Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luciana de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Loureiro, Robson Carlos, Teles, Gabriela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4817
Resumo: O objetivo da pesquisa é analisar de que forma licenciandos transformam sua compreensão sobre docência a partir do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como problemas na formação de professores, a pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, apresenta por unidade de análise sete grupos de licenciandos participantes da disciplina Tecnodocência em 2016.2. A pesquisa se subdivide em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Constatou-se que as TDICs foram utilizadas somente quando solicitadas, e optaram pelo desenvolvimento instrucionista dos MADEs. Perceberam-se elementos indicativos de mudança na compreensão da docência diante da necessidade de repensá-la a partir do uso das tecnologias digitais. 
id VERACRUZ-0_773efe7097f88abd91048dcacc0f2fdf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4817
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materialsDocência. Licenciatura. Tecnologias Digitais.O objetivo da pesquisa é analisar de que forma licenciandos transformam sua compreensão sobre docência a partir do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como problemas na formação de professores, a pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, apresenta por unidade de análise sete grupos de licenciandos participantes da disciplina Tecnodocência em 2016.2. A pesquisa se subdivide em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Constatou-se que as TDICs foram utilizadas somente quando solicitadas, e optaram pelo desenvolvimento instrucionista dos MADEs. Perceberam-se elementos indicativos de mudança na compreensão da docência diante da necessidade de repensá-la a partir do uso das tecnologias digitais. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/481710.34117/bjdv5n11-273Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26388-26403Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26388-26403Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26388-264032525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4817/4428Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciana deLoureiro, Robson CarlosTeles, Gabriela2021-02-15T12:36:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4817Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:00.327542Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials
title Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials
spellingShingle Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials
Lima, Luciana de
Docência. Licenciatura. Tecnologias Digitais.
title_short Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials
title_full Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials
title_fullStr Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials
title_full_unstemmed Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials
title_sort Formação de licenciandos e o conceito de docência: desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais/ Licensing training and the education concept: development of educational digital author materials
author Lima, Luciana de
author_facet Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
Teles, Gabriela
author_role author
author2 Loureiro, Robson Carlos
Teles, Gabriela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
Teles, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Docência. Licenciatura. Tecnologias Digitais.
topic Docência. Licenciatura. Tecnologias Digitais.
description O objetivo da pesquisa é analisar de que forma licenciandos transformam sua compreensão sobre docência a partir do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). Considerando-se a fragmentação dos saberes e a subutilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como problemas na formação de professores, a pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, apresenta por unidade de análise sete grupos de licenciandos participantes da disciplina Tecnodocência em 2016.2. A pesquisa se subdivide em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Constatou-se que as TDICs foram utilizadas somente quando solicitadas, e optaram pelo desenvolvimento instrucionista dos MADEs. Perceberam-se elementos indicativos de mudança na compreensão da docência diante da necessidade de repensá-la a partir do uso das tecnologias digitais. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4817
10.34117/bjdv5n11-273
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4817
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4817/4428
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26388-26403
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26388-26403
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26388-26403
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645430861332480