Casar segunda vez nos sertões: casos de bigamia na Capitania do Ceará Grande (1752-1798)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42175 |
Resumo: | Transplantada para a América portuguesa no século XVI, inspirada e submissa aos preceitos ditados no Concílio Trento que vigoraram em Portugal a partir do alvará de 12 de setembro de 1564 3, a Igreja católica ultrapassou o mar e marcou de forma substancial o dia a dia dos colonos que ocupavam as novas terras, em um empreendimento que constituía não só em organizar famílias em novos espaços, mas também em se legitimar por meio de práticas como o batismo dos filhos, a celebração dos esponsais e dos matrimônios, e os rituais funerários (SILVA, 2001: 9). Nesse sentido, homens e mulheres, sob pena de excomunhão, tinham suas vidas esquadrinhadas por sacramentos que inspiravam a conduta do “bom cristão” e em atividades que despontassem sua fé, dentre elas as principais tenham sido os cortejos religiosos e o pedido de perdão nas confissões que marcavam o “consciente” moral da população. [...] |
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Transplantada para a América portuguesa no século XVI, inspirada e submissa aos preceitos ditados no Concílio Trento que vigoraram em Portugal a partir do alvará de 12 de setembro de 1564 3, a Igreja católica ultrapassou o mar e marcou de forma substancial o dia a dia dos colonos que ocupavam as novas terras, em um empreendimento que constituía não só em organizar famílias em novos espaços, mas também em se legitimar por meio de práticas como o batismo dos filhos, a celebração dos esponsais e dos matrimônios, e os rituais funerários (SILVA, 2001: 9). Nesse sentido, homens e mulheres, sob pena de excomunhão, tinham suas vidas esquadrinhadas por sacramentos que inspiravam a conduta do “bom cristão” e em atividades que despontassem sua fé, dentre elas as principais tenham sido os cortejos religiosos e o pedido de perdão nas confissões que marcavam o “consciente” moral da população. [...] |
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