Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Vanda Magalhães
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silveira, Selene Maria Penaforte
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47379
Resumo: A necessidade de um subsistema de educação que venha a atender às necessidades de uma população com características diferenciadas em seu processo de desenvolvimento ou em sua estrutura física, sensorial ou cognitiva surge por razões múltiplas. A mais relevante delas se dá no momento em que a escola comum se depara com a grande diversidade no desempenho escolar de crianças. Assim, a Educação Especial surge para oferecer atendimento, os guais a educação comum não contempla.[...]Na perspectiva do sistema nacional de educação, a educação especial é conceituada como uma modalidade de ensino que acompanha o aluno desde a educação infantil até ao ensino superior, perpassando assim todos os níveis e outras modalidades de ensino. Tem como objetivo, o atendimento às necessidades educativas daqueles alunos que apresentam modos diferenciados de apreender o mundo e com ele interagir. Seu público alvo é composto por alunos com deficiência de natureza física, sensorial, intelectual ou mental, com transtornos globais do desenvolvimento e os alunos com altas habilidades ou superdotação.[...]
id UFC-7_ae6726ad4064517d9c72b73979351254
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47379
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuaisEducação dos Deficientes IntelectuaisIncapacidade intelectualAcessibilidade para estudantes com deficiênciaEducação InterculturalA necessidade de um subsistema de educação que venha a atender às necessidades de uma população com características diferenciadas em seu processo de desenvolvimento ou em sua estrutura física, sensorial ou cognitiva surge por razões múltiplas. A mais relevante delas se dá no momento em que a escola comum se depara com a grande diversidade no desempenho escolar de crianças. Assim, a Educação Especial surge para oferecer atendimento, os guais a educação comum não contempla.[...]Na perspectiva do sistema nacional de educação, a educação especial é conceituada como uma modalidade de ensino que acompanha o aluno desde a educação infantil até ao ensino superior, perpassando assim todos os níveis e outras modalidades de ensino. Tem como objetivo, o atendimento às necessidades educativas daqueles alunos que apresentam modos diferenciados de apreender o mundo e com ele interagir. Seu público alvo é composto por alunos com deficiência de natureza física, sensorial, intelectual ou mental, com transtornos globais do desenvolvimento e os alunos com altas habilidades ou superdotação.[...]Editora Mercado de Letras2019-11-04T10:49:04Z2019-11-04T10:49:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfLEITÃO, Vanda Magalhães; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte. Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 13-36.978-85-7591-562-2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47379Leitão, Vanda MagalhãesSilveira, Selene Maria Penaforteporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-04T10:57:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47379Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:45:09.379929Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais
title Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais
spellingShingle Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais
Leitão, Vanda Magalhães
Educação dos Deficientes Intelectuais
Incapacidade intelectual
Acessibilidade para estudantes com deficiência
Educação Intercultural
title_short Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais
title_full Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais
title_fullStr Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais
title_full_unstemmed Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais
title_sort Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais
author Leitão, Vanda Magalhães
author_facet Leitão, Vanda Magalhães
Silveira, Selene Maria Penaforte
author_role author
author2 Silveira, Selene Maria Penaforte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Vanda Magalhães
Silveira, Selene Maria Penaforte
dc.subject.por.fl_str_mv Educação dos Deficientes Intelectuais
Incapacidade intelectual
Acessibilidade para estudantes com deficiência
Educação Intercultural
topic Educação dos Deficientes Intelectuais
Incapacidade intelectual
Acessibilidade para estudantes com deficiência
Educação Intercultural
description A necessidade de um subsistema de educação que venha a atender às necessidades de uma população com características diferenciadas em seu processo de desenvolvimento ou em sua estrutura física, sensorial ou cognitiva surge por razões múltiplas. A mais relevante delas se dá no momento em que a escola comum se depara com a grande diversidade no desempenho escolar de crianças. Assim, a Educação Especial surge para oferecer atendimento, os guais a educação comum não contempla.[...]Na perspectiva do sistema nacional de educação, a educação especial é conceituada como uma modalidade de ensino que acompanha o aluno desde a educação infantil até ao ensino superior, perpassando assim todos os níveis e outras modalidades de ensino. Tem como objetivo, o atendimento às necessidades educativas daqueles alunos que apresentam modos diferenciados de apreender o mundo e com ele interagir. Seu público alvo é composto por alunos com deficiência de natureza física, sensorial, intelectual ou mental, com transtornos globais do desenvolvimento e os alunos com altas habilidades ou superdotação.[...]
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-04T10:49:04Z
2019-11-04T10:49:04Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITÃO, Vanda Magalhães; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte. Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 13-36.
978-85-7591-562-2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47379
identifier_str_mv LEITÃO, Vanda Magalhães; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte. Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 13-36.
978-85-7591-562-2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mercado de Letras
publisher.none.fl_str_mv Editora Mercado de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028932149051392