A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andréa Soares Rocha da
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Nascimento, Raimundo Benedito do
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39155
Resumo: Em meio a tantos debates no campo da avaliação escolar, apoiados seja por cientistas educacionais ou ancorados nas novas leis de ensino, nossa pesquisa aponta para a reflexão do papel que a avaliação da aprendizagem vem assumindo nos últimos anos (mormente a partir da década de 1990), analisando o processo educacional e avaliativo no sistema capitalista, caracterizado como tradicional e classificatório e as possibilidades de adoção de uma nova forma de avaliar a aprendizagem a partir da (re)significação da prática pedagógica docente. No centro do debate abordaremos a questão da distorção da avaliação e a participação dos professores na busca de uma nova prática pedagógica e avaliativa e como a avaliação tem sido utilizada pelo sistema capitalista, pelos mais variados mecanismos, como elemento de inculcação ideológica de fracasso individual. Ao adentrarmos na historicidade do sistema capitalista, assistimos, em tempos hodiernos e de uma era dita pós-moderna e globalizada, a um cenário absolutamente perverso e cruel no que diz respeito à valorização do homem e à posição caudatária que grande parte dele ocupa no eixo produtivo e social. [...]
id UFC-7_958b2356fa7cb160b844c659365359e7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39155
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEBAvaliação da aprendizagemAvaliação escolarLeis de ensinoEm meio a tantos debates no campo da avaliação escolar, apoiados seja por cientistas educacionais ou ancorados nas novas leis de ensino, nossa pesquisa aponta para a reflexão do papel que a avaliação da aprendizagem vem assumindo nos últimos anos (mormente a partir da década de 1990), analisando o processo educacional e avaliativo no sistema capitalista, caracterizado como tradicional e classificatório e as possibilidades de adoção de uma nova forma de avaliar a aprendizagem a partir da (re)significação da prática pedagógica docente. No centro do debate abordaremos a questão da distorção da avaliação e a participação dos professores na busca de uma nova prática pedagógica e avaliativa e como a avaliação tem sido utilizada pelo sistema capitalista, pelos mais variados mecanismos, como elemento de inculcação ideológica de fracasso individual. Ao adentrarmos na historicidade do sistema capitalista, assistimos, em tempos hodiernos e de uma era dita pós-moderna e globalizada, a um cenário absolutamente perverso e cruel no que diz respeito à valorização do homem e à posição caudatária que grande parte dele ocupa no eixo produtivo e social. [...]2019-01-24T18:21:50Z2019-01-24T18:21:50Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Andréa Soares Rocha da; NASCIMENTO, Raimundo Benedito do. A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39155Silva, Andréa Soares Rocha daNascimento, Raimundo Benedito doporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39155Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:30.007822Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB
title A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB
spellingShingle A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB
Silva, Andréa Soares Rocha da
Avaliação da aprendizagem
Avaliação escolar
Leis de ensino
title_short A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB
title_full A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB
title_fullStr A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB
title_full_unstemmed A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB
title_sort A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB
author Silva, Andréa Soares Rocha da
author_facet Silva, Andréa Soares Rocha da
Nascimento, Raimundo Benedito do
author_role author
author2 Nascimento, Raimundo Benedito do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andréa Soares Rocha da
Nascimento, Raimundo Benedito do
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Avaliação escolar
Leis de ensino
topic Avaliação da aprendizagem
Avaliação escolar
Leis de ensino
description Em meio a tantos debates no campo da avaliação escolar, apoiados seja por cientistas educacionais ou ancorados nas novas leis de ensino, nossa pesquisa aponta para a reflexão do papel que a avaliação da aprendizagem vem assumindo nos últimos anos (mormente a partir da década de 1990), analisando o processo educacional e avaliativo no sistema capitalista, caracterizado como tradicional e classificatório e as possibilidades de adoção de uma nova forma de avaliar a aprendizagem a partir da (re)significação da prática pedagógica docente. No centro do debate abordaremos a questão da distorção da avaliação e a participação dos professores na busca de uma nova prática pedagógica e avaliativa e como a avaliação tem sido utilizada pelo sistema capitalista, pelos mais variados mecanismos, como elemento de inculcação ideológica de fracasso individual. Ao adentrarmos na historicidade do sistema capitalista, assistimos, em tempos hodiernos e de uma era dita pós-moderna e globalizada, a um cenário absolutamente perverso e cruel no que diz respeito à valorização do homem e à posição caudatária que grande parte dele ocupa no eixo produtivo e social. [...]
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-01-24T18:21:50Z
2019-01-24T18:21:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Andréa Soares Rocha da; NASCIMENTO, Raimundo Benedito do. A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39155
identifier_str_mv SILVA, Andréa Soares Rocha da; NASCIMENTO, Raimundo Benedito do. A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028914465865728