Jogos matemáticos como recurso didático no ensino das operações aritméticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cizismara Coelho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35892
Resumo: Ealswith the contribution of math games for the teaching and learning of mathematics, work is to analyze the difficulties of student learning in math classes and specifically in key operations base all of mathematics, and how mathematical games can contribute to teaching learning. The use of games as a teaching and learning strategy in the classroom is a pedagogical resource that has shown good results. The work is based on bibliographical research as the history of games the concepts of some authors, definitions and methodologies of a group of games and what their contributions to the school. To show us theories an application was made with mathematical games with a sample of students watching the development, difficulties and contributions of gaming tool in the teaching process, analyzed and discussed results.
id UFC-7_c260e91845602fd8b67d1a90d01d9779
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/35892
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Jogos matemáticos como recurso didático no ensino das operações aritméticasOperações fundamentaisJogos matemáticosDificuldadesAprendizagemEalswith the contribution of math games for the teaching and learning of mathematics, work is to analyze the difficulties of student learning in math classes and specifically in key operations base all of mathematics, and how mathematical games can contribute to teaching learning. The use of games as a teaching and learning strategy in the classroom is a pedagogical resource that has shown good results. The work is based on bibliographical research as the history of games the concepts of some authors, definitions and methodologies of a group of games and what their contributions to the school. To show us theories an application was made with mathematical games with a sample of students watching the development, difficulties and contributions of gaming tool in the teaching process, analyzed and discussed results.Este trabalho trata da contribuição dos jogos de matemática para o ensino e aprendizagem da matemática, o objetivo é analisar as dificuldades de aprendizagem dos alunos nas aulas de matemática e especificamente nas operações fundamentais, base de toda a matemática, e como os jogos matemáticos podem contribuir para o ensino-aprendizagem.O uso de jogos como método de ensino-aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que vem apresentado bons resultados. O trabalho tem como base pesquisa bibliográfica, como a história dos jogos os conceitos de alguns autores, definições e metodologias de um grupo de jogos e quais suas contribuições para o ensino. Para evidenciarmos as teorias é realizada uma aplicação com jogos matemáticos com uma amostra de alunos observando o desenvolvimento, dificuldades e contribuições da ferramenta jogo no processo de ensino, analisando e discutindo resultados.Silva, Arnoldo Nunes daOliveira, Cizismara Coelho2018-09-25T12:06:25Z2018-09-25T12:06:25Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Cizismara Coelho. Jogos matemáticos como recurso didático no ensino das operações aritméticas. 2015. 52 f. TCC (Graduação em Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quiterianópolis, 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35892porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-04T17:43:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/35892Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:19.371275Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos matemáticos como recurso didático no ensino das operações aritméticas
title Jogos matemáticos como recurso didático no ensino das operações aritméticas
spellingShingle Jogos matemáticos como recurso didático no ensino das operações aritméticas
Oliveira, Cizismara Coelho
Operações fundamentais
Jogos matemáticos
Dificuldades
Aprendizagem
title_short Jogos matemáticos como recurso didático no ensino das operações aritméticas
title_full Jogos matemáticos como recurso didático no ensino das operações aritméticas
title_fullStr Jogos matemáticos como recurso didático no ensino das operações aritméticas
title_full_unstemmed Jogos matemáticos como recurso didático no ensino das operações aritméticas
title_sort Jogos matemáticos como recurso didático no ensino das operações aritméticas
author Oliveira, Cizismara Coelho
author_facet Oliveira, Cizismara Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Arnoldo Nunes da
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cizismara Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Operações fundamentais
Jogos matemáticos
Dificuldades
Aprendizagem
topic Operações fundamentais
Jogos matemáticos
Dificuldades
Aprendizagem
description Ealswith the contribution of math games for the teaching and learning of mathematics, work is to analyze the difficulties of student learning in math classes and specifically in key operations base all of mathematics, and how mathematical games can contribute to teaching learning. The use of games as a teaching and learning strategy in the classroom is a pedagogical resource that has shown good results. The work is based on bibliographical research as the history of games the concepts of some authors, definitions and methodologies of a group of games and what their contributions to the school. To show us theories an application was made with mathematical games with a sample of students watching the development, difficulties and contributions of gaming tool in the teaching process, analyzed and discussed results.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-09-25T12:06:25Z
2018-09-25T12:06:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Cizismara Coelho. Jogos matemáticos como recurso didático no ensino das operações aritméticas. 2015. 52 f. TCC (Graduação em Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quiterianópolis, 2015.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35892
identifier_str_mv OLIVEIRA, Cizismara Coelho. Jogos matemáticos como recurso didático no ensino das operações aritméticas. 2015. 52 f. TCC (Graduação em Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quiterianópolis, 2015.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028985338068992