Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elzimar Goettenauer de Marins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53998
Resumo: O texto na sala de aula pode ser usado com, pelo menos, três finalidades diferentes: como instrumento para ensinar/aprender a língua, como ponto de partida para a discussão de um tema ou como objeto de leitura em função de uma habilidade a ser desenvolvida. Essas alternativas não se excluem, podemos explorar um texto contemplando as três finalidades mencionadas. Neste artigo, no entanto, focalizo o trabalho com o texto na aula de espanhol com o propósito de desenvolver a habilidade de compreensão leitora, o que pressupõe a elaboração de um projeto de leitura: seleção de gêneros discursivos, formulação de objetivos de acordo com os gêneros escolhidos e definição de como os textos serão lidos em função dos objetivos. Esses fatores, por sua vez, devem estar articulados com as concepções de leitura.
id UFC-7_8fb722bfe06c4ee864192d45de7cf453
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53998
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanholLeitura em língua estrangeiraGêneros discursivosTipos de leituraCompreensão leitoraO texto na sala de aula pode ser usado com, pelo menos, três finalidades diferentes: como instrumento para ensinar/aprender a língua, como ponto de partida para a discussão de um tema ou como objeto de leitura em função de uma habilidade a ser desenvolvida. Essas alternativas não se excluem, podemos explorar um texto contemplando as três finalidades mencionadas. Neste artigo, no entanto, focalizo o trabalho com o texto na aula de espanhol com o propósito de desenvolver a habilidade de compreensão leitora, o que pressupõe a elaboração de um projeto de leitura: seleção de gêneros discursivos, formulação de objetivos de acordo com os gêneros escolhidos e definição de como os textos serão lidos em função dos objetivos. Esses fatores, por sua vez, devem estar articulados com as concepções de leitura.Revista Eletrônica do GEPPELE2020-09-14T15:35:24Z2020-09-14T15:35:24Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 1, p. 32-49, jul./nov. 2013.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53998Costa, Elzimar Goettenauer de Marinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:27:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53998Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:00.099870Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol
title Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol
spellingShingle Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol
Costa, Elzimar Goettenauer de Marins
Leitura em língua estrangeira
Gêneros discursivos
Tipos de leitura
Compreensão leitora
title_short Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol
title_full Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol
title_fullStr Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol
title_full_unstemmed Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol
title_sort Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol
author Costa, Elzimar Goettenauer de Marins
author_facet Costa, Elzimar Goettenauer de Marins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Elzimar Goettenauer de Marins
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura em língua estrangeira
Gêneros discursivos
Tipos de leitura
Compreensão leitora
topic Leitura em língua estrangeira
Gêneros discursivos
Tipos de leitura
Compreensão leitora
description O texto na sala de aula pode ser usado com, pelo menos, três finalidades diferentes: como instrumento para ensinar/aprender a língua, como ponto de partida para a discussão de um tema ou como objeto de leitura em função de uma habilidade a ser desenvolvida. Essas alternativas não se excluem, podemos explorar um texto contemplando as três finalidades mencionadas. Neste artigo, no entanto, focalizo o trabalho com o texto na aula de espanhol com o propósito de desenvolver a habilidade de compreensão leitora, o que pressupõe a elaboração de um projeto de leitura: seleção de gêneros discursivos, formulação de objetivos de acordo com os gêneros escolhidos e definição de como os textos serão lidos em função dos objetivos. Esses fatores, por sua vez, devem estar articulados com as concepções de leitura.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-09-14T15:35:24Z
2020-09-14T15:35:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 1, p. 32-49, jul./nov. 2013.
2318-0099
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53998
identifier_str_mv COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 1, p. 32-49, jul./nov. 2013.
2318-0099
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028995949658112