História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838 |
Resumo: | Este artigo visa analisar como a Revolução Mexicana é abordada em alguns livros didáticos do ensino médio, observando como a história da América Latina é ensinada atualmente e qual a importância que está sendo dada a essa temática. Procuramos trazer à tona as ausências e as ênfases colocadas nesses livros e qual o recorte temporal utilizado por seus autores, dialogando sempre com a historiografia acadêmica acerca do tema, buscando delinear algumas perspectivas teóricas acerca das características que os livros didáticos assumem. Dessa forma, percebemos o livro didático como uma mercadoria (que enquanto tal obedece às demandas do mercado), bem como um difusor de ideologias. |
id |
UFC-7_ab586fed695276270a3a803f6b32fb70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14838 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticosLivro didáticoRevoluçãoEnsinoHistóriaAméricaEste artigo visa analisar como a Revolução Mexicana é abordada em alguns livros didáticos do ensino médio, observando como a história da América Latina é ensinada atualmente e qual a importância que está sendo dada a essa temática. Procuramos trazer à tona as ausências e as ênfases colocadas nesses livros e qual o recorte temporal utilizado por seus autores, dialogando sempre com a historiografia acadêmica acerca do tema, buscando delinear algumas perspectivas teóricas acerca das características que os livros didáticos assumem. Dessa forma, percebemos o livro didático como uma mercadoria (que enquanto tal obedece às demandas do mercado), bem como um difusor de ideologias.http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/14552016-01-20T14:28:58Z2016-01-20T14:28:58Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, Helayne Mikaele Silva; BATISTA JÚNIOR, João do Carmo . História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos. Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.4, n.2 p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455>. Acesso em: 01 dez. 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838Lima, Helayne Mikaele SilvaBatista Júnior, João do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:49:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14838Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:49.039393Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos |
title |
História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos |
spellingShingle |
História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos Lima, Helayne Mikaele Silva Livro didático Revolução Ensino História América |
title_short |
História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos |
title_full |
História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos |
title_fullStr |
História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos |
title_full_unstemmed |
História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos |
title_sort |
História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos |
author |
Lima, Helayne Mikaele Silva |
author_facet |
Lima, Helayne Mikaele Silva Batista Júnior, João do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Batista Júnior, João do Carmo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Helayne Mikaele Silva Batista Júnior, João do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Revolução Ensino História América |
topic |
Livro didático Revolução Ensino História América |
description |
Este artigo visa analisar como a Revolução Mexicana é abordada em alguns livros didáticos do ensino médio, observando como a história da América Latina é ensinada atualmente e qual a importância que está sendo dada a essa temática. Procuramos trazer à tona as ausências e as ênfases colocadas nesses livros e qual o recorte temporal utilizado por seus autores, dialogando sempre com a historiografia acadêmica acerca do tema, buscando delinear algumas perspectivas teóricas acerca das características que os livros didáticos assumem. Dessa forma, percebemos o livro didático como uma mercadoria (que enquanto tal obedece às demandas do mercado), bem como um difusor de ideologias. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2016-01-20T14:28:58Z 2016-01-20T14:28:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Helayne Mikaele Silva; BATISTA JÚNIOR, João do Carmo . História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos. Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.4, n.2 p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455>. Acesso em: 01 dez. 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838 |
identifier_str_mv |
LIMA, Helayne Mikaele Silva; BATISTA JÚNIOR, João do Carmo . História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos. Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.4, n.2 p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455>. Acesso em: 01 dez. 2015. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455 |
publisher.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028728264982528 |