Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45772 |
Resumo: | O presente estudo tem intenção de analisar uma proposta de formação extensiva-reflexiva voltada a formação inicial e contínua dos licenciados e estudantes do curso de Pedagogia com foco nos conteúdos para o Ensino de Matemática. A presente proposta de formação faz parte de um projeto de extensão denominado Formação Inicial e continuada do professor que ensina matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa formação está fundamentada na proposta formativa da metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF), e tem como suporte teórico preliminar os estudos de teóricos da área de formação de professores, da educação matemática, da Pedagogia, e teóricos da Metodologia de ensino. Usamos para elaboração e condução das sessões didáticas, os pressupostos metodológicos da SF, pois a presente metodologia que tem como foco principal a postura do professor - a partir da reflexão acerca do antes durante e depois da sala de aula. Como já citado, a formação terá como sujeitos da investigação, os alunos do curso de Pedagogia (FACED/UFC) e professores Pedagogos da rede pública de ensino. Pretendemos com essa formação buscar o aprimoramento teórico e prático sobre o ensino da Matemática voltada para o Ensino Fundamental dos anos iniciais, bem como, contribuir para a formação do Pedagogo que atua na sala de aula como professor de matemática voltado para esse público. Consideramos que a importância dessa formação está pautada em agregar conhecimentos matemáticos dos estudantes de Pedagogia e professores da rede pública, a que lhes são exigidos em sala de aula. |
id |
UFC-7_88c77bd716282bfb98776168940d347e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45772 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogiaEnsino de matemáticaFormação extensiva-reflexivaPedagogosO presente estudo tem intenção de analisar uma proposta de formação extensiva-reflexiva voltada a formação inicial e contínua dos licenciados e estudantes do curso de Pedagogia com foco nos conteúdos para o Ensino de Matemática. A presente proposta de formação faz parte de um projeto de extensão denominado Formação Inicial e continuada do professor que ensina matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa formação está fundamentada na proposta formativa da metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF), e tem como suporte teórico preliminar os estudos de teóricos da área de formação de professores, da educação matemática, da Pedagogia, e teóricos da Metodologia de ensino. Usamos para elaboração e condução das sessões didáticas, os pressupostos metodológicos da SF, pois a presente metodologia que tem como foco principal a postura do professor - a partir da reflexão acerca do antes durante e depois da sala de aula. Como já citado, a formação terá como sujeitos da investigação, os alunos do curso de Pedagogia (FACED/UFC) e professores Pedagogos da rede pública de ensino. Pretendemos com essa formação buscar o aprimoramento teórico e prático sobre o ensino da Matemática voltada para o Ensino Fundamental dos anos iniciais, bem como, contribuir para a formação do Pedagogo que atua na sala de aula como professor de matemática voltado para esse público. Consideramos que a importância dessa formação está pautada em agregar conhecimentos matemáticos dos estudantes de Pedagogia e professores da rede pública, a que lhes são exigidos em sala de aula.Universidade Federal do Ceará2019-09-13T18:18:26Z2019-09-13T18:18:26Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMATOS, Fernanda Cíntia Costa; SANTOS, Maria José Costa dos. Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45772Matos, Fernanda Cíntia CostaSantos, Maria José Costa dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:23:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45772Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:14.987196Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia |
title |
Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia |
spellingShingle |
Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia Matos, Fernanda Cíntia Costa Ensino de matemática Formação extensiva-reflexiva Pedagogos |
title_short |
Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia |
title_full |
Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia |
title_fullStr |
Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia |
title_full_unstemmed |
Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia |
title_sort |
Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia |
author |
Matos, Fernanda Cíntia Costa |
author_facet |
Matos, Fernanda Cíntia Costa Santos, Maria José Costa dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Maria José Costa dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Fernanda Cíntia Costa Santos, Maria José Costa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Formação extensiva-reflexiva Pedagogos |
topic |
Ensino de matemática Formação extensiva-reflexiva Pedagogos |
description |
O presente estudo tem intenção de analisar uma proposta de formação extensiva-reflexiva voltada a formação inicial e contínua dos licenciados e estudantes do curso de Pedagogia com foco nos conteúdos para o Ensino de Matemática. A presente proposta de formação faz parte de um projeto de extensão denominado Formação Inicial e continuada do professor que ensina matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa formação está fundamentada na proposta formativa da metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF), e tem como suporte teórico preliminar os estudos de teóricos da área de formação de professores, da educação matemática, da Pedagogia, e teóricos da Metodologia de ensino. Usamos para elaboração e condução das sessões didáticas, os pressupostos metodológicos da SF, pois a presente metodologia que tem como foco principal a postura do professor - a partir da reflexão acerca do antes durante e depois da sala de aula. Como já citado, a formação terá como sujeitos da investigação, os alunos do curso de Pedagogia (FACED/UFC) e professores Pedagogos da rede pública de ensino. Pretendemos com essa formação buscar o aprimoramento teórico e prático sobre o ensino da Matemática voltada para o Ensino Fundamental dos anos iniciais, bem como, contribuir para a formação do Pedagogo que atua na sala de aula como professor de matemática voltado para esse público. Consideramos que a importância dessa formação está pautada em agregar conhecimentos matemáticos dos estudantes de Pedagogia e professores da rede pública, a que lhes são exigidos em sala de aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-09-13T18:18:26Z 2019-09-13T18:18:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATOS, Fernanda Cíntia Costa; SANTOS, Maria José Costa dos. Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45772 |
identifier_str_mv |
MATOS, Fernanda Cíntia Costa; SANTOS, Maria José Costa dos. Ensino da matemática: proposta de formação matemática para os licenciandos e licenciados em pedagogia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028782348435456 |