Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4898 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa é analisar como licenciandos(as) compreendem a docência interdisciplinar no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Diante da fragmentação dos saberes e da subutilização das TDICs nas Licenciaturas, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa caracterizada como Estudo de Caso. A unidade de análise é composta por grupo interdisciplinar de quatro licenciandos(as) da disciplina Tecnodocência ofertada em 2016.1 pela Universidade Federal do Ceará. Subdivide-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. São utilizados dois instrumentos: plano de aula e relatório de observação. Na análise de dados é utilizada triangulação metodológica com interpretação direta dos dados obtidos. A ação docente centrou-se principalmente no papel de professor(a) com apresentação de conteúdos por meio de vídeo, slides e interdisciplinaridade esporádica em situações pontuais. Pretende-se continuar a pesquisa com estudo de novos casos em 2017. |
id |
UTFPR-6_22c41884f022dc6b8bd9481633f39e6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4898 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocênciaInterdisciplinary teaching in undergraduate courses through integrating the digital technologies: the technoteaching caseCiências Humanas; Educação; Ensino-AprendizagemDocência em Formação; Abordagem Interdisciplinar do Conhecimento; Edcuação e TecnologiaO objetivo da pesquisa é analisar como licenciandos(as) compreendem a docência interdisciplinar no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Diante da fragmentação dos saberes e da subutilização das TDICs nas Licenciaturas, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa caracterizada como Estudo de Caso. A unidade de análise é composta por grupo interdisciplinar de quatro licenciandos(as) da disciplina Tecnodocência ofertada em 2016.1 pela Universidade Federal do Ceará. Subdivide-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. São utilizados dois instrumentos: plano de aula e relatório de observação. Na análise de dados é utilizada triangulação metodológica com interpretação direta dos dados obtidos. A ação docente centrou-se principalmente no papel de professor(a) com apresentação de conteúdos por meio de vídeo, slides e interdisciplinaridade esporádica em situações pontuais. Pretende-se continuar a pesquisa com estudo de novos casos em 2017.The goal of the research is to analyze how undergraduates understand the interdisciplinary teaching in the context of Information and Communication Digital Technologies (ICDT). Given the fragmentation of knowledge and the underuse of ICDT in Undergraduate Courses, develops a qualitative research characterized as Case Study. The analysis unit is composed of an interdisciplinary group formed by four undergraduates of Tecnodocência discipline offered at 2016.1 by the Federal University of Ceará. It is divided into three stages: planning, data collection and analysis. It uses two instruments: lesson plan and observation report. In the data analysis is used methodological triangulation with direct interpretation of the data. The teaching activities focused mainly on the teacher role with the presentation of content through video, slides and sporadic interdisciplinarity in specific situations. It is intended to continue research study of new cases in 2017.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lima, Luciana deLoureiro, Robson Carlos2017-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/489810.3895/rts.v13n27.4898Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 27 (2017)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 27 (2017)1984-35261809-004410.3895/rts.v13n27reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4898/3344Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-24T12:47:57Zoai:periodicos.utfpr:article/4898Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2017-01-24T12:47:57Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência Interdisciplinary teaching in undergraduate courses through integrating the digital technologies: the technoteaching case |
title |
Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência |
spellingShingle |
Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência Lima, Luciana de Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem Docência em Formação; Abordagem Interdisciplinar do Conhecimento; Edcuação e Tecnologia |
title_short |
Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência |
title_full |
Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência |
title_fullStr |
Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência |
title_full_unstemmed |
Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência |
title_sort |
Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência |
author |
Lima, Luciana de |
author_facet |
Lima, Luciana de Loureiro, Robson Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Robson Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Luciana de Loureiro, Robson Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem Docência em Formação; Abordagem Interdisciplinar do Conhecimento; Edcuação e Tecnologia |
topic |
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem Docência em Formação; Abordagem Interdisciplinar do Conhecimento; Edcuação e Tecnologia |
description |
O objetivo da pesquisa é analisar como licenciandos(as) compreendem a docência interdisciplinar no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Diante da fragmentação dos saberes e da subutilização das TDICs nas Licenciaturas, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa caracterizada como Estudo de Caso. A unidade de análise é composta por grupo interdisciplinar de quatro licenciandos(as) da disciplina Tecnodocência ofertada em 2016.1 pela Universidade Federal do Ceará. Subdivide-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. São utilizados dois instrumentos: plano de aula e relatório de observação. Na análise de dados é utilizada triangulação metodológica com interpretação direta dos dados obtidos. A ação docente centrou-se principalmente no papel de professor(a) com apresentação de conteúdos por meio de vídeo, slides e interdisciplinaridade esporádica em situações pontuais. Pretende-se continuar a pesquisa com estudo de novos casos em 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4898 10.3895/rts.v13n27.4898 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4898 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v13n27.4898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4898/3344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 27 (2017) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 27 (2017) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v13n27 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787714470598934528 |