Propriedades vibracionais e térmicas do aminoácido L-triptofano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Daniel Marchesi de Camargo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32124
Resumo: Neste trabalho, investigou-se a amostra do pó do aminoácido L-triptofano à temperatura ambiente usando-se das técnicas de espectroscopia FT-Raman e FT-Infravermelho e análise térmica por DSC. A técnica FT-Raman foi feita no intervalo espectral de 20 à 3500 e a FT-Infravermelho no intervalo de 400 à 3500 onde foram observados, respectivamente 61 e 57 modos normais de vibração, e posteriormente, classificados por tentativa baseando-se em estudos já realizados com o L-triptofano e outros aminoácidos. De forma complementar, também foi realizado o experimento de análise térmica por DSC com a finalidade de observar as propriedades térmicas do aminoácido. Este experimento,mostrou a estabilidade térmica do aminoácido Ltriptofano e até sua temperatura de decomposição (538,3K), não foram observados eventos associados à transição de fase do aminoácido.
id UFC-7_a634d65ed7a702b3bdc9083f6c9d509e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/32124
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Propriedades vibracionais e térmicas do aminoácido L-triptofanoAminoácidosL-triptofanoRaman, Espectroscopia deEspectroscopia de infravermelhoNeste trabalho, investigou-se a amostra do pó do aminoácido L-triptofano à temperatura ambiente usando-se das técnicas de espectroscopia FT-Raman e FT-Infravermelho e análise térmica por DSC. A técnica FT-Raman foi feita no intervalo espectral de 20 à 3500 e a FT-Infravermelho no intervalo de 400 à 3500 onde foram observados, respectivamente 61 e 57 modos normais de vibração, e posteriormente, classificados por tentativa baseando-se em estudos já realizados com o L-triptofano e outros aminoácidos. De forma complementar, também foi realizado o experimento de análise térmica por DSC com a finalidade de observar as propriedades térmicas do aminoácido. Este experimento,mostrou a estabilidade térmica do aminoácido Ltriptofano e até sua temperatura de decomposição (538,3K), não foram observados eventos associados à transição de fase do aminoácido.Freire, Paulo de Tarso CavalcanteNeves, Daniel Marchesi de Camargo2018-05-21T21:29:41Z2018-05-21T21:29:41Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNEVES, D. M. C. Propriedades vibracionais e térmicas do aminoácido L-triptofano. 2011. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32124porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-06T19:55:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32124Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:24.617409Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Propriedades vibracionais e térmicas do aminoácido L-triptofano
title Propriedades vibracionais e térmicas do aminoácido L-triptofano
spellingShingle Propriedades vibracionais e térmicas do aminoácido L-triptofano
Neves, Daniel Marchesi de Camargo
Aminoácidos
L-triptofano
Raman, Espectroscopia de
Espectroscopia de infravermelho
title_short Propriedades vibracionais e térmicas do aminoácido L-triptofano
title_full Propriedades vibracionais e térmicas do aminoácido L-triptofano
title_fullStr Propriedades vibracionais e térmicas do aminoácido L-triptofano
title_full_unstemmed Propriedades vibracionais e térmicas do aminoácido L-triptofano
title_sort Propriedades vibracionais e térmicas do aminoácido L-triptofano
author Neves, Daniel Marchesi de Camargo
author_facet Neves, Daniel Marchesi de Camargo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Paulo de Tarso Cavalcante
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Daniel Marchesi de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Aminoácidos
L-triptofano
Raman, Espectroscopia de
Espectroscopia de infravermelho
topic Aminoácidos
L-triptofano
Raman, Espectroscopia de
Espectroscopia de infravermelho
description Neste trabalho, investigou-se a amostra do pó do aminoácido L-triptofano à temperatura ambiente usando-se das técnicas de espectroscopia FT-Raman e FT-Infravermelho e análise térmica por DSC. A técnica FT-Raman foi feita no intervalo espectral de 20 à 3500 e a FT-Infravermelho no intervalo de 400 à 3500 onde foram observados, respectivamente 61 e 57 modos normais de vibração, e posteriormente, classificados por tentativa baseando-se em estudos já realizados com o L-triptofano e outros aminoácidos. De forma complementar, também foi realizado o experimento de análise térmica por DSC com a finalidade de observar as propriedades térmicas do aminoácido. Este experimento,mostrou a estabilidade térmica do aminoácido Ltriptofano e até sua temperatura de decomposição (538,3K), não foram observados eventos associados à transição de fase do aminoácido.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2018-05-21T21:29:41Z
2018-05-21T21:29:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, D. M. C. Propriedades vibracionais e térmicas do aminoácido L-triptofano. 2011. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32124
identifier_str_mv NEVES, D. M. C. Propriedades vibracionais e térmicas do aminoácido L-triptofano. 2011. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028894245126144