Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severino, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58755
Resumo: This article addresses the evaluation of the implementation process of the Incluir Program: accessibility in higher education at the Federal University of Rio Grande do Norte. The starting question asked: How is the Incluir Program being implemented at UFRN? It aimed to: evaluate the implementation process of the Incluir Program at UFRN. The qualitative research brought together bibliographic, documentary and empirical research. For data collection we used: systematic observation, semi-structured interview, analysis of documents and photographs to illustrate the environments, buildings, furniture and assistive technology equipment. We noted the implementation of services, technical support, didactic-pedagogical resources in an accessible format, in spite of their disproportionality among the types of disabilities, CAENE's fragile communication and guidance with teachers, disproportion between the program's axes, barriers and accessibility coexist in roads, buildings and furniture, but as a whole they enable the partial inclusion of academics with disabilities.
id UFC-7_885c6e63840091a376597008bd4f086a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/58755
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRNEvaluación del Proceso de Implementación del Programa Incluir en la UFRNEvaluation of the Implementation Process of the Incluir Program at UFRNAvaliação de Políticas PúblicasPrograma IncluirEducação Especial numa perspectiva InclusivaPublic Policy EvaluationSpecial Education in an Inclusive perspectiveThis article addresses the evaluation of the implementation process of the Incluir Program: accessibility in higher education at the Federal University of Rio Grande do Norte. The starting question asked: How is the Incluir Program being implemented at UFRN? It aimed to: evaluate the implementation process of the Incluir Program at UFRN. The qualitative research brought together bibliographic, documentary and empirical research. For data collection we used: systematic observation, semi-structured interview, analysis of documents and photographs to illustrate the environments, buildings, furniture and assistive technology equipment. We noted the implementation of services, technical support, didactic-pedagogical resources in an accessible format, in spite of their disproportionality among the types of disabilities, CAENE's fragile communication and guidance with teachers, disproportion between the program's axes, barriers and accessibility coexist in roads, buildings and furniture, but as a whole they enable the partial inclusion of academics with disabilities.Esse artigo aborda a avaliação do processo de implementação do Programa Incluir: acessibilidade na educação superior na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pergunta de partida indagou: Como o Programa Incluir está sendo implementado na UFRN? Teve como objetivo: avaliar o processo de implementação do Programa Incluir na UFRN. A pesquisa de natureza qualitativa reuniu pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Para a coleta de dados, utilizamos: observação sistemática, entrevista semiestruturada, análise de documentos e fotografias para ilustrar os ambientes, as edificações, os mobiliários e os equipamentos de tecnologia assistiva. Constatamos a implementação de serviços, apoio técnico, recursos didáticos-pedagógicos em formato acessível, malgrado a desproporcionalidade desses entre os tipos de deficiência, a frágil comunicação e orientação da CAENE com os professores, desproporção entre os eixos do programa, coexiste barreiras e acessibilidade nas vias, edificações e mobiliários, mas no conjunto viabilizam a inclusão parcial de acadêmicos com deficiência.Este artículo aborda la evaluación del proceso de implementación del Programa Incluir: accesibilidad en la educación superior en la Universidad Federal de Rio Grande do Norte. La pregunta inicial fue: ¿Cómo se está implementando el Programa Incluir en la UFRN? Su objetivo fue: evaluar el proceso de implementación del Programa Incluir en la UFRN. La investigación cualitativa reunió investigaciones bibliográficas, documentales y empíricas. Para la recolección de datos se utilizó: observación sistemática, entrevista semiestructurada, análisis de documentos y fotografías para ilustrar los ambientes, edificios, mobiliario y equipos de tecnología asistencial. Notamos la implementación de servicios, soporte técnico, recursos didáctico-pedagógicos en formato accesible, a pesar de su desproporcionalidad entre los tipos de discapacidad, la frágil comunicación y orientación del CAENE con los docentes, la desproporción entre los ejes del programa, barreras y accesibilidad conviven en carreteras, edificios y mobiliario, pero en su conjunto permiten la inclusión parcial de académicos con discapacidad.Revista Aval2021-06-01T11:46:33Z2021-06-01T11:46:33Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSEVERINO, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa SEVERINO. Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRN. Revista Aval, Fortaleza, v. 4, n. 18, p. 166-187, jul./dez. 2020.2176-9923http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58755Severino, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-06T12:48:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58755Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:40.838050Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRN
Evaluación del Proceso de Implementación del Programa Incluir en la UFRN
Evaluation of the Implementation Process of the Incluir Program at UFRN
title Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRN
spellingShingle Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRN
Severino, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa
Avaliação de Políticas Públicas
Programa Incluir
Educação Especial numa perspectiva Inclusiva
Public Policy Evaluation
Special Education in an Inclusive perspective
title_short Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRN
title_full Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRN
title_fullStr Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRN
title_full_unstemmed Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRN
title_sort Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRN
author Severino, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa
author_facet Severino, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severino, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Políticas Públicas
Programa Incluir
Educação Especial numa perspectiva Inclusiva
Public Policy Evaluation
Special Education in an Inclusive perspective
topic Avaliação de Políticas Públicas
Programa Incluir
Educação Especial numa perspectiva Inclusiva
Public Policy Evaluation
Special Education in an Inclusive perspective
description This article addresses the evaluation of the implementation process of the Incluir Program: accessibility in higher education at the Federal University of Rio Grande do Norte. The starting question asked: How is the Incluir Program being implemented at UFRN? It aimed to: evaluate the implementation process of the Incluir Program at UFRN. The qualitative research brought together bibliographic, documentary and empirical research. For data collection we used: systematic observation, semi-structured interview, analysis of documents and photographs to illustrate the environments, buildings, furniture and assistive technology equipment. We noted the implementation of services, technical support, didactic-pedagogical resources in an accessible format, in spite of their disproportionality among the types of disabilities, CAENE's fragile communication and guidance with teachers, disproportion between the program's axes, barriers and accessibility coexist in roads, buildings and furniture, but as a whole they enable the partial inclusion of academics with disabilities.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-06-01T11:46:33Z
2021-06-01T11:46:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SEVERINO, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa SEVERINO. Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRN. Revista Aval, Fortaleza, v. 4, n. 18, p. 166-187, jul./dez. 2020.
2176-9923
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58755
identifier_str_mv SEVERINO, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa SEVERINO. Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na UFRN. Revista Aval, Fortaleza, v. 4, n. 18, p. 166-187, jul./dez. 2020.
2176-9923
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Aval
publisher.none.fl_str_mv Revista Aval
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029006813954048