História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Helayne Mikaele Silva
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Batista Júnior, João do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838
Resumo: Este artigo visa analisar como a Revolução Mexicana é abordada em alguns livros didáticos do ensino médio, observando como a história da América Latina é ensinada atualmente e qual a importância que está sendo dada a essa temática. Procuramos trazer à tona as ausências e as ênfases colocadas nesses livros e qual o recorte temporal utilizado por seus autores, dialogando sempre com a historiografia acadêmica acerca do tema, buscando delinear algumas perspectivas teóricas acerca das características que os livros didáticos assumem. Dessa forma, percebemos o livro didático como uma mercadoria (que enquanto tal obedece às demandas do mercado), bem como um difusor de ideologias.
id UFC-7_ab586fed695276270a3a803f6b32fb70
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14838
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticosLivro didáticoRevoluçãoEnsinoHistóriaAméricaEste artigo visa analisar como a Revolução Mexicana é abordada em alguns livros didáticos do ensino médio, observando como a história da América Latina é ensinada atualmente e qual a importância que está sendo dada a essa temática. Procuramos trazer à tona as ausências e as ênfases colocadas nesses livros e qual o recorte temporal utilizado por seus autores, dialogando sempre com a historiografia acadêmica acerca do tema, buscando delinear algumas perspectivas teóricas acerca das características que os livros didáticos assumem. Dessa forma, percebemos o livro didático como uma mercadoria (que enquanto tal obedece às demandas do mercado), bem como um difusor de ideologias.http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/14552016-01-20T14:28:58Z2016-01-20T14:28:58Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, Helayne Mikaele Silva; BATISTA JÚNIOR, João do Carmo . História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos. Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.4, n.2 p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455>. Acesso em: 01 dez. 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838Lima, Helayne Mikaele SilvaBatista Júnior, João do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:49:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14838Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:49.039393Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos
title História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos
spellingShingle História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos
Lima, Helayne Mikaele Silva
Livro didático
Revolução
Ensino
História
América
title_short História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos
title_full História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos
title_fullStr História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos
title_full_unstemmed História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos
title_sort História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos
author Lima, Helayne Mikaele Silva
author_facet Lima, Helayne Mikaele Silva
Batista Júnior, João do Carmo
author_role author
author2 Batista Júnior, João do Carmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Helayne Mikaele Silva
Batista Júnior, João do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Revolução
Ensino
História
América
topic Livro didático
Revolução
Ensino
História
América
description Este artigo visa analisar como a Revolução Mexicana é abordada em alguns livros didáticos do ensino médio, observando como a história da América Latina é ensinada atualmente e qual a importância que está sendo dada a essa temática. Procuramos trazer à tona as ausências e as ênfases colocadas nesses livros e qual o recorte temporal utilizado por seus autores, dialogando sempre com a historiografia acadêmica acerca do tema, buscando delinear algumas perspectivas teóricas acerca das características que os livros didáticos assumem. Dessa forma, percebemos o livro didático como uma mercadoria (que enquanto tal obedece às demandas do mercado), bem como um difusor de ideologias.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-01-20T14:28:58Z
2016-01-20T14:28:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Helayne Mikaele Silva; BATISTA JÚNIOR, João do Carmo . História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos. Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.4, n.2 p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455>. Acesso em: 01 dez. 2015.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838
identifier_str_mv LIMA, Helayne Mikaele Silva; BATISTA JÚNIOR, João do Carmo . História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos. Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.4, n.2 p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455>. Acesso em: 01 dez. 2015.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455
publisher.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028728264982528