Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47379 |
Resumo: | A necessidade de um subsistema de educação que venha a atender às necessidades de uma população com características diferenciadas em seu processo de desenvolvimento ou em sua estrutura física, sensorial ou cognitiva surge por razões múltiplas. A mais relevante delas se dá no momento em que a escola comum se depara com a grande diversidade no desempenho escolar de crianças. Assim, a Educação Especial surge para oferecer atendimento, os guais a educação comum não contempla.[...]Na perspectiva do sistema nacional de educação, a educação especial é conceituada como uma modalidade de ensino que acompanha o aluno desde a educação infantil até ao ensino superior, perpassando assim todos os níveis e outras modalidades de ensino. Tem como objetivo, o atendimento às necessidades educativas daqueles alunos que apresentam modos diferenciados de apreender o mundo e com ele interagir. Seu público alvo é composto por alunos com deficiência de natureza física, sensorial, intelectual ou mental, com transtornos globais do desenvolvimento e os alunos com altas habilidades ou superdotação.[...] |
id |
UFC-7_ae6726ad4064517d9c72b73979351254 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47379 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuaisEducação dos Deficientes IntelectuaisIncapacidade intelectualAcessibilidade para estudantes com deficiênciaEducação InterculturalA necessidade de um subsistema de educação que venha a atender às necessidades de uma população com características diferenciadas em seu processo de desenvolvimento ou em sua estrutura física, sensorial ou cognitiva surge por razões múltiplas. A mais relevante delas se dá no momento em que a escola comum se depara com a grande diversidade no desempenho escolar de crianças. Assim, a Educação Especial surge para oferecer atendimento, os guais a educação comum não contempla.[...]Na perspectiva do sistema nacional de educação, a educação especial é conceituada como uma modalidade de ensino que acompanha o aluno desde a educação infantil até ao ensino superior, perpassando assim todos os níveis e outras modalidades de ensino. Tem como objetivo, o atendimento às necessidades educativas daqueles alunos que apresentam modos diferenciados de apreender o mundo e com ele interagir. Seu público alvo é composto por alunos com deficiência de natureza física, sensorial, intelectual ou mental, com transtornos globais do desenvolvimento e os alunos com altas habilidades ou superdotação.[...]Editora Mercado de Letras2019-11-04T10:49:04Z2019-11-04T10:49:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfLEITÃO, Vanda Magalhães; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte. Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 13-36.978-85-7591-562-2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47379Leitão, Vanda MagalhãesSilveira, Selene Maria Penaforteporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-04T10:57:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47379Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:45:09.379929Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais |
title |
Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais |
spellingShingle |
Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais Leitão, Vanda Magalhães Educação dos Deficientes Intelectuais Incapacidade intelectual Acessibilidade para estudantes com deficiência Educação Intercultural |
title_short |
Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais |
title_full |
Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais |
title_fullStr |
Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais |
title_full_unstemmed |
Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais |
title_sort |
Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais |
author |
Leitão, Vanda Magalhães |
author_facet |
Leitão, Vanda Magalhães Silveira, Selene Maria Penaforte |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Selene Maria Penaforte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, Vanda Magalhães Silveira, Selene Maria Penaforte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação dos Deficientes Intelectuais Incapacidade intelectual Acessibilidade para estudantes com deficiência Educação Intercultural |
topic |
Educação dos Deficientes Intelectuais Incapacidade intelectual Acessibilidade para estudantes com deficiência Educação Intercultural |
description |
A necessidade de um subsistema de educação que venha a atender às necessidades de uma população com características diferenciadas em seu processo de desenvolvimento ou em sua estrutura física, sensorial ou cognitiva surge por razões múltiplas. A mais relevante delas se dá no momento em que a escola comum se depara com a grande diversidade no desempenho escolar de crianças. Assim, a Educação Especial surge para oferecer atendimento, os guais a educação comum não contempla.[...]Na perspectiva do sistema nacional de educação, a educação especial é conceituada como uma modalidade de ensino que acompanha o aluno desde a educação infantil até ao ensino superior, perpassando assim todos os níveis e outras modalidades de ensino. Tem como objetivo, o atendimento às necessidades educativas daqueles alunos que apresentam modos diferenciados de apreender o mundo e com ele interagir. Seu público alvo é composto por alunos com deficiência de natureza física, sensorial, intelectual ou mental, com transtornos globais do desenvolvimento e os alunos com altas habilidades ou superdotação.[...] |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-04T10:49:04Z 2019-11-04T10:49:04Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEITÃO, Vanda Magalhães; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte. Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 13-36. 978-85-7591-562-2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47379 |
identifier_str_mv |
LEITÃO, Vanda Magalhães; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte. Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 13-36. 978-85-7591-562-2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mercado de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mercado de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028932149051392 |