Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20140 |
Resumo: | RIBEIRO, Pollyanne Bicalho; MODL, Fernanda de Castro. Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio. Eutomia, Recife, v. 1, n. 15, p. 267-287, jul. 2015. |
id |
UFC-7_9da3d6bd4f34d61bc8abb9b1a40ced6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/20140 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágioRelatório de estágioFormação inicial do professorAnálise de DiscursoConsciência ProfissionalRIBEIRO, Pollyanne Bicalho; MODL, Fernanda de Castro. Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio. Eutomia, Recife, v. 1, n. 15, p. 267-287, jul. 2015.This paper discusses about the initial teacher training report (JACIARA; LEURQUIN, 2011; LEURQUIN, 2008; LOPES, 2007) as a text genre as its dialogic relationships indicates an analysis of human action (BRONCKART et al., 1996; BRONCKART, 2006) which initially determines and takes part in the initial teacher formation. Therefore we chose the Socio-discursive Interactionism as theoretical and methodological framework and we use modalization as an evaluation category gaining access to textual signs in discursive process of (future) teacher’s identity Footing. The archived data leads to the conclusion that trainee teachers in Letters do construct objects of discourse about themselves as ‘ a future teacher’, or observing ‘the other as a teacher’, proving an undeniable connection between verbal and social dimensions, which takes places in the interaction of teacher educators and trainee teachers themselves.O objetivo deste artigo é discutir sobre o relatório de estágio (JACIARA; LEURQUIN, 2011; LEURQUIN, 2008; LOPES, 2007) como um gênero de texto cujas relações dialógicas indiciam uma análise do agir humano (BRONCKART et al., 1996; BRONCKART, 2006) constitutivo da e para a formação inicial do professor. Daí, no enquadre teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, elegermos a categoria de análise modalização para via textualidade acessarmos índices do processo discursivo de (re)alinhamento identitário do (futuro)professor. Os dados revelam movimentos em que estagiários de Letras constroem objetos de discurso, ora em torno de si mesmos, um eu-professor, ora em torno do ele-professor, o que registra a indissociabilidade das dimensões verbal e social na interação professor-formador e professor em formação de que o relatório é resultado.Estágio Supervisionado2016-10-13T21:48:23Z2016-10-13T21:48:23Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRibeiro, P. B.; Modl, F. C. (2015)1982-6850http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20140Ribeiro, Pollyanne BicalhoModl, Fernanda de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T16:47:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/20140Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:20.024455Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio |
title |
Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio |
spellingShingle |
Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio Ribeiro, Pollyanne Bicalho Relatório de estágio Formação inicial do professor Análise de Discurso Consciência Profissional |
title_short |
Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio |
title_full |
Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio |
title_fullStr |
Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio |
title_sort |
Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio |
author |
Ribeiro, Pollyanne Bicalho |
author_facet |
Ribeiro, Pollyanne Bicalho Modl, Fernanda de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Modl, Fernanda de Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Pollyanne Bicalho Modl, Fernanda de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatório de estágio Formação inicial do professor Análise de Discurso Consciência Profissional |
topic |
Relatório de estágio Formação inicial do professor Análise de Discurso Consciência Profissional |
description |
RIBEIRO, Pollyanne Bicalho; MODL, Fernanda de Castro. Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio. Eutomia, Recife, v. 1, n. 15, p. 267-287, jul. 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-10-13T21:48:23Z 2016-10-13T21:48:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Ribeiro, P. B.; Modl, F. C. (2015) 1982-6850 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20140 |
identifier_str_mv |
Ribeiro, P. B.; Modl, F. C. (2015) 1982-6850 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Estágio Supervisionado |
publisher.none.fl_str_mv |
Estágio Supervisionado |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028839331201024 |