O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Andrade, Lia Raquel Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51553
Resumo: The french Discourse Analysis is used to analyze the persuasion strategies to draw the consumers’ attention in the OMO detergent advertizing. We identified the construction and use of the image of an ethos in the discourse of the advert as manipulative-persuasive tactics used by the enunciator to convince the reader about the quality of the product. We found that the image was created aiming some interlocutor that might get identified with the ethos of mothers carrying her happy children, without worrying about stains on the cloths. Thus, the consumer is lead to get involved with the scenography rather the scenic frame of the advertisement.
id UFC-7_c3e4c50e0c63108d08e4df9ea820de6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51553
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitárioEl diálogo y la construccion del ethos en el discurso publicitárioThe dialogism and the construction of the ethos in the publicity discourseAnálise do DiscursoEthosAnúncio publicitárioDialogismoThe french Discourse Analysis is used to analyze the persuasion strategies to draw the consumers’ attention in the OMO detergent advertizing. We identified the construction and use of the image of an ethos in the discourse of the advert as manipulative-persuasive tactics used by the enunciator to convince the reader about the quality of the product. We found that the image was created aiming some interlocutor that might get identified with the ethos of mothers carrying her happy children, without worrying about stains on the cloths. Thus, the consumer is lead to get involved with the scenography rather the scenic frame of the advertisement.Este trabalho tem como propósito analisar a capacidade de persuasão da publicidade frente ao consumidor, identificando as estratégias utilizadas à luz da Análise do Discurso de linha francesa. Selecionamos para a nossa análise anúncios impressos do detergente em pó OMO. Verificamos a construção do ethos no discurso publicitário como uma estratégia manipulativo-persuasiva utilizada pelo enunciador para persuadir o seu leitor-consumidor. A imagem foi criada para que o interlocutor possa se identificar com o ethos de uma mãe que quer proporcionar momentos felizes para o filho, mas sem se preocupar com as consequências dessas brincadeiras, como as manchas nas roupas. Desse modo, não será apenas com o quadro cênico que o leitor-consumidor irá se envolver, mas, fundamentalmente, com a cenografia criada pelo anúncio.Este trabajo tiene como objetivo analisar la capacidad de persuasión de la publicidad frente al consumidor, identificando las estrategias utilizadas en el análisis del discurso de la línea francesa. Seleccionamos para nuestro análisis anuncios impresos del detergente OMO. Verificamos la construcción del ethos en el discurso publicitario como una estrategia manipuladora-persuasiva utilizada por el enunciador para persuadir sulector-consumidor. La imagen fue creada para que el interlocutor se identifique con el ethos de una madre que quiere proporcionar momentos felices para su hijo, pero sin se preocupar con las consecuencias de los juegos, como las manchas en las ropas. De esa manera, no será apenas como una escena donde el lector-consumidor se envolverá, pero fundamentalmente con el escenário criado por el anuncio.Revista Letras de Hoje2020-05-05T11:43:57Z2020-05-05T11:43:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAÚJO, Juliana Geórgia Gonçalves de; ANDRADE, Lia Raquel Vieira de. O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 54, n. 3, p. 330-337, jul./set. 2019.1984-7726http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51553Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves deAndrade, Lia Raquel Vieira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:22:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51553Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-17T13:22:13Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário
El diálogo y la construccion del ethos en el discurso publicitário
The dialogism and the construction of the ethos in the publicity discourse
title O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário
spellingShingle O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário
Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves de
Análise do Discurso
Ethos
Anúncio publicitário
Dialogismo
title_short O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário
title_full O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário
title_fullStr O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário
title_full_unstemmed O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário
title_sort O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário
author Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves de
author_facet Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves de
Andrade, Lia Raquel Vieira de
author_role author
author2 Andrade, Lia Raquel Vieira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves de
Andrade, Lia Raquel Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso
Ethos
Anúncio publicitário
Dialogismo
topic Análise do Discurso
Ethos
Anúncio publicitário
Dialogismo
description The french Discourse Analysis is used to analyze the persuasion strategies to draw the consumers’ attention in the OMO detergent advertizing. We identified the construction and use of the image of an ethos in the discourse of the advert as manipulative-persuasive tactics used by the enunciator to convince the reader about the quality of the product. We found that the image was created aiming some interlocutor that might get identified with the ethos of mothers carrying her happy children, without worrying about stains on the cloths. Thus, the consumer is lead to get involved with the scenography rather the scenic frame of the advertisement.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-05-05T11:43:57Z
2020-05-05T11:43:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Juliana Geórgia Gonçalves de; ANDRADE, Lia Raquel Vieira de. O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 54, n. 3, p. 330-337, jul./set. 2019.
1984-7726
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51553
identifier_str_mv ARAÚJO, Juliana Geórgia Gonçalves de; ANDRADE, Lia Raquel Vieira de. O dialogismo e a construção do ethos no discurso publicitário. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 54, n. 3, p. 330-337, jul./set. 2019.
1984-7726
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Letras de Hoje
publisher.none.fl_str_mv Revista Letras de Hoje
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935795828555776