Os desafios do trabalho docente no ensino remoto durante a pandemia do Coronavírus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Grace Gatto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234003
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_d73c157fe1f7ff84f775e535ff0fb4ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234003
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os desafios do trabalho docente no ensino remoto durante a pandemia do CoronavírusDocênciaAnos Iniciais do Ensino FundamentalPandemiaEnsino RemotoCoronavírusTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O objetivo deste trabalho é problematizar os desafios do exercício da docência nos anos iniciais do ensino fundamental a partir dos impactos da pandemia do Covid-19, expressos e publicados em artigos científicos nos anos de 2020 e 2021 no Portal da Capes e Scielo. A coleta de dados aconteceu on-line, por meio de um levantamento bibliográfico realizado no Portal de Periódicos da CAPES e Biblioteca Eletrônica Científica Online Scielo. Foram selecionados seis (6) artigos científicos que investigam o cenário educacional e o trabalho dos profissionais da educação em tempos de isolamento social. A leitura criteriosa destes estudos resultou em uma análise organizada em 5 eixos, a saber: a) Foco no trabalho docente; b) Ressignificação da profissão docente; c) Exaustão no trabalho docente; d) Desigualdades educacionais na carreira docente e no acesso aos conhecimentos por parte dos estudantes e, e) O que dizem os professores. Os artigos selecionados para a construção deste trabalho trazem contribuições importantes sobre o trabalho docente durante o ensino remoto, decorrente do isolamento social, em tempos de pandemia do Covid-19. Os desafios e as dificuldades mencionados pelos professores que participaram das pesquisas expressas nos artigos analisados são os mesmos que muitos profissionais da educação vêm enfrentando ao longo da pandemia. Foi possível perceber que, em tempos de pandemia, o trabalho coletivo e o engajamento político do professor são fundamentais. A exaustão de um trabalho que se avolumou exige esforço e formação redobrada dos professores. A formação continuada, na escola e nas redes de ensino passam a ser um imperativo. Infelizmente, a valorização do professor e o investimento em uma formação inicial presencial consistente ainda se configuram como horizontes distantes.Florianópolis, SCSchlindwein, Luciane MariaSouza, Maria Luiza de Souza eUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Grace Gatto2022-04-13T13:06:28Z2022-04-13T13:06:28Z2021-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234003info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-13T13:06:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234003Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-13T13:06:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios do trabalho docente no ensino remoto durante a pandemia do Coronavírus
title Os desafios do trabalho docente no ensino remoto durante a pandemia do Coronavírus
spellingShingle Os desafios do trabalho docente no ensino remoto durante a pandemia do Coronavírus
Pereira, Grace Gatto
Docência
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pandemia
Ensino Remoto
Coronavírus
title_short Os desafios do trabalho docente no ensino remoto durante a pandemia do Coronavírus
title_full Os desafios do trabalho docente no ensino remoto durante a pandemia do Coronavírus
title_fullStr Os desafios do trabalho docente no ensino remoto durante a pandemia do Coronavírus
title_full_unstemmed Os desafios do trabalho docente no ensino remoto durante a pandemia do Coronavírus
title_sort Os desafios do trabalho docente no ensino remoto durante a pandemia do Coronavírus
author Pereira, Grace Gatto
author_facet Pereira, Grace Gatto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlindwein, Luciane Maria
Souza, Maria Luiza de Souza e
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Grace Gatto
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pandemia
Ensino Remoto
Coronavírus
topic Docência
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pandemia
Ensino Remoto
Coronavírus
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-14
2022-04-13T13:06:28Z
2022-04-13T13:06:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234003
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652321974910976