Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo, Nadia Maria Freitas
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues, Amanda Kelly da Silva, Silva, Larissa Batalha Santos da, Oliveira, John Allyson Andrade, Rezende, Carla Ferreira, Nojosa, Diva Maria Borges
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45240
Resumo: Desenvolver metodologias que maximizem a aprendizagem dos estudantes tem sido um desafio para educadores. O uso de tecnologias tem colaborado efetivamente para a criação de técnicas de ensino mais atrativas, como é o caso da produção de vídeos didáticos, que aumentam o foco e o interesse dos alunos em relação ao conteúdo abordado. O objetivo deste trabalho foi produzir vídeos-dissecação para serem aplicados durante as aulas práticas da disciplina de Cordados. Para tal, os monitores (sob a orientação do professor) escolheram os taxa, elaboraram um planejamento dos tópicos e estruturas a serem destacadas, adquiriram os exemplares e gravaram a dissecação de dois peixes (tilápia e raia), um anfíbio (sapo), uma ave (galinha) e um mamífero (rato de biotério). Durante a elaboração dos vídeos, o apresentador dissecava o animal enquanto indicava os órgãos internos e comentava suas funções e outras informações. Nas gravações foi utilizada uma máquina fotográfica (Canon-EOS 600D) e o Programa Movie Maker para a edição dos vídeos. Os animais dissecados foram obtidos em locais para consumo humano, no biotério ou na coleção científica do NUROF-UFC, visto que em casos de uso de animais silvestres é necessário autorização didática do SISBIO-ICMBio. Os vídeos foram exibidos durante as aulas práticas das disciplinas de Cordados durante o semestre 2016.1, com repetição em 2016-2. Os resultados demonstram que o uso de vídeos, combinado com a observação de exemplares de animais já fixados, tornou o conteúdo mais atrativo para os alunos, os quais relataram que assim as informações ficaram mais claras e interessantes. Também permitem que, eutanasiando um único exemplar, todos observem por diversas vezes a dissecação de um animal fresco, o que facilita a diferenciação das estruturas da morfologia e a compreensão de como estão integradas no corpo do animal. Portanto, a produção de vídeos-dissecação se configura como uma ferramenta útil, prática e de longo prazo para aulas de Cordados.
id UFC-7_aa948a7a58b0109b1bbc7487097d1c2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45240
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordadosTécnicas de ensinoTécnicas visuaisDesenvolver metodologias que maximizem a aprendizagem dos estudantes tem sido um desafio para educadores. O uso de tecnologias tem colaborado efetivamente para a criação de técnicas de ensino mais atrativas, como é o caso da produção de vídeos didáticos, que aumentam o foco e o interesse dos alunos em relação ao conteúdo abordado. O objetivo deste trabalho foi produzir vídeos-dissecação para serem aplicados durante as aulas práticas da disciplina de Cordados. Para tal, os monitores (sob a orientação do professor) escolheram os taxa, elaboraram um planejamento dos tópicos e estruturas a serem destacadas, adquiriram os exemplares e gravaram a dissecação de dois peixes (tilápia e raia), um anfíbio (sapo), uma ave (galinha) e um mamífero (rato de biotério). Durante a elaboração dos vídeos, o apresentador dissecava o animal enquanto indicava os órgãos internos e comentava suas funções e outras informações. Nas gravações foi utilizada uma máquina fotográfica (Canon-EOS 600D) e o Programa Movie Maker para a edição dos vídeos. Os animais dissecados foram obtidos em locais para consumo humano, no biotério ou na coleção científica do NUROF-UFC, visto que em casos de uso de animais silvestres é necessário autorização didática do SISBIO-ICMBio. Os vídeos foram exibidos durante as aulas práticas das disciplinas de Cordados durante o semestre 2016.1, com repetição em 2016-2. Os resultados demonstram que o uso de vídeos, combinado com a observação de exemplares de animais já fixados, tornou o conteúdo mais atrativo para os alunos, os quais relataram que assim as informações ficaram mais claras e interessantes. Também permitem que, eutanasiando um único exemplar, todos observem por diversas vezes a dissecação de um animal fresco, o que facilita a diferenciação das estruturas da morfologia e a compreensão de como estão integradas no corpo do animal. Portanto, a produção de vídeos-dissecação se configura como uma ferramenta útil, prática e de longo prazo para aulas de Cordados.Universidade Federal do Ceará2019-08-28T18:56:19Z2019-08-28T18:56:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfEDUARDO, Nadia Maria Freitas et al. Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45240Eduardo, Nadia Maria FreitasRodrigues, Amanda Kelly da SilvaSilva, Larissa Batalha Santos daOliveira, John Allyson AndradeRezende, Carla FerreiraNojosa, Diva Maria Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:42:56Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45240Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:10.434414Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados
title Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados
spellingShingle Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados
Eduardo, Nadia Maria Freitas
Técnicas de ensino
Técnicas visuais
title_short Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados
title_full Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados
title_fullStr Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados
title_full_unstemmed Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados
title_sort Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados
author Eduardo, Nadia Maria Freitas
author_facet Eduardo, Nadia Maria Freitas
Rodrigues, Amanda Kelly da Silva
Silva, Larissa Batalha Santos da
Oliveira, John Allyson Andrade
Rezende, Carla Ferreira
Nojosa, Diva Maria Borges
author_role author
author2 Rodrigues, Amanda Kelly da Silva
Silva, Larissa Batalha Santos da
Oliveira, John Allyson Andrade
Rezende, Carla Ferreira
Nojosa, Diva Maria Borges
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo, Nadia Maria Freitas
Rodrigues, Amanda Kelly da Silva
Silva, Larissa Batalha Santos da
Oliveira, John Allyson Andrade
Rezende, Carla Ferreira
Nojosa, Diva Maria Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Técnicas de ensino
Técnicas visuais
topic Técnicas de ensino
Técnicas visuais
description Desenvolver metodologias que maximizem a aprendizagem dos estudantes tem sido um desafio para educadores. O uso de tecnologias tem colaborado efetivamente para a criação de técnicas de ensino mais atrativas, como é o caso da produção de vídeos didáticos, que aumentam o foco e o interesse dos alunos em relação ao conteúdo abordado. O objetivo deste trabalho foi produzir vídeos-dissecação para serem aplicados durante as aulas práticas da disciplina de Cordados. Para tal, os monitores (sob a orientação do professor) escolheram os taxa, elaboraram um planejamento dos tópicos e estruturas a serem destacadas, adquiriram os exemplares e gravaram a dissecação de dois peixes (tilápia e raia), um anfíbio (sapo), uma ave (galinha) e um mamífero (rato de biotério). Durante a elaboração dos vídeos, o apresentador dissecava o animal enquanto indicava os órgãos internos e comentava suas funções e outras informações. Nas gravações foi utilizada uma máquina fotográfica (Canon-EOS 600D) e o Programa Movie Maker para a edição dos vídeos. Os animais dissecados foram obtidos em locais para consumo humano, no biotério ou na coleção científica do NUROF-UFC, visto que em casos de uso de animais silvestres é necessário autorização didática do SISBIO-ICMBio. Os vídeos foram exibidos durante as aulas práticas das disciplinas de Cordados durante o semestre 2016.1, com repetição em 2016-2. Os resultados demonstram que o uso de vídeos, combinado com a observação de exemplares de animais já fixados, tornou o conteúdo mais atrativo para os alunos, os quais relataram que assim as informações ficaram mais claras e interessantes. Também permitem que, eutanasiando um único exemplar, todos observem por diversas vezes a dissecação de um animal fresco, o que facilita a diferenciação das estruturas da morfologia e a compreensão de como estão integradas no corpo do animal. Portanto, a produção de vídeos-dissecação se configura como uma ferramenta útil, prática e de longo prazo para aulas de Cordados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-28T18:56:19Z
2019-08-28T18:56:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv EDUARDO, Nadia Maria Freitas et al. Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45240
identifier_str_mv EDUARDO, Nadia Maria Freitas et al. Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028730892713984