AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6766 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_cd1219a1a81a3c84ca8546048a77a486 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:4550 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superiorEvaluation of teaching in institutions of higher education.2011-07-28Marcos Antonio Martins Lima22881212387Ana Maria Fontenelle Catrib14576406353http://lattes.cnpq.br/9948525011531885 Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/227582843766745282548587304http://lattes.cnpq.br/9543486970463664Ana Paula Vasconcelos de Oliveira TahimUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo Institucional AvaliaÃÃo do desempenho docente Ensino SuperiorInstitutional Assessment Assessment of teacher performance Higher EducationAVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISnÃo hÃCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEsta pesquisa compreende uma investigaÃÃo sobre a avaliaÃÃo de desempenho docente em instituiÃÃes de ensino superior e tem como objetivos: observar o que à percebido pelos discentes e docentes sobre os processos avaliativos docentes; analisar as implicaÃÃes deste sobre a qualidade dos profissionais docentes; verificar a existÃncia da relaÃÃo entre a avaliaÃÃo do desempenho dos professores, o feedback recebido pelo docente e a possibilidade de melhoramento dentro do que surge como resultado final; averiguar a percepÃÃo de docentes e discentes quanto aos fins buscados pelas IES e coordenaÃÃo para a avaliaÃÃo docente; e apurar como à compreendido o investimento da instituiÃÃo e sua relaÃÃo com a qualidade destes profissionais. Quanto a AvaliaÃÃo institucional trata-se sobre: a definiÃÃo; a tomada de consciÃncia na IES; o repensar a IES; os objetivos da IES; a parte do processo; a qualidade; todos sÃo avaliados e avaliadores; a urgÃncia na avaliaÃÃo da IES; a coletar informaÃÃes; e a aÃÃo-reflexÃo. O aporte teÃrico està ancorado nas concepÃÃes que tratam sobre a avaliaÃÃo: a disputa ideolÃgica; a cultura consciente; outros ramos extra campo do aluno; instrumento com limites e dificuldades; preocupaÃÃo com a formaÃÃo; e a definiÃÃo, assim, como sobre: o termo gestÃo; o desenvolvimento estratÃgico; e o papel docente, assim como: prÃticas docentes e avaliaÃÃo do desempenho docente. A metodologia adotada na pesquisa à de cunho quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada em duas instituiÃÃes de ensino superior particular que ofertam o curso de graduaÃÃo em Pedagogia. Relacionada à caracterizaÃÃo da avaliaÃÃo docente, podemos estabelecer como comum a discentes e docentes a existÃncia do feedback, o acompanhamento do coordenador, a formaÃÃo continuada como de iniciativa do gestor e a avaliaÃÃo com o fim de melhoria profissional. Algumas questÃes foram observadas de forma diferenciada por estes, quanto ao tocante de quem avalia os docentes percebem apenas o coordenador enquanto avaliador, o investimento da IES à apenas ocasional. A avaliaÃÃo institucional contempla a aÃÃo docente e o investimento da IES se direciona apenas para cursos e tÃtulos. Jà para os discentes a avaliaÃÃo tambÃm à realizada pelos alunos, assim, eles se vÃem enquanto avaliadores, o investimento da IES existe e disponibiliza-se tempo e para esta formaÃÃo e a avaliaÃÃo institucional possui um papel importante para a formaÃÃo docente. Percebidas as correlaÃÃes analisou- se: o regime de trabalho na IES e o acompanhamento do processo de avaliaÃÃo docente pelo coordenador; a maior titulaÃÃo e o acompanhamento do processo de avaliaÃÃo docente pelo coordenador; o feedback da instituiÃÃo em relaÃÃo a avaliaÃÃo docente e o acompanhamento do processo de avaliaÃÃo docente pelo coordenador; o feedback da instituiÃÃo em relaÃÃo a avaliaÃÃo docente e a maior titulaÃÃo; e o tipo de investimento da IES no docente e a maior titulaÃÃo. Conclui-se a pesquisa observando que os sujeitos envolvidos no processo de avaliaÃÃo docente se vÃem como responsÃveis e necessÃrios para melhoria do desenvolvimento de todas as atividades que estÃo incutidas na intuiÃÃo de ensino superior, contribuindo para a qualidade dos serviÃos oferecidos para a sociedade. Entretanto as reflexÃes aqui nÃo findam futuras pesquisas e reflexÃes sobre a temÃtica.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6766application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:49Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Evaluation of teaching in institutions of higher education. |
title |
AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior |
spellingShingle |
AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim AvaliaÃÃo Institucional AvaliaÃÃo do desempenho docente Ensino Superior Institutional Assessment Assessment of teacher performance Higher Education AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
title_short |
AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior |
title_full |
AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior |
title_fullStr |
AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior |
title_full_unstemmed |
AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior |
title_sort |
AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior |
author |
Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim |
author_facet |
Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcos Antonio Martins Lima |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
22881212387 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Maria Fontenelle Catrib |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
14576406353 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9948525011531885 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Nicolino Trompieri Filho |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
04698673704 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2275828437667452 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
82548587304 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9543486970463664 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim |
contributor_str_mv |
Marcos Antonio Martins Lima Ana Maria Fontenelle Catrib Nicolino Trompieri Filho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo Institucional AvaliaÃÃo do desempenho docente Ensino Superior |
topic |
AvaliaÃÃo Institucional AvaliaÃÃo do desempenho docente Ensino Superior Institutional Assessment Assessment of teacher performance Higher Education AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Institutional Assessment Assessment of teacher performance Higher Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa compreende uma investigaÃÃo sobre a avaliaÃÃo de desempenho docente em instituiÃÃes de ensino superior e tem como objetivos: observar o que à percebido pelos discentes e docentes sobre os processos avaliativos docentes; analisar as implicaÃÃes deste sobre a qualidade dos profissionais docentes; verificar a existÃncia da relaÃÃo entre a avaliaÃÃo do desempenho dos professores, o feedback recebido pelo docente e a possibilidade de melhoramento dentro do que surge como resultado final; averiguar a percepÃÃo de docentes e discentes quanto aos fins buscados pelas IES e coordenaÃÃo para a avaliaÃÃo docente; e apurar como à compreendido o investimento da instituiÃÃo e sua relaÃÃo com a qualidade destes profissionais. Quanto a AvaliaÃÃo institucional trata-se sobre: a definiÃÃo; a tomada de consciÃncia na IES; o repensar a IES; os objetivos da IES; a parte do processo; a qualidade; todos sÃo avaliados e avaliadores; a urgÃncia na avaliaÃÃo da IES; a coletar informaÃÃes; e a aÃÃo-reflexÃo. O aporte teÃrico està ancorado nas concepÃÃes que tratam sobre a avaliaÃÃo: a disputa ideolÃgica; a cultura consciente; outros ramos extra campo do aluno; instrumento com limites e dificuldades; preocupaÃÃo com a formaÃÃo; e a definiÃÃo, assim, como sobre: o termo gestÃo; o desenvolvimento estratÃgico; e o papel docente, assim como: prÃticas docentes e avaliaÃÃo do desempenho docente. A metodologia adotada na pesquisa à de cunho quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada em duas instituiÃÃes de ensino superior particular que ofertam o curso de graduaÃÃo em Pedagogia. Relacionada à caracterizaÃÃo da avaliaÃÃo docente, podemos estabelecer como comum a discentes e docentes a existÃncia do feedback, o acompanhamento do coordenador, a formaÃÃo continuada como de iniciativa do gestor e a avaliaÃÃo com o fim de melhoria profissional. Algumas questÃes foram observadas de forma diferenciada por estes, quanto ao tocante de quem avalia os docentes percebem apenas o coordenador enquanto avaliador, o investimento da IES à apenas ocasional. A avaliaÃÃo institucional contempla a aÃÃo docente e o investimento da IES se direciona apenas para cursos e tÃtulos. Jà para os discentes a avaliaÃÃo tambÃm à realizada pelos alunos, assim, eles se vÃem enquanto avaliadores, o investimento da IES existe e disponibiliza-se tempo e para esta formaÃÃo e a avaliaÃÃo institucional possui um papel importante para a formaÃÃo docente. Percebidas as correlaÃÃes analisou- se: o regime de trabalho na IES e o acompanhamento do processo de avaliaÃÃo docente pelo coordenador; a maior titulaÃÃo e o acompanhamento do processo de avaliaÃÃo docente pelo coordenador; o feedback da instituiÃÃo em relaÃÃo a avaliaÃÃo docente e o acompanhamento do processo de avaliaÃÃo docente pelo coordenador; o feedback da instituiÃÃo em relaÃÃo a avaliaÃÃo docente e a maior titulaÃÃo; e o tipo de investimento da IES no docente e a maior titulaÃÃo. Conclui-se a pesquisa observando que os sujeitos envolvidos no processo de avaliaÃÃo docente se vÃem como responsÃveis e necessÃrios para melhoria do desenvolvimento de todas as atividades que estÃo incutidas na intuiÃÃo de ensino superior, contribuindo para a qualidade dos serviÃos oferecidos para a sociedade. Entretanto as reflexÃes aqui nÃo findam futuras pesquisas e reflexÃes sobre a temÃtica. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-07-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6766 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295153058742272 |