Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53998 |
Resumo: | O texto na sala de aula pode ser usado com, pelo menos, três finalidades diferentes: como instrumento para ensinar/aprender a língua, como ponto de partida para a discussão de um tema ou como objeto de leitura em função de uma habilidade a ser desenvolvida. Essas alternativas não se excluem, podemos explorar um texto contemplando as três finalidades mencionadas. Neste artigo, no entanto, focalizo o trabalho com o texto na aula de espanhol com o propósito de desenvolver a habilidade de compreensão leitora, o que pressupõe a elaboração de um projeto de leitura: seleção de gêneros discursivos, formulação de objetivos de acordo com os gêneros escolhidos e definição de como os textos serão lidos em função dos objetivos. Esses fatores, por sua vez, devem estar articulados com as concepções de leitura. |
id |
UFC-7_8fb722bfe06c4ee864192d45de7cf453 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/53998 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanholLeitura em língua estrangeiraGêneros discursivosTipos de leituraCompreensão leitoraO texto na sala de aula pode ser usado com, pelo menos, três finalidades diferentes: como instrumento para ensinar/aprender a língua, como ponto de partida para a discussão de um tema ou como objeto de leitura em função de uma habilidade a ser desenvolvida. Essas alternativas não se excluem, podemos explorar um texto contemplando as três finalidades mencionadas. Neste artigo, no entanto, focalizo o trabalho com o texto na aula de espanhol com o propósito de desenvolver a habilidade de compreensão leitora, o que pressupõe a elaboração de um projeto de leitura: seleção de gêneros discursivos, formulação de objetivos de acordo com os gêneros escolhidos e definição de como os textos serão lidos em função dos objetivos. Esses fatores, por sua vez, devem estar articulados com as concepções de leitura.Revista Eletrônica do GEPPELE2020-09-14T15:35:24Z2020-09-14T15:35:24Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 1, p. 32-49, jul./nov. 2013.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53998Costa, Elzimar Goettenauer de Marinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:27:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53998Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:00.099870Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol |
title |
Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol |
spellingShingle |
Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol Costa, Elzimar Goettenauer de Marins Leitura em língua estrangeira Gêneros discursivos Tipos de leitura Compreensão leitora |
title_short |
Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol |
title_full |
Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol |
title_fullStr |
Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol |
title_full_unstemmed |
Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol |
title_sort |
Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol |
author |
Costa, Elzimar Goettenauer de Marins |
author_facet |
Costa, Elzimar Goettenauer de Marins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Elzimar Goettenauer de Marins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura em língua estrangeira Gêneros discursivos Tipos de leitura Compreensão leitora |
topic |
Leitura em língua estrangeira Gêneros discursivos Tipos de leitura Compreensão leitora |
description |
O texto na sala de aula pode ser usado com, pelo menos, três finalidades diferentes: como instrumento para ensinar/aprender a língua, como ponto de partida para a discussão de um tema ou como objeto de leitura em função de uma habilidade a ser desenvolvida. Essas alternativas não se excluem, podemos explorar um texto contemplando as três finalidades mencionadas. Neste artigo, no entanto, focalizo o trabalho com o texto na aula de espanhol com o propósito de desenvolver a habilidade de compreensão leitora, o que pressupõe a elaboração de um projeto de leitura: seleção de gêneros discursivos, formulação de objetivos de acordo com os gêneros escolhidos e definição de como os textos serão lidos em função dos objetivos. Esses fatores, por sua vez, devem estar articulados com as concepções de leitura. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2020-09-14T15:35:24Z 2020-09-14T15:35:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 1, p. 32-49, jul./nov. 2013. 2318-0099 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53998 |
identifier_str_mv |
COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 1, p. 32-49, jul./nov. 2013. 2318-0099 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica do GEPPELE |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica do GEPPELE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028995949658112 |