Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29181 |
Resumo: | CHAVES, Flávio Muniz. Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco. 2012. 65f. - TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. |
id |
UFC-7_9e4ef116b9c2eb8ec244634336d404bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/29181 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom BoscoLeituraEscritaAlfabetizaçãoCHAVES, Flávio Muniz. Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco. 2012. 65f. - TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.O presente trabalho tenta retratar uma realidade pouco discutida e divulgada, tanto dentro da academia como nos meios de comunicação: as práticas alfabetizadoras de leitura e escrita em um centro educativo que recebe adolescentes em conflito com a lei. A leitura e a escrita é tão importante quanto o ar que respiramos, quanto à água que bebemos e as escolhas que fazemos na política. Alfabetizar-se e letrar-se na atualidade pode parecer comum e banal; mas, quando falamos de adolescentes em conflito com a lei, se torna muito complexo. Temos muitos fatores sociais que contribuem para uma situação de analfabetismo entre esses adolescentes. As professoras alfabetizadoras estão todos os dias levando o conhecimento adquirido em sua formação, muitas vezes distante da realidade dos adolescentes, mais fazendo com que eles despertem para o prazer de ler e de escrever, querendo que os adolescentes reescrevam a sua história de vida. As práticas de leitura e escrita descritas nesse trabalho foram pesquisada no Centro Educacional Dom Bosco. Foram analisadas as práticas de leitura e escrita, a formação inicial e continuada das professoras, sua identidade como profissional, estrutura do local pesquisado, material didático alfabetizador e o trabalho da equipe multidisciplinar do Centro Educativo Dom Bosco. Não se pode ficar só no discurso, tem-se que modificar a prática cotidiana. Mais, precisamos de no mínimo, uma boa estrutura e professores com uma formação mais preparada para enfrentar a realidade aonde a educação precisa estar presente. Sendo que somente essa educação, através da aprendizagem, pode ocasionar uma mudança de comportamento. Sem educação de qualidade, valorização profissional e estrutura adequada não haverá ressocialização.Olinda, Ercília Maria Braga deChaves, Flávio Muniz2018-01-24T13:44:31Z2018-01-24T13:44:31Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfChaves, F. M.; Olinda, E. B. (2012)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29181porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-22T15:15:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29181Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:05.125520Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco |
title |
Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco |
spellingShingle |
Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco Chaves, Flávio Muniz Leitura Escrita Alfabetização |
title_short |
Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco |
title_full |
Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco |
title_fullStr |
Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco |
title_full_unstemmed |
Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco |
title_sort |
Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco |
author |
Chaves, Flávio Muniz |
author_facet |
Chaves, Flávio Muniz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Olinda, Ercília Maria Braga de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Flávio Muniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Alfabetização |
topic |
Leitura Escrita Alfabetização |
description |
CHAVES, Flávio Muniz. Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco. 2012. 65f. - TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2018-01-24T13:44:31Z 2018-01-24T13:44:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Chaves, F. M.; Olinda, E. B. (2012) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29181 |
identifier_str_mv |
Chaves, F. M.; Olinda, E. B. (2012) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028759767351296 |