Avaliação institucional: o desempenho dos docentes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marinho, Gabrielle Silva, Lima, Marcos Antônio Martins
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38591
Resumo: A Universidade possui níveis de atividades complexas pela existência de variáveis que a afetam, e isso torna a analise dos critérios e métodos avaliativos de seu corpo docente de suma relevância para uma maior qualidade de seus serviços e atividades acadêmicas. Acreditando que o ciclo de ensino e aprendizagem inicia-se onde se julga terminar, na universidade, o docente responsável pela formação de profissionais do campo educacional precisa ser bem avaliado e preparado em seu desenvolvimento de competências, para que o ciclo não se rompa. Diante da complexidade da formação dos futuros profissionais, da competência dos docentes e da seriedade da universidade, esse tema é de suma importância, justificando assim seu estudo. Esta investigação contribuirá com a instituição lhe lançando um olhar sobre a objetividade e o retorno de seus métodos avaliativos quanto ao desempenho desses profissionais. [...]
id UFC-7_857b80aa829f6fe50f3486272b69b703
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38591
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação institucional: o desempenho dos docentes do ensino superiorAvaliação institucionalDesempenho de docentesEnsino SuperiorA Universidade possui níveis de atividades complexas pela existência de variáveis que a afetam, e isso torna a analise dos critérios e métodos avaliativos de seu corpo docente de suma relevância para uma maior qualidade de seus serviços e atividades acadêmicas. Acreditando que o ciclo de ensino e aprendizagem inicia-se onde se julga terminar, na universidade, o docente responsável pela formação de profissionais do campo educacional precisa ser bem avaliado e preparado em seu desenvolvimento de competências, para que o ciclo não se rompa. Diante da complexidade da formação dos futuros profissionais, da competência dos docentes e da seriedade da universidade, esse tema é de suma importância, justificando assim seu estudo. Esta investigação contribuirá com a instituição lhe lançando um olhar sobre a objetividade e o retorno de seus métodos avaliativos quanto ao desempenho desses profissionais. [...]V Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-12-27T22:54:50Z2018-12-27T22:54:50Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfTAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; MARINHO, Gabrielle Silva; LIMA, Marcos Antônio Martins. Avaliação institucional: o desempenho dos docentes do ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2757-2764.85 7485 099 3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38591Tahim, Ana Paula Vasconcelos de OliveiraMarinho, Gabrielle SilvaLima, Marcos Antônio Martinsporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38591Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:33.591401Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional: o desempenho dos docentes do ensino superior
title Avaliação institucional: o desempenho dos docentes do ensino superior
spellingShingle Avaliação institucional: o desempenho dos docentes do ensino superior
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Avaliação institucional
Desempenho de docentes
Ensino Superior
title_short Avaliação institucional: o desempenho dos docentes do ensino superior
title_full Avaliação institucional: o desempenho dos docentes do ensino superior
title_fullStr Avaliação institucional: o desempenho dos docentes do ensino superior
title_full_unstemmed Avaliação institucional: o desempenho dos docentes do ensino superior
title_sort Avaliação institucional: o desempenho dos docentes do ensino superior
author Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
author_facet Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Marinho, Gabrielle Silva
Lima, Marcos Antônio Martins
author_role author
author2 Marinho, Gabrielle Silva
Lima, Marcos Antônio Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Marinho, Gabrielle Silva
Lima, Marcos Antônio Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Desempenho de docentes
Ensino Superior
topic Avaliação institucional
Desempenho de docentes
Ensino Superior
description A Universidade possui níveis de atividades complexas pela existência de variáveis que a afetam, e isso torna a analise dos critérios e métodos avaliativos de seu corpo docente de suma relevância para uma maior qualidade de seus serviços e atividades acadêmicas. Acreditando que o ciclo de ensino e aprendizagem inicia-se onde se julga terminar, na universidade, o docente responsável pela formação de profissionais do campo educacional precisa ser bem avaliado e preparado em seu desenvolvimento de competências, para que o ciclo não se rompa. Diante da complexidade da formação dos futuros profissionais, da competência dos docentes e da seriedade da universidade, esse tema é de suma importância, justificando assim seu estudo. Esta investigação contribuirá com a instituição lhe lançando um olhar sobre a objetividade e o retorno de seus métodos avaliativos quanto ao desempenho desses profissionais. [...]
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-12-27T22:54:50Z
2018-12-27T22:54:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; MARINHO, Gabrielle Silva; LIMA, Marcos Antônio Martins. Avaliação institucional: o desempenho dos docentes do ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2757-2764.
85 7485 099 3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38591
identifier_str_mv TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; MARINHO, Gabrielle Silva; LIMA, Marcos Antônio Martins. Avaliação institucional: o desempenho dos docentes do ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2757-2764.
85 7485 099 3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028992602603520