Propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos policristalinos ácido L-aspártico e L-glutâmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, César Menezes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32123
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo comparar as propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos ácido L-aspártico (C4H7NO4) e ácido L-glutâmico (C5H9NO4). Para isto, as técnicas utilizadas foram a espectrocopia Raman por transformada de Fourier (FT-Raman) à temperatura ambiente e a análise térmica por Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC). A partir dos resultados dos experimentos de análise térmica por DSC, pode-se destacar um evento no ácido L-aspártico, presente em 507,7 K, que se encontra um pouco antes do pico referente à temperatura de decomposição, por volta de 528,2 K. Este pico pode estar associado a uma possível transição de fase do material ou fazer parte da decomposição do mesmo, supostamente composta por dois picos. Por outro lado, a análise térmica realizada no ácido L-glutâmico, que mostra um evento referente à decomposição em 475,2 K, não sugere nenhuma transição de fase no material no intervalo de temperatura entre 298 e 493 K. A partir dos experimentos de espectroscopia FT-Raman à temperatura ambiente em amostras policristalinas dos dois materiais, na região espectral de 10 a 3500 cm−1, observaram-se 41 modos normais de vibração para o ácido L-aspártico e 47 modos normais de vibração para o ácido L-glutâmico, sendo a maioria deles classificados tentativamente, com base em estudos já realizados em outros cristais de aminoácidos.
id UFC-7_c257eb44311534cac7266012cc637614
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/32123
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos policristalinos ácido L-aspártico e L-glutâmicoL-aspárticoL-glutâmicoRaman, Espectroscopia deCalorimetriaAminoácidosEste trabalho tem como principal objetivo comparar as propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos ácido L-aspártico (C4H7NO4) e ácido L-glutâmico (C5H9NO4). Para isto, as técnicas utilizadas foram a espectrocopia Raman por transformada de Fourier (FT-Raman) à temperatura ambiente e a análise térmica por Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC). A partir dos resultados dos experimentos de análise térmica por DSC, pode-se destacar um evento no ácido L-aspártico, presente em 507,7 K, que se encontra um pouco antes do pico referente à temperatura de decomposição, por volta de 528,2 K. Este pico pode estar associado a uma possível transição de fase do material ou fazer parte da decomposição do mesmo, supostamente composta por dois picos. Por outro lado, a análise térmica realizada no ácido L-glutâmico, que mostra um evento referente à decomposição em 475,2 K, não sugere nenhuma transição de fase no material no intervalo de temperatura entre 298 e 493 K. A partir dos experimentos de espectroscopia FT-Raman à temperatura ambiente em amostras policristalinas dos dois materiais, na região espectral de 10 a 3500 cm−1, observaram-se 41 modos normais de vibração para o ácido L-aspártico e 47 modos normais de vibração para o ácido L-glutâmico, sendo a maioria deles classificados tentativamente, com base em estudos já realizados em outros cristais de aminoácidos.Freire, Paulo de Tarso CavalcanteVieira, César Menezes2018-05-21T21:13:55Z2018-05-21T21:13:55Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIEIRA, C. M. Propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos policristalinos ácido L-aspártico e ácido L-glutâmico. 2011. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32123porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-07T13:31:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32123Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:05.827811Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos policristalinos ácido L-aspártico e L-glutâmico
title Propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos policristalinos ácido L-aspártico e L-glutâmico
spellingShingle Propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos policristalinos ácido L-aspártico e L-glutâmico
Vieira, César Menezes
L-aspártico
L-glutâmico
Raman, Espectroscopia de
Calorimetria
Aminoácidos
title_short Propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos policristalinos ácido L-aspártico e L-glutâmico
title_full Propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos policristalinos ácido L-aspártico e L-glutâmico
title_fullStr Propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos policristalinos ácido L-aspártico e L-glutâmico
title_full_unstemmed Propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos policristalinos ácido L-aspártico e L-glutâmico
title_sort Propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos policristalinos ácido L-aspártico e L-glutâmico
author Vieira, César Menezes
author_facet Vieira, César Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Paulo de Tarso Cavalcante
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, César Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv L-aspártico
L-glutâmico
Raman, Espectroscopia de
Calorimetria
Aminoácidos
topic L-aspártico
L-glutâmico
Raman, Espectroscopia de
Calorimetria
Aminoácidos
description Este trabalho tem como principal objetivo comparar as propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos ácido L-aspártico (C4H7NO4) e ácido L-glutâmico (C5H9NO4). Para isto, as técnicas utilizadas foram a espectrocopia Raman por transformada de Fourier (FT-Raman) à temperatura ambiente e a análise térmica por Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC). A partir dos resultados dos experimentos de análise térmica por DSC, pode-se destacar um evento no ácido L-aspártico, presente em 507,7 K, que se encontra um pouco antes do pico referente à temperatura de decomposição, por volta de 528,2 K. Este pico pode estar associado a uma possível transição de fase do material ou fazer parte da decomposição do mesmo, supostamente composta por dois picos. Por outro lado, a análise térmica realizada no ácido L-glutâmico, que mostra um evento referente à decomposição em 475,2 K, não sugere nenhuma transição de fase no material no intervalo de temperatura entre 298 e 493 K. A partir dos experimentos de espectroscopia FT-Raman à temperatura ambiente em amostras policristalinas dos dois materiais, na região espectral de 10 a 3500 cm−1, observaram-se 41 modos normais de vibração para o ácido L-aspártico e 47 modos normais de vibração para o ácido L-glutâmico, sendo a maioria deles classificados tentativamente, com base em estudos já realizados em outros cristais de aminoácidos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2018-05-21T21:13:55Z
2018-05-21T21:13:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, C. M. Propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos policristalinos ácido L-aspártico e ácido L-glutâmico. 2011. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32123
identifier_str_mv VIEIRA, C. M. Propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos policristalinos ácido L-aspártico e ácido L-glutâmico. 2011. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028837572739072