A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39155 |
Resumo: | Em meio a tantos debates no campo da avaliação escolar, apoiados seja por cientistas educacionais ou ancorados nas novas leis de ensino, nossa pesquisa aponta para a reflexão do papel que a avaliação da aprendizagem vem assumindo nos últimos anos (mormente a partir da década de 1990), analisando o processo educacional e avaliativo no sistema capitalista, caracterizado como tradicional e classificatório e as possibilidades de adoção de uma nova forma de avaliar a aprendizagem a partir da (re)significação da prática pedagógica docente. No centro do debate abordaremos a questão da distorção da avaliação e a participação dos professores na busca de uma nova prática pedagógica e avaliativa e como a avaliação tem sido utilizada pelo sistema capitalista, pelos mais variados mecanismos, como elemento de inculcação ideológica de fracasso individual. Ao adentrarmos na historicidade do sistema capitalista, assistimos, em tempos hodiernos e de uma era dita pós-moderna e globalizada, a um cenário absolutamente perverso e cruel no que diz respeito à valorização do homem e à posição caudatária que grande parte dele ocupa no eixo produtivo e social. [...] |
id |
UFC-7_958b2356fa7cb160b844c659365359e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39155 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEBAvaliação da aprendizagemAvaliação escolarLeis de ensinoEm meio a tantos debates no campo da avaliação escolar, apoiados seja por cientistas educacionais ou ancorados nas novas leis de ensino, nossa pesquisa aponta para a reflexão do papel que a avaliação da aprendizagem vem assumindo nos últimos anos (mormente a partir da década de 1990), analisando o processo educacional e avaliativo no sistema capitalista, caracterizado como tradicional e classificatório e as possibilidades de adoção de uma nova forma de avaliar a aprendizagem a partir da (re)significação da prática pedagógica docente. No centro do debate abordaremos a questão da distorção da avaliação e a participação dos professores na busca de uma nova prática pedagógica e avaliativa e como a avaliação tem sido utilizada pelo sistema capitalista, pelos mais variados mecanismos, como elemento de inculcação ideológica de fracasso individual. Ao adentrarmos na historicidade do sistema capitalista, assistimos, em tempos hodiernos e de uma era dita pós-moderna e globalizada, a um cenário absolutamente perverso e cruel no que diz respeito à valorização do homem e à posição caudatária que grande parte dele ocupa no eixo produtivo e social. [...]2019-01-24T18:21:50Z2019-01-24T18:21:50Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Andréa Soares Rocha da; NASCIMENTO, Raimundo Benedito do. A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39155Silva, Andréa Soares Rocha daNascimento, Raimundo Benedito doporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39155Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:30.007822Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB |
title |
A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB |
spellingShingle |
A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB Silva, Andréa Soares Rocha da Avaliação da aprendizagem Avaliação escolar Leis de ensino |
title_short |
A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB |
title_full |
A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB |
title_fullStr |
A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB |
title_full_unstemmed |
A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB |
title_sort |
A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB |
author |
Silva, Andréa Soares Rocha da |
author_facet |
Silva, Andréa Soares Rocha da Nascimento, Raimundo Benedito do |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Raimundo Benedito do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andréa Soares Rocha da Nascimento, Raimundo Benedito do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Avaliação escolar Leis de ensino |
topic |
Avaliação da aprendizagem Avaliação escolar Leis de ensino |
description |
Em meio a tantos debates no campo da avaliação escolar, apoiados seja por cientistas educacionais ou ancorados nas novas leis de ensino, nossa pesquisa aponta para a reflexão do papel que a avaliação da aprendizagem vem assumindo nos últimos anos (mormente a partir da década de 1990), analisando o processo educacional e avaliativo no sistema capitalista, caracterizado como tradicional e classificatório e as possibilidades de adoção de uma nova forma de avaliar a aprendizagem a partir da (re)significação da prática pedagógica docente. No centro do debate abordaremos a questão da distorção da avaliação e a participação dos professores na busca de uma nova prática pedagógica e avaliativa e como a avaliação tem sido utilizada pelo sistema capitalista, pelos mais variados mecanismos, como elemento de inculcação ideológica de fracasso individual. Ao adentrarmos na historicidade do sistema capitalista, assistimos, em tempos hodiernos e de uma era dita pós-moderna e globalizada, a um cenário absolutamente perverso e cruel no que diz respeito à valorização do homem e à posição caudatária que grande parte dele ocupa no eixo produtivo e social. [...] |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-01-24T18:21:50Z 2019-01-24T18:21:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Andréa Soares Rocha da; NASCIMENTO, Raimundo Benedito do. A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39155 |
identifier_str_mv |
SILVA, Andréa Soares Rocha da; NASCIMENTO, Raimundo Benedito do. A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028914465865728 |