferramentas necessárias para resolver problemas em colaboração com os demais, permitindo que o aluno tenha voz ativa dentro do contexto escolar, potencializando o conhecimento a ser constituído de forma coletiva. Neste contexto, cabe ao professor mediar e observar os processos de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA, possibilitando estratégias pedagógicas que estimulem as zonas de desenvolvimento reais e potenciais dos discentes. Almeja-se que numa educação inclusiva haja rupturas de paradigmas no ambiente escolar. Desta forma novas práticas pedagógicas devem ser construídas, possibilitando o desenvolvimento das capacidades e potencialidades dos alunos, buscando o seu desenvolvimento integral e proporcionando o compartilhamento de informações e conhecimentos por todos os envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Vislumbrando contemplar esse cenário, também se faz uma análise reflexiva sobre o ordenamento legal que referencia a Educação Especial numa perspectiva inclusiva na EJA. Palavras-chave: Trabalho colaborativo- Inclusão- EJA- MatemáticaEditora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/119910.23899/relacult.v5i4.1199RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1199/868Copyright (c) 2019 Katiúscia Texeira Dias Ortizinfo:eu-repo/semantics/openAccessOrtiz, Katiúscia Texeira Dias2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1199Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos
title Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos
Ortiz, Katiúscia Texeira Dias
Trabalho colaborativo
Inclusão
EJA
Matemática
title_short Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos
title_full Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos
title_sort Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos
author Ortiz, Katiúscia Texeira Dias
author_facet Ortiz, Katiúscia Texeira Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortiz, Katiúscia Texeira Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho colaborativo
Inclusão
EJA
Matemática
topic Trabalho colaborativo
Inclusão
EJA
Matemática
description Este artigo versa sobre os limites e as possibilidades do trabalho colaborativo entre discentes como uma estratégia na aprendizagem de Matemática, na inclusão do aluno com deficiência intelectual, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem por base a Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT). Stetsenko (2016) destaca que o educando deve passar por experiências de ensino e aprendizagem, que disponibilizem as ferramentas necessárias para resolver problemas em colaboração com os demais, permitindo que o aluno tenha voz ativa dentro do contexto escolar, potencializando o conhecimento a ser constituído de forma coletiva. Neste contexto, cabe ao professor mediar e observar os processos de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA, possibilitando estratégias pedagógicas que estimulem as zonas de desenvolvimento reais e potenciais dos discentes. Almeja-se que numa educação inclusiva haja rupturas de paradigmas no ambiente escolar. Desta forma novas práticas pedagógicas devem ser construídas, possibilitando o desenvolvimento das capacidades e potencialidades dos alunos, buscando o seu desenvolvimento integral e proporcionando o compartilhamento de informações e conhecimentos por todos os envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Vislumbrando contemplar esse cenário, também se faz uma análise reflexiva sobre o ordenamento legal que referencia a Educação Especial numa perspectiva inclusiva na EJA. Palavras-chave: Trabalho colaborativo- Inclusão- EJA- Matemática
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1199
10.23899/relacult.v5i4.1199
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1199
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1199/868
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Katiúscia Texeira Dias Ortiz
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Katiúscia Texeira Dias Ortiz
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490570211328