Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45240 |
Resumo: | Desenvolver metodologias que maximizem a aprendizagem dos estudantes tem sido um desafio para educadores. O uso de tecnologias tem colaborado efetivamente para a criação de técnicas de ensino mais atrativas, como é o caso da produção de vídeos didáticos, que aumentam o foco e o interesse dos alunos em relação ao conteúdo abordado. O objetivo deste trabalho foi produzir vídeos-dissecação para serem aplicados durante as aulas práticas da disciplina de Cordados. Para tal, os monitores (sob a orientação do professor) escolheram os taxa, elaboraram um planejamento dos tópicos e estruturas a serem destacadas, adquiriram os exemplares e gravaram a dissecação de dois peixes (tilápia e raia), um anfíbio (sapo), uma ave (galinha) e um mamífero (rato de biotério). Durante a elaboração dos vídeos, o apresentador dissecava o animal enquanto indicava os órgãos internos e comentava suas funções e outras informações. Nas gravações foi utilizada uma máquina fotográfica (Canon-EOS 600D) e o Programa Movie Maker para a edição dos vídeos. Os animais dissecados foram obtidos em locais para consumo humano, no biotério ou na coleção científica do NUROF-UFC, visto que em casos de uso de animais silvestres é necessário autorização didática do SISBIO-ICMBio. Os vídeos foram exibidos durante as aulas práticas das disciplinas de Cordados durante o semestre 2016.1, com repetição em 2016-2. Os resultados demonstram que o uso de vídeos, combinado com a observação de exemplares de animais já fixados, tornou o conteúdo mais atrativo para os alunos, os quais relataram que assim as informações ficaram mais claras e interessantes. Também permitem que, eutanasiando um único exemplar, todos observem por diversas vezes a dissecação de um animal fresco, o que facilita a diferenciação das estruturas da morfologia e a compreensão de como estão integradas no corpo do animal. Portanto, a produção de vídeos-dissecação se configura como uma ferramenta útil, prática e de longo prazo para aulas de Cordados. |
id |
UFC-7_aa948a7a58b0109b1bbc7487097d1c2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45240 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordadosTécnicas de ensinoTécnicas visuaisDesenvolver metodologias que maximizem a aprendizagem dos estudantes tem sido um desafio para educadores. O uso de tecnologias tem colaborado efetivamente para a criação de técnicas de ensino mais atrativas, como é o caso da produção de vídeos didáticos, que aumentam o foco e o interesse dos alunos em relação ao conteúdo abordado. O objetivo deste trabalho foi produzir vídeos-dissecação para serem aplicados durante as aulas práticas da disciplina de Cordados. Para tal, os monitores (sob a orientação do professor) escolheram os taxa, elaboraram um planejamento dos tópicos e estruturas a serem destacadas, adquiriram os exemplares e gravaram a dissecação de dois peixes (tilápia e raia), um anfíbio (sapo), uma ave (galinha) e um mamífero (rato de biotério). Durante a elaboração dos vídeos, o apresentador dissecava o animal enquanto indicava os órgãos internos e comentava suas funções e outras informações. Nas gravações foi utilizada uma máquina fotográfica (Canon-EOS 600D) e o Programa Movie Maker para a edição dos vídeos. Os animais dissecados foram obtidos em locais para consumo humano, no biotério ou na coleção científica do NUROF-UFC, visto que em casos de uso de animais silvestres é necessário autorização didática do SISBIO-ICMBio. Os vídeos foram exibidos durante as aulas práticas das disciplinas de Cordados durante o semestre 2016.1, com repetição em 2016-2. Os resultados demonstram que o uso de vídeos, combinado com a observação de exemplares de animais já fixados, tornou o conteúdo mais atrativo para os alunos, os quais relataram que assim as informações ficaram mais claras e interessantes. Também permitem que, eutanasiando um único exemplar, todos observem por diversas vezes a dissecação de um animal fresco, o que facilita a diferenciação das estruturas da morfologia e a compreensão de como estão integradas no corpo do animal. Portanto, a produção de vídeos-dissecação se configura como uma ferramenta útil, prática e de longo prazo para aulas de Cordados.Universidade Federal do Ceará2019-08-28T18:56:19Z2019-08-28T18:56:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfEDUARDO, Nadia Maria Freitas et al. Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45240Eduardo, Nadia Maria FreitasRodrigues, Amanda Kelly da SilvaSilva, Larissa Batalha Santos daOliveira, John Allyson AndradeRezende, Carla FerreiraNojosa, Diva Maria Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:42:56Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45240Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:10.434414Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados |
title |
Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados |
spellingShingle |
Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados Eduardo, Nadia Maria Freitas Técnicas de ensino Técnicas visuais |
title_short |
Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados |
title_full |
Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados |
title_fullStr |
Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados |
title_full_unstemmed |
Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados |
title_sort |
Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados |
author |
Eduardo, Nadia Maria Freitas |
author_facet |
Eduardo, Nadia Maria Freitas Rodrigues, Amanda Kelly da Silva Silva, Larissa Batalha Santos da Oliveira, John Allyson Andrade Rezende, Carla Ferreira Nojosa, Diva Maria Borges |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Amanda Kelly da Silva Silva, Larissa Batalha Santos da Oliveira, John Allyson Andrade Rezende, Carla Ferreira Nojosa, Diva Maria Borges |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eduardo, Nadia Maria Freitas Rodrigues, Amanda Kelly da Silva Silva, Larissa Batalha Santos da Oliveira, John Allyson Andrade Rezende, Carla Ferreira Nojosa, Diva Maria Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnicas de ensino Técnicas visuais |
topic |
Técnicas de ensino Técnicas visuais |
description |
Desenvolver metodologias que maximizem a aprendizagem dos estudantes tem sido um desafio para educadores. O uso de tecnologias tem colaborado efetivamente para a criação de técnicas de ensino mais atrativas, como é o caso da produção de vídeos didáticos, que aumentam o foco e o interesse dos alunos em relação ao conteúdo abordado. O objetivo deste trabalho foi produzir vídeos-dissecação para serem aplicados durante as aulas práticas da disciplina de Cordados. Para tal, os monitores (sob a orientação do professor) escolheram os taxa, elaboraram um planejamento dos tópicos e estruturas a serem destacadas, adquiriram os exemplares e gravaram a dissecação de dois peixes (tilápia e raia), um anfíbio (sapo), uma ave (galinha) e um mamífero (rato de biotério). Durante a elaboração dos vídeos, o apresentador dissecava o animal enquanto indicava os órgãos internos e comentava suas funções e outras informações. Nas gravações foi utilizada uma máquina fotográfica (Canon-EOS 600D) e o Programa Movie Maker para a edição dos vídeos. Os animais dissecados foram obtidos em locais para consumo humano, no biotério ou na coleção científica do NUROF-UFC, visto que em casos de uso de animais silvestres é necessário autorização didática do SISBIO-ICMBio. Os vídeos foram exibidos durante as aulas práticas das disciplinas de Cordados durante o semestre 2016.1, com repetição em 2016-2. Os resultados demonstram que o uso de vídeos, combinado com a observação de exemplares de animais já fixados, tornou o conteúdo mais atrativo para os alunos, os quais relataram que assim as informações ficaram mais claras e interessantes. Também permitem que, eutanasiando um único exemplar, todos observem por diversas vezes a dissecação de um animal fresco, o que facilita a diferenciação das estruturas da morfologia e a compreensão de como estão integradas no corpo do animal. Portanto, a produção de vídeos-dissecação se configura como uma ferramenta útil, prática e de longo prazo para aulas de Cordados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-28T18:56:19Z 2019-08-28T18:56:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
EDUARDO, Nadia Maria Freitas et al. Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45240 |
identifier_str_mv |
EDUARDO, Nadia Maria Freitas et al. Elaboração de vídeos-dissecação como material didático para a disciplina de cordados. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028730892713984 |