Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4817 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa é analisar de que forma licenciandos transformam sua compreensão sobre docência a partir do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como problemas na formação de professores, a pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, apresenta por unidade de análise sete grupos de licenciandos participantes da disciplina Tecnodocência em 2016.2. A pesquisa se subdivide em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Constatou-se que as TDICs foram utilizadas somente quando solicitadas, e optaram pelo desenvolvimento instrucionista dos MADEs. Perceberam-se elementos indicativos de mudança na compreensão da docência diante da necessidade de repensá-la a partir do uso das tecnologias digitais. |
id |
VERACRUZ-0_773efe7097f88abd91048dcacc0f2fdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4817 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materialsDocência. Licenciatura. Tecnologias Digitais.O objetivo da pesquisa é analisar de que forma licenciandos transformam sua compreensão sobre docência a partir do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como problemas na formação de professores, a pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, apresenta por unidade de análise sete grupos de licenciandos participantes da disciplina Tecnodocência em 2016.2. A pesquisa se subdivide em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Constatou-se que as TDICs foram utilizadas somente quando solicitadas, e optaram pelo desenvolvimento instrucionista dos MADEs. Perceberam-se elementos indicativos de mudança na compreensão da docência diante da necessidade de repensá-la a partir do uso das tecnologias digitais. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/481710.34117/bjdv5n11-273Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26388-26403Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26388-26403Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26388-264032525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4817/4428Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciana deLoureiro, Robson CarlosTeles, Gabriela2021-02-15T12:36:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4817Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:00.327542Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials |
title |
Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials |
spellingShingle |
Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials Lima, Luciana de Docência. Licenciatura. Tecnologias Digitais. |
title_short |
Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials |
title_full |
Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials |
title_fullStr |
Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials |
title_full_unstemmed |
Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials |
title_sort |
Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials |
author |
Lima, Luciana de |
author_facet |
Lima, Luciana de Loureiro, Robson Carlos Teles, Gabriela |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Robson Carlos Teles, Gabriela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Luciana de Loureiro, Robson Carlos Teles, Gabriela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência. Licenciatura. Tecnologias Digitais. |
topic |
Docência. Licenciatura. Tecnologias Digitais. |
description |
O objetivo da pesquisa é analisar de que forma licenciandos transformam sua compreensão sobre docência a partir do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como problemas na formação de professores, a pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, apresenta por unidade de análise sete grupos de licenciandos participantes da disciplina Tecnodocência em 2016.2. A pesquisa se subdivide em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Constatou-se que as TDICs foram utilizadas somente quando solicitadas, e optaram pelo desenvolvimento instrucionista dos MADEs. Perceberam-se elementos indicativos de mudança na compreensão da docência diante da necessidade de repensá-la a partir do uso das tecnologias digitais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4817 10.34117/bjdv5n11-273 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4817 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n11-273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4817/4428 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26388-26403 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26388-26403 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26388-26403 2525-8761 10.34117/bjdv.v5i11 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645430861332480 |