Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Modl, Fernanda de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20140
Resumo: RIBEIRO, Pollyanne Bicalho; MODL, Fernanda de Castro. Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio. Eutomia, Recife, v. 1, n. 15, p. 267-287, jul. 2015.
id UFC-7_9da3d6bd4f34d61bc8abb9b1a40ced6a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/20140
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágioRelatório de estágioFormação inicial do professorAnálise de DiscursoConsciência ProfissionalRIBEIRO, Pollyanne Bicalho; MODL, Fernanda de Castro. Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio. Eutomia, Recife, v. 1, n. 15, p. 267-287, jul. 2015.This paper discusses about the initial teacher training report (JACIARA; LEURQUIN, 2011; LEURQUIN, 2008; LOPES, 2007) as a text genre as its dialogic relationships indicates an analysis of human action (BRONCKART et al., 1996; BRONCKART, 2006) which initially determines and takes part in the initial teacher formation. Therefore we chose the Socio-discursive Interactionism as theoretical and methodological framework and we use modalization as an evaluation category gaining access to textual signs in discursive process of (future) teacher’s identity Footing. The archived data leads to the conclusion that trainee teachers in Letters do construct objects of discourse about themselves as ‘ a future teacher’, or observing ‘the other as a teacher’, proving an undeniable connection between verbal and social dimensions, which takes places in the interaction of teacher educators and trainee teachers themselves.O objetivo deste artigo é discutir sobre o relatório de estágio (JACIARA; LEURQUIN, 2011; LEURQUIN, 2008; LOPES, 2007) como um gênero de texto cujas relações dialógicas indiciam uma análise do agir humano (BRONCKART et al., 1996; BRONCKART, 2006) constitutivo da e para a formação inicial do professor. Daí, no enquadre teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, elegermos a categoria de análise modalização para via textualidade acessarmos índices do processo discursivo de (re)alinhamento identitário do (futuro)professor. Os dados revelam movimentos em que estagiários de Letras constroem objetos de discurso, ora em torno de si mesmos, um eu-professor, ora em torno do ele-professor, o que registra a indissociabilidade das dimensões verbal e social na interação professor-formador e professor em formação de que o relatório é resultado.Estágio Supervisionado2016-10-13T21:48:23Z2016-10-13T21:48:23Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRibeiro, P. B.; Modl, F. C. (2015)1982-6850http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20140Ribeiro, Pollyanne BicalhoModl, Fernanda de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T16:47:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/20140Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:20.024455Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio
title Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio
spellingShingle Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio
Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Relatório de estágio
Formação inicial do professor
Análise de Discurso
Consciência Profissional
title_short Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio
title_full Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio
title_fullStr Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio
title_full_unstemmed Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio
title_sort Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio
author Ribeiro, Pollyanne Bicalho
author_facet Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Modl, Fernanda de Castro
author_role author
author2 Modl, Fernanda de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Modl, Fernanda de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio
Formação inicial do professor
Análise de Discurso
Consciência Profissional
topic Relatório de estágio
Formação inicial do professor
Análise de Discurso
Consciência Profissional
description RIBEIRO, Pollyanne Bicalho; MODL, Fernanda de Castro. Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio. Eutomia, Recife, v. 1, n. 15, p. 267-287, jul. 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-13T21:48:23Z
2016-10-13T21:48:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ribeiro, P. B.; Modl, F. C. (2015)
1982-6850
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20140
identifier_str_mv Ribeiro, P. B.; Modl, F. C. (2015)
1982-6850
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Estágio Supervisionado
publisher.none.fl_str_mv Estágio Supervisionado
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028839331201024