Editorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52599 |
Resumo: | O volume 7, da Revista Linguagem em Foco em seus números 1 e 2, atesta a natureza multi e interdisciplinar da Linguística Aplicada. Os números em foco, tais como a Linguística Aplicada, apresentam-se a partir de diversos centros, uma vez que abrigam artigos de pesquisadores de vários campos do conhecimento, dialogando dentro de arcabouços teórico-metodológicos diversos. Tanto o Vol 7, n. 1 – número diversificado, quanto o Vol. 7, n. 2 – número temático sobre “Linguagem e Subjetividade”, mostram que pesquisadores das áreas de Estudos da Linguagem, Ciência Política, Educação, Antropologia, Comunicação e Sociologia podem contribuir para o diálogo entre saberes, tão necessário para pensarmos a linguagem na contemporaneidade. Desse modo, podemos dizer que todos os artigos se subscrevem à visão de uma Linguística Aplicada voltada para as práticas sociais, perspectiva assumida pela Revista Linguagem em Foco. Este primeiro número do volume 7 de 2015 traz dez artigos com temas variados que envolvem desde os estudos dos letramentos, da tradução, do discurso, do ensino à formação em direitos humanos. O primeiro artigo, de Antonio Oziêlton de Brito Sousa e Claudiana Nogueira de Alencar, apresenta um estudo etnográfico das práticas de letramento do Programa Pró-Jovem Campo, para mostrar a relação entre linguagem e (des)colonialidade. O artigo de David da Silva Pereira, Silvana Dias Cardoso Pereira e Jacqueline Lidiane de Souza Prais focaliza a Educação em Direitos Humanos (EDH) , a partir da análise dos sentidos sobre a humanização da educação e do ensino brasileiros, por meio da compreensão das Diretrizes Curriculares da EDH e da ‘Nova’ Formação Inicial e Continuada para os profissionais do magistério da Educação Básica. O terceiro artigo de autoria de Gilvan Santana de Jesus e Wilton James Bernardo-Santos tem por objetivo apresentar uma análise discursiva de peças sobre os pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, considerando o impeachment enquanto um acontecimento discursivo.[...] |
id |
UFC-7_9d9f84c6ac509390f7be4e4b29fdb7ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/52599 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
EditorialEditorialLinguística AplicadaLetramentoAnálise do DiscursoEnsino e aprendizagem de língua maternaSocioconstrutivismoO volume 7, da Revista Linguagem em Foco em seus números 1 e 2, atesta a natureza multi e interdisciplinar da Linguística Aplicada. Os números em foco, tais como a Linguística Aplicada, apresentam-se a partir de diversos centros, uma vez que abrigam artigos de pesquisadores de vários campos do conhecimento, dialogando dentro de arcabouços teórico-metodológicos diversos. Tanto o Vol 7, n. 1 – número diversificado, quanto o Vol. 7, n. 2 – número temático sobre “Linguagem e Subjetividade”, mostram que pesquisadores das áreas de Estudos da Linguagem, Ciência Política, Educação, Antropologia, Comunicação e Sociologia podem contribuir para o diálogo entre saberes, tão necessário para pensarmos a linguagem na contemporaneidade. Desse modo, podemos dizer que todos os artigos se subscrevem à visão de uma Linguística Aplicada voltada para as práticas sociais, perspectiva assumida pela Revista Linguagem em Foco. Este primeiro número do volume 7 de 2015 traz dez artigos com temas variados que envolvem desde os estudos dos letramentos, da tradução, do discurso, do ensino à formação em direitos humanos. O primeiro artigo, de Antonio Oziêlton de Brito Sousa e Claudiana Nogueira de Alencar, apresenta um estudo etnográfico das práticas de letramento do Programa Pró-Jovem Campo, para mostrar a relação entre linguagem e (des)colonialidade. O artigo de David da Silva Pereira, Silvana Dias Cardoso Pereira e Jacqueline Lidiane de Souza Prais focaliza a Educação em Direitos Humanos (EDH) , a partir da análise dos sentidos sobre a humanização da educação e do ensino brasileiros, por meio da compreensão das Diretrizes Curriculares da EDH e da ‘Nova’ Formação Inicial e Continuada para os profissionais do magistério da Educação Básica. O terceiro artigo de autoria de Gilvan Santana de Jesus e Wilton James Bernardo-Santos tem por objetivo apresentar uma análise discursiva de peças sobre os pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, considerando o impeachment enquanto um acontecimento discursivo.[...]Revista Linguagem em Foco2020-06-26T09:03:04Z2020-06-26T09:03:04Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALENCAR, Claudiana Nogueira de; ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva. Editorial. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 7, n. 1, p. 9-10, 2015.2674-8266http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52599Alencar, Claudiana Nogueira deAraújo, Nukácia Meyre Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:21:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52599Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:35.609236Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial |
title |
Editorial |
spellingShingle |
Editorial Alencar, Claudiana Nogueira de Editorial Linguística Aplicada Letramento Análise do Discurso Ensino e aprendizagem de língua materna Socioconstrutivismo |
title_short |
Editorial |
title_full |
Editorial |
title_fullStr |
Editorial |
title_full_unstemmed |
Editorial |
title_sort |
Editorial |
author |
Alencar, Claudiana Nogueira de |
author_facet |
Alencar, Claudiana Nogueira de Araújo, Nukácia Meyre Silva |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Nukácia Meyre Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Claudiana Nogueira de Araújo, Nukácia Meyre Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Editorial Linguística Aplicada Letramento Análise do Discurso Ensino e aprendizagem de língua materna Socioconstrutivismo |
topic |
Editorial Linguística Aplicada Letramento Análise do Discurso Ensino e aprendizagem de língua materna Socioconstrutivismo |
description |
O volume 7, da Revista Linguagem em Foco em seus números 1 e 2, atesta a natureza multi e interdisciplinar da Linguística Aplicada. Os números em foco, tais como a Linguística Aplicada, apresentam-se a partir de diversos centros, uma vez que abrigam artigos de pesquisadores de vários campos do conhecimento, dialogando dentro de arcabouços teórico-metodológicos diversos. Tanto o Vol 7, n. 1 – número diversificado, quanto o Vol. 7, n. 2 – número temático sobre “Linguagem e Subjetividade”, mostram que pesquisadores das áreas de Estudos da Linguagem, Ciência Política, Educação, Antropologia, Comunicação e Sociologia podem contribuir para o diálogo entre saberes, tão necessário para pensarmos a linguagem na contemporaneidade. Desse modo, podemos dizer que todos os artigos se subscrevem à visão de uma Linguística Aplicada voltada para as práticas sociais, perspectiva assumida pela Revista Linguagem em Foco. Este primeiro número do volume 7 de 2015 traz dez artigos com temas variados que envolvem desde os estudos dos letramentos, da tradução, do discurso, do ensino à formação em direitos humanos. O primeiro artigo, de Antonio Oziêlton de Brito Sousa e Claudiana Nogueira de Alencar, apresenta um estudo etnográfico das práticas de letramento do Programa Pró-Jovem Campo, para mostrar a relação entre linguagem e (des)colonialidade. O artigo de David da Silva Pereira, Silvana Dias Cardoso Pereira e Jacqueline Lidiane de Souza Prais focaliza a Educação em Direitos Humanos (EDH) , a partir da análise dos sentidos sobre a humanização da educação e do ensino brasileiros, por meio da compreensão das Diretrizes Curriculares da EDH e da ‘Nova’ Formação Inicial e Continuada para os profissionais do magistério da Educação Básica. O terceiro artigo de autoria de Gilvan Santana de Jesus e Wilton James Bernardo-Santos tem por objetivo apresentar uma análise discursiva de peças sobre os pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, considerando o impeachment enquanto um acontecimento discursivo.[...] |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2020-06-26T09:03:04Z 2020-06-26T09:03:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALENCAR, Claudiana Nogueira de; ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva. Editorial. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 7, n. 1, p. 9-10, 2015. 2674-8266 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52599 |
identifier_str_mv |
ALENCAR, Claudiana Nogueira de; ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva. Editorial. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 7, n. 1, p. 9-10, 2015. 2674-8266 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028726319874048 |