Jogo para a aprendizagem das operações matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparício, André
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Frutuoso Gomes Mendes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/4928
Resumo: Com a crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação, cada vez mais em tenra idade, usar estas como meio educacional torna-se perfeitamente justificável. Os alunos do ensino básico têm cada vez mais acesso a estas tecnologias, embora a sua utilização seja, na sua esmagadora maioria, para fins lúdicos. Por isso surge a questão: “É possível utilizálas também para fins didáticos, por exemplo na aprendizagem das operações matemáticas?”. Neste âmbito concebeu-se um jogo para auxiliar a aprendizagem das operações matemáticas básicas, adição, subtração, divisão e multiplicação destinado aos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Este pretende ser um jogo que os alunos tenham prazer de jogar e, por isso, seja capaz de contribuir para a aprendizagem da matéria em causa, contrariamente a muitos jogos/aplicações que se podem encontrar, por exemplo, na Google Play Store, os quais fazem com que os conteúdos a leccionar se sobreponham ao jogo levando à quebra do estado de concentração no jogo (i.e. game flow). O jogo concebido é um runner onde o jogador controla um pássaro e tem de se desviar de “inimigos” e apanhar itens para progredir no jogo. Foram já efetuados alguns testes de usabilidade preliminares com o jogo junto do público alvo, estando agora a ser avaliada a sua eficácia no ensino das operações matemáticas, em meio educacional.
id RCAP_85ee9bf7f10f13588ff0d1aa841ba1af
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogo para a aprendizagem das operações matemáticasJogoGamificaçãoOperações matemáticasTecnologias no ensino primárioCom a crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação, cada vez mais em tenra idade, usar estas como meio educacional torna-se perfeitamente justificável. Os alunos do ensino básico têm cada vez mais acesso a estas tecnologias, embora a sua utilização seja, na sua esmagadora maioria, para fins lúdicos. Por isso surge a questão: “É possível utilizálas também para fins didáticos, por exemplo na aprendizagem das operações matemáticas?”. Neste âmbito concebeu-se um jogo para auxiliar a aprendizagem das operações matemáticas básicas, adição, subtração, divisão e multiplicação destinado aos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Este pretende ser um jogo que os alunos tenham prazer de jogar e, por isso, seja capaz de contribuir para a aprendizagem da matéria em causa, contrariamente a muitos jogos/aplicações que se podem encontrar, por exemplo, na Google Play Store, os quais fazem com que os conteúdos a leccionar se sobreponham ao jogo levando à quebra do estado de concentração no jogo (i.e. game flow). O jogo concebido é um runner onde o jogador controla um pássaro e tem de se desviar de “inimigos” e apanhar itens para progredir no jogo. Foram já efetuados alguns testes de usabilidade preliminares com o jogo junto do público alvo, estando agora a ser avaliada a sua eficácia no ensino das operações matemáticas, em meio educacional.uBibliorumAparício, AndréSilva, Frutuoso Gomes Mendes da2018-07-10T13:19:08Z2018-05-052018-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/4928porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:42:23Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:57.189104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogo para a aprendizagem das operações matemáticas
title Jogo para a aprendizagem das operações matemáticas
spellingShingle Jogo para a aprendizagem das operações matemáticas
Aparício, André
Jogo
Gamificação
Operações matemáticas
Tecnologias no ensino primário
title_short Jogo para a aprendizagem das operações matemáticas
title_full Jogo para a aprendizagem das operações matemáticas
title_fullStr Jogo para a aprendizagem das operações matemáticas
title_full_unstemmed Jogo para a aprendizagem das operações matemáticas
title_sort Jogo para a aprendizagem das operações matemáticas
author Aparício, André
author_facet Aparício, André
Silva, Frutuoso Gomes Mendes da
author_role author
author2 Silva, Frutuoso Gomes Mendes da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparício, André
Silva, Frutuoso Gomes Mendes da
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Gamificação
Operações matemáticas
Tecnologias no ensino primário
topic Jogo
Gamificação
Operações matemáticas
Tecnologias no ensino primário
description Com a crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação, cada vez mais em tenra idade, usar estas como meio educacional torna-se perfeitamente justificável. Os alunos do ensino básico têm cada vez mais acesso a estas tecnologias, embora a sua utilização seja, na sua esmagadora maioria, para fins lúdicos. Por isso surge a questão: “É possível utilizálas também para fins didáticos, por exemplo na aprendizagem das operações matemáticas?”. Neste âmbito concebeu-se um jogo para auxiliar a aprendizagem das operações matemáticas básicas, adição, subtração, divisão e multiplicação destinado aos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Este pretende ser um jogo que os alunos tenham prazer de jogar e, por isso, seja capaz de contribuir para a aprendizagem da matéria em causa, contrariamente a muitos jogos/aplicações que se podem encontrar, por exemplo, na Google Play Store, os quais fazem com que os conteúdos a leccionar se sobreponham ao jogo levando à quebra do estado de concentração no jogo (i.e. game flow). O jogo concebido é um runner onde o jogador controla um pássaro e tem de se desviar de “inimigos” e apanhar itens para progredir no jogo. Foram já efetuados alguns testes de usabilidade preliminares com o jogo junto do público alvo, estando agora a ser avaliada a sua eficácia no ensino das operações matemáticas, em meio educacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-10T13:19:08Z
2018-05-05
2018-05-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/4928
url http://hdl.handle.net/10400.6/4928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136356219224064