A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477 |
Resumo: | VIEIRA, Patrícia Araújo. A importância do trabalho com pesquisação-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos.. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008. |
id |
UFC-7_9f96cf7f76a09487cfd7bdd2d3bf6250 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/26477 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdosPesquisa-açãoProfessor-pesquisadorsurdezVIEIRA, Patrícia Araújo. A importância do trabalho com pesquisação-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos.. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008.Esta pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2007, no Curso de Mestrado em Lingüística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará (CMLA – UECE). Neste trabalho, procuro relatar uma experiência de pesquisa-ação com meus alunos surdos do BIOS (Bíblico Instituto de Obreiros Surdo) em Maracanaú-CE, tendo como foco o ensino da língua portuguesa como uma segunda língua (L2) a esses sujeitos. Souza (2007) define a pesquisa-ação como um método de pesquisa, cujo principal objetivo é investigar o que realmente acontece numa determinada atividade em sala de aula. Os alunos do BIOS têm o ensino médio concluído. O objetivo desse curso é ajudá-los no desenvolvimento da leitura em língua portuguesa. O trabalho com pesquisa-ação me mostrou a importância do professor conhecer bem o contexto comunicativo de seus alunos. Não basta fazer somente leituras sobre atividades e estratégias que desenvolvam o desempenho leitor desses sujeitos, é necessário que o professor de surdos esteja sempre estudando a língua de sinais e que também esteja infiltrado na cultura surda.I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa2017-10-07T15:05:29Z2017-10-07T15:05:29Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVieira, P. A. (2008)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477Vieira, Patrícia Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-07T15:05:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26477Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:28.237273Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos |
title |
A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos |
spellingShingle |
A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos Vieira, Patrícia Araújo Pesquisa-ação Professor-pesquisador surdez |
title_short |
A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos |
title_full |
A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos |
title_fullStr |
A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos |
title_full_unstemmed |
A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos |
title_sort |
A importância do trabalho com pesquisa-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos |
author |
Vieira, Patrícia Araújo |
author_facet |
Vieira, Patrícia Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Patrícia Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa-ação Professor-pesquisador surdez |
topic |
Pesquisa-ação Professor-pesquisador surdez |
description |
VIEIRA, Patrícia Araújo. A importância do trabalho com pesquisação-ação no ensino do português como L2 para sujeitos surdos.. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2017-10-07T15:05:29Z 2017-10-07T15:05:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Vieira, P. A. (2008) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477 |
identifier_str_mv |
Vieira, P. A. (2008) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028966591627265 |