A prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53002 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo verificar como é a prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantes, do Programa Universidade Aberta do Brasil, do Curso de Licenciatura em Matemática, no Polo Regional de Ibotirama. A avaliação da aprendizagem na educação superior é uma temática que demanda um estudo sobre as diferentes percepções dos sujeitos integrantes desta modalidade de ensino. A metodologia utilizada com base em uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, contando com a participação de 16 acadêmicos. Uma turma formada em grande parte por pessoas do sexo feminino, com a faixa etária predominante de 31-40 anos. Estes trabalham na área de ensino e pretendem quando concluírem o curso serem professores de matemática. Observou-se que as práticas avaliativas do curso investigado têm o foco nos aspectos quantitativos, os discentes não participação nos processos de decisão do curso. Embora as práticas avaliativas dos mesmos serem voltadas para os aspectos quantitativos desejam realizar novas práticas com seus estudantes no exercício da docência. Desta forma, considera-se que os resultados desta pesquisa poderão servir de subsídio para orientação dos profissionais da educação que desenvolvam, principalmente, trabalhos de formulação de cursos, disciplinas na modalidade a distância possibilitando uma ampliação da discussão da importância de práticas avaliativas condizentes com os objetivos propostos para a mesma. |
id |
UFC-7_a10835b7743f802f7cabf4353adeaa20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/53002 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantesAprendizagem-avaliaçãoEducação a distânciaTecnologias da informação e comunicaçãoO presente estudo tem como objetivo verificar como é a prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantes, do Programa Universidade Aberta do Brasil, do Curso de Licenciatura em Matemática, no Polo Regional de Ibotirama. A avaliação da aprendizagem na educação superior é uma temática que demanda um estudo sobre as diferentes percepções dos sujeitos integrantes desta modalidade de ensino. A metodologia utilizada com base em uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, contando com a participação de 16 acadêmicos. Uma turma formada em grande parte por pessoas do sexo feminino, com a faixa etária predominante de 31-40 anos. Estes trabalham na área de ensino e pretendem quando concluírem o curso serem professores de matemática. Observou-se que as práticas avaliativas do curso investigado têm o foco nos aspectos quantitativos, os discentes não participação nos processos de decisão do curso. Embora as práticas avaliativas dos mesmos serem voltadas para os aspectos quantitativos desejam realizar novas práticas com seus estudantes no exercício da docência. Desta forma, considera-se que os resultados desta pesquisa poderão servir de subsídio para orientação dos profissionais da educação que desenvolvam, principalmente, trabalhos de formulação de cursos, disciplinas na modalidade a distância possibilitando uma ampliação da discussão da importância de práticas avaliativas condizentes com os objetivos propostos para a mesma.Realize Eventos2020-07-20T11:21:11Z2020-07-20T11:21:11Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfNASCIMENTO, Jaqueline Dourado do. A prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantes. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.978-65-86901-07-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53002Nascimento, Jaqueline Dourado doporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-20T11:21:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53002Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-07-20T11:21:11Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantes |
title |
A prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantes |
spellingShingle |
A prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantes Nascimento, Jaqueline Dourado do Aprendizagem-avaliação Educação a distância Tecnologias da informação e comunicação |
title_short |
A prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantes |
title_full |
A prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantes |
title_fullStr |
A prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantes |
title_full_unstemmed |
A prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantes |
title_sort |
A prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantes |
author |
Nascimento, Jaqueline Dourado do |
author_facet |
Nascimento, Jaqueline Dourado do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Jaqueline Dourado do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem-avaliação Educação a distância Tecnologias da informação e comunicação |
topic |
Aprendizagem-avaliação Educação a distância Tecnologias da informação e comunicação |
description |
O presente estudo tem como objetivo verificar como é a prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantes, do Programa Universidade Aberta do Brasil, do Curso de Licenciatura em Matemática, no Polo Regional de Ibotirama. A avaliação da aprendizagem na educação superior é uma temática que demanda um estudo sobre as diferentes percepções dos sujeitos integrantes desta modalidade de ensino. A metodologia utilizada com base em uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, contando com a participação de 16 acadêmicos. Uma turma formada em grande parte por pessoas do sexo feminino, com a faixa etária predominante de 31-40 anos. Estes trabalham na área de ensino e pretendem quando concluírem o curso serem professores de matemática. Observou-se que as práticas avaliativas do curso investigado têm o foco nos aspectos quantitativos, os discentes não participação nos processos de decisão do curso. Embora as práticas avaliativas dos mesmos serem voltadas para os aspectos quantitativos desejam realizar novas práticas com seus estudantes no exercício da docência. Desta forma, considera-se que os resultados desta pesquisa poderão servir de subsídio para orientação dos profissionais da educação que desenvolvam, principalmente, trabalhos de formulação de cursos, disciplinas na modalidade a distância possibilitando uma ampliação da discussão da importância de práticas avaliativas condizentes com os objetivos propostos para a mesma. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-20T11:21:11Z 2020-07-20T11:21:11Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Jaqueline Dourado do. A prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantes. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. 978-65-86901-07-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53002 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Jaqueline Dourado do. A prática avaliativa em educação a distância na visão dos estudantes. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. 978-65-86901-07-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Realize Eventos |
publisher.none.fl_str_mv |
Realize Eventos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806600819769344 |