Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luciana de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Loureiro, Robson Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4898
Resumo: O objetivo da pesquisa é analisar como licenciandos(as) compreendem a docência interdisciplinar no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Diante da fragmentação dos saberes e da subutilização das TDICs nas Licenciaturas, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa caracterizada como Estudo de Caso. A unidade de análise é composta por grupo interdisciplinar de quatro licenciandos(as) da disciplina Tecnodocência ofertada em 2016.1 pela Universidade Federal do Ceará. Subdivide-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. São utilizados dois instrumentos: plano de aula e relatório de observação. Na análise de dados é utilizada triangulação metodológica com interpretação direta dos dados obtidos. A ação docente centrou-se principalmente no papel de professor(a) com apresentação de conteúdos por meio de vídeo, slides e interdisciplinaridade esporádica em situações pontuais. Pretende-se continuar a pesquisa com estudo de novos casos em 2017.
id UTFPR-6_22c41884f022dc6b8bd9481633f39e6e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4898
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocênciaInterdisciplinary teaching in undergraduate courses through integrating the digital technologies: the technoteaching caseCiências Humanas; Educação; Ensino-AprendizagemDocência em Formação; Abordagem Interdisciplinar do Conhecimento; Edcuação e TecnologiaO objetivo da pesquisa é analisar como licenciandos(as) compreendem a docência interdisciplinar no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Diante da fragmentação dos saberes e da subutilização das TDICs nas Licenciaturas, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa caracterizada como Estudo de Caso. A unidade de análise é composta por grupo interdisciplinar de quatro licenciandos(as) da disciplina Tecnodocência ofertada em 2016.1 pela Universidade Federal do Ceará. Subdivide-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. São utilizados dois instrumentos: plano de aula e relatório de observação. Na análise de dados é utilizada triangulação metodológica com interpretação direta dos dados obtidos. A ação docente centrou-se principalmente no papel de professor(a) com apresentação de conteúdos por meio de vídeo, slides e interdisciplinaridade esporádica em situações pontuais. Pretende-se continuar a pesquisa com estudo de novos casos em 2017.The goal of the research is to analyze how undergraduates understand the interdisciplinary teaching in the context of Information and Communication Digital Technologies (ICDT). Given the fragmentation of knowledge and the underuse of ICDT in Undergraduate Courses, develops a qualitative research characterized as Case Study. The analysis unit is composed of an interdisciplinary group formed by four undergraduates of Tecnodocência discipline offered at 2016.1 by the Federal University of Ceará. It is divided into three stages: planning, data collection and analysis. It uses two instruments: lesson plan and observation report. In the data analysis is used methodological triangulation with direct interpretation of the data. The teaching activities focused mainly on the teacher role with the presentation of content through video, slides and sporadic interdisciplinarity in specific situations. It is intended to continue research study of new cases in 2017.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lima, Luciana deLoureiro, Robson Carlos2017-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/489810.3895/rts.v13n27.4898Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 27 (2017)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 27 (2017)1984-35261809-004410.3895/rts.v13n27reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4898/3344Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-24T12:47:57Zoai:periodicos.utfpr:article/4898Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2017-01-24T12:47:57Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência
Interdisciplinary teaching in undergraduate courses through integrating the digital technologies: the technoteaching case
title Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência
spellingShingle Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência
Lima, Luciana de
Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem
Docência em Formação; Abordagem Interdisciplinar do Conhecimento; Edcuação e Tecnologia
title_short Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência
title_full Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência
title_fullStr Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência
title_full_unstemmed Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência
title_sort Docência interdisciplinar nas licenciaturas por meio da integração às tecnologias digitais: o caso da tecnodocência
author Lima, Luciana de
author_facet Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
author_role author
author2 Loureiro, Robson Carlos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem
Docência em Formação; Abordagem Interdisciplinar do Conhecimento; Edcuação e Tecnologia
topic Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem
Docência em Formação; Abordagem Interdisciplinar do Conhecimento; Edcuação e Tecnologia
description O objetivo da pesquisa é analisar como licenciandos(as) compreendem a docência interdisciplinar no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Diante da fragmentação dos saberes e da subutilização das TDICs nas Licenciaturas, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa caracterizada como Estudo de Caso. A unidade de análise é composta por grupo interdisciplinar de quatro licenciandos(as) da disciplina Tecnodocência ofertada em 2016.1 pela Universidade Federal do Ceará. Subdivide-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. São utilizados dois instrumentos: plano de aula e relatório de observação. Na análise de dados é utilizada triangulação metodológica com interpretação direta dos dados obtidos. A ação docente centrou-se principalmente no papel de professor(a) com apresentação de conteúdos por meio de vídeo, slides e interdisciplinaridade esporádica em situações pontuais. Pretende-se continuar a pesquisa com estudo de novos casos em 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4898
10.3895/rts.v13n27.4898
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4898
identifier_str_mv 10.3895/rts.v13n27.4898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4898/3344
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 27 (2017)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 27 (2017)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v13n27
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787714470598934528