Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Claudiana Nogueira de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Araújo, Nukácia Meyre Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52599
Resumo: O volume 7, da Revista Linguagem em Foco em seus números 1 e 2, atesta a natureza multi e interdisciplinar da Linguística Aplicada. Os números em foco, tais como a Linguística Aplicada, apresentam-se a partir de diversos centros, uma vez que abrigam artigos de pesquisadores de vários campos do conhecimento, dialogando dentro de arcabouços teórico-metodológicos diversos. Tanto o Vol 7, n. 1 – número diversificado, quanto o Vol. 7, n. 2 – número temático sobre “Linguagem e Subjetividade”, mostram que pesquisadores das áreas de Estudos da Linguagem, Ciência Política, Educação, Antropologia, Comunicação e Sociologia podem contribuir para o diálogo entre saberes, tão necessário para pensarmos a linguagem na contemporaneidade. Desse modo, podemos dizer que todos os artigos se subscrevem à visão de uma Linguística Aplicada voltada para as práticas sociais, perspectiva assumida pela Revista Linguagem em Foco. Este primeiro número do volume 7 de 2015 traz dez artigos com temas variados que envolvem desde os estudos dos letramentos, da tradução, do discurso, do ensino à formação em direitos humanos. O primeiro artigo, de Antonio Oziêlton de Brito Sousa e Claudiana Nogueira de Alencar, apresenta um estudo etnográfico das práticas de letramento do Programa Pró-Jovem Campo, para mostrar a relação entre linguagem e (des)colonialidade. O artigo de David da Silva Pereira, Silvana Dias Cardoso Pereira e Jacqueline Lidiane de Souza Prais focaliza a Educação em Direitos Humanos (EDH) , a partir da análise dos sentidos sobre a humanização da educação e do ensino brasileiros, por meio da compreensão das Diretrizes Curriculares da EDH e da ‘Nova’ Formação Inicial e Continuada para os profissionais do magistério da Educação Básica. O terceiro artigo de autoria de Gilvan Santana de Jesus e Wilton James Bernardo-Santos tem por objetivo apresentar uma análise discursiva de peças sobre os pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, considerando o impeachment enquanto um acontecimento discursivo.[...]
id UFC-7_9d9f84c6ac509390f7be4e4b29fdb7ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52599
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling EditorialEditorialLinguística AplicadaLetramentoAnálise do DiscursoEnsino e aprendizagem de língua maternaSocioconstrutivismoO volume 7, da Revista Linguagem em Foco em seus números 1 e 2, atesta a natureza multi e interdisciplinar da Linguística Aplicada. Os números em foco, tais como a Linguística Aplicada, apresentam-se a partir de diversos centros, uma vez que abrigam artigos de pesquisadores de vários campos do conhecimento, dialogando dentro de arcabouços teórico-metodológicos diversos. Tanto o Vol 7, n. 1 – número diversificado, quanto o Vol. 7, n. 2 – número temático sobre “Linguagem e Subjetividade”, mostram que pesquisadores das áreas de Estudos da Linguagem, Ciência Política, Educação, Antropologia, Comunicação e Sociologia podem contribuir para o diálogo entre saberes, tão necessário para pensarmos a linguagem na contemporaneidade. Desse modo, podemos dizer que todos os artigos se subscrevem à visão de uma Linguística Aplicada voltada para as práticas sociais, perspectiva assumida pela Revista Linguagem em Foco. Este primeiro número do volume 7 de 2015 traz dez artigos com temas variados que envolvem desde os estudos dos letramentos, da tradução, do discurso, do ensino à formação em direitos humanos. O primeiro artigo, de Antonio Oziêlton de Brito Sousa e Claudiana Nogueira de Alencar, apresenta um estudo etnográfico das práticas de letramento do Programa Pró-Jovem Campo, para mostrar a relação entre linguagem e (des)colonialidade. O artigo de David da Silva Pereira, Silvana Dias Cardoso Pereira e Jacqueline Lidiane de Souza Prais focaliza a Educação em Direitos Humanos (EDH) , a partir da análise dos sentidos sobre a humanização da educação e do ensino brasileiros, por meio da compreensão das Diretrizes Curriculares da EDH e da ‘Nova’ Formação Inicial e Continuada para os profissionais do magistério da Educação Básica. O terceiro artigo de autoria de Gilvan Santana de Jesus e Wilton James Bernardo-Santos tem por objetivo apresentar uma análise discursiva de peças sobre os pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, considerando o impeachment enquanto um acontecimento discursivo.[...]Revista Linguagem em Foco2020-06-26T09:03:04Z2020-06-26T09:03:04Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALENCAR, Claudiana Nogueira de; ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva. Editorial. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 7, n. 1, p. 9-10, 2015.2674-8266http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52599Alencar, Claudiana Nogueira deAraújo, Nukácia Meyre Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:21:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52599Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:35.609236Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial
title Editorial
spellingShingle Editorial
Alencar, Claudiana Nogueira de
Editorial
Linguística Aplicada
Letramento
Análise do Discurso
Ensino e aprendizagem de língua materna
Socioconstrutivismo
title_short Editorial
title_full Editorial
title_fullStr Editorial
title_full_unstemmed Editorial
title_sort Editorial
author Alencar, Claudiana Nogueira de
author_facet Alencar, Claudiana Nogueira de
Araújo, Nukácia Meyre Silva
author_role author
author2 Araújo, Nukácia Meyre Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Claudiana Nogueira de
Araújo, Nukácia Meyre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Editorial
Linguística Aplicada
Letramento
Análise do Discurso
Ensino e aprendizagem de língua materna
Socioconstrutivismo
topic Editorial
Linguística Aplicada
Letramento
Análise do Discurso
Ensino e aprendizagem de língua materna
Socioconstrutivismo
description O volume 7, da Revista Linguagem em Foco em seus números 1 e 2, atesta a natureza multi e interdisciplinar da Linguística Aplicada. Os números em foco, tais como a Linguística Aplicada, apresentam-se a partir de diversos centros, uma vez que abrigam artigos de pesquisadores de vários campos do conhecimento, dialogando dentro de arcabouços teórico-metodológicos diversos. Tanto o Vol 7, n. 1 – número diversificado, quanto o Vol. 7, n. 2 – número temático sobre “Linguagem e Subjetividade”, mostram que pesquisadores das áreas de Estudos da Linguagem, Ciência Política, Educação, Antropologia, Comunicação e Sociologia podem contribuir para o diálogo entre saberes, tão necessário para pensarmos a linguagem na contemporaneidade. Desse modo, podemos dizer que todos os artigos se subscrevem à visão de uma Linguística Aplicada voltada para as práticas sociais, perspectiva assumida pela Revista Linguagem em Foco. Este primeiro número do volume 7 de 2015 traz dez artigos com temas variados que envolvem desde os estudos dos letramentos, da tradução, do discurso, do ensino à formação em direitos humanos. O primeiro artigo, de Antonio Oziêlton de Brito Sousa e Claudiana Nogueira de Alencar, apresenta um estudo etnográfico das práticas de letramento do Programa Pró-Jovem Campo, para mostrar a relação entre linguagem e (des)colonialidade. O artigo de David da Silva Pereira, Silvana Dias Cardoso Pereira e Jacqueline Lidiane de Souza Prais focaliza a Educação em Direitos Humanos (EDH) , a partir da análise dos sentidos sobre a humanização da educação e do ensino brasileiros, por meio da compreensão das Diretrizes Curriculares da EDH e da ‘Nova’ Formação Inicial e Continuada para os profissionais do magistério da Educação Básica. O terceiro artigo de autoria de Gilvan Santana de Jesus e Wilton James Bernardo-Santos tem por objetivo apresentar uma análise discursiva de peças sobre os pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, considerando o impeachment enquanto um acontecimento discursivo.[...]
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-06-26T09:03:04Z
2020-06-26T09:03:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALENCAR, Claudiana Nogueira de; ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva. Editorial. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 7, n. 1, p. 9-10, 2015.
2674-8266
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52599
identifier_str_mv ALENCAR, Claudiana Nogueira de; ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva. Editorial. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 7, n. 1, p. 9-10, 2015.
2674-8266
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco
publisher.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028726319874048