A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Patrícia Araújo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477
Resumo: VIEIRA, Patrícia Araújo. A importância do trabalho com pesquisação-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos.. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008.
id UFC-7_9f96cf7f76a09487cfd7bdd2d3bf6250
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26477
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdosPesquisa-açãoProfessor-pesquisadorsurdezVIEIRA, Patrícia Araújo. A importância do trabalho com pesquisação-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos.. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008.Esta pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2007, no Curso de Mestrado em Lingüística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará (CMLA – UECE). Neste trabalho, procuro relatar uma experiência de pesquisa-ação com meus alunos surdos do BIOS (Bíblico Instituto de Obreiros Surdo) em Maracanaú-CE, tendo como foco o ensino da língua portuguesa como uma segunda língua (L2) a esses sujeitos. Souza (2007) define a pesquisa-ação como um método de pesquisa, cujo principal objetivo é investigar o que realmente acontece numa determinada atividade em sala de aula. Os alunos do BIOS têm o ensino médio concluído. O objetivo desse curso é ajudá-los no desenvolvimento da leitura em língua portuguesa. O trabalho com pesquisa-ação me mostrou a importância do professor conhecer bem o contexto comunicativo de seus alunos. Não basta fazer somente leituras sobre atividades e estratégias que desenvolvam o desempenho leitor desses sujeitos, é necessário que o professor de surdos esteja sempre estudando a língua de sinais e que também esteja infiltrado na cultura surda.I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa2017-10-07T15:05:29Z2017-10-07T15:05:29Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVieira, P. A. (2008)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477Vieira, Patrícia Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-07T15:05:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26477Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:28.237273Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos
title A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos
spellingShingle A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos
Vieira, Patrícia Araújo
Pesquisa-ação
Professor-pesquisador
surdez
title_short A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos
title_full A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos
title_fullStr A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos
title_full_unstemmed A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos
title_sort A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos
author Vieira, Patrícia Araújo
author_facet Vieira, Patrícia Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Patrícia Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-ação
Professor-pesquisador
surdez
topic Pesquisa-ação
Professor-pesquisador
surdez
description VIEIRA, Patrícia Araújo. A importância do trabalho com pesquisação-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos.. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2017-10-07T15:05:29Z
2017-10-07T15:05:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Vieira, P. A. (2008)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477
identifier_str_mv Vieira, P. A. (2008)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028966591627265