Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47579 |
Resumo: | O Programa de Educação Tutorial - PET é orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, tal objetivo envolve a qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade (MOB, 2006). Segundo o que idealiza o programa, essa formação será alcançada através de vivências, reflexões e discussões realizadas em meio à informalidade e cooperação (MOB, 2006). Espera-se que o grupo seja formado por alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas dentro da graduação. Com base nisso, este estudo visa analisar como as características individuais, incluindo crenças, valores, experiências e expectativas podem interferir no desenvolvimento de tais objetivos. Esta análise utiliza-se das experiências de convívio entre os alunos que compõem o grupo PET Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, numa abordagem etnográfica (Chizzotti, 2006). O grupo, atualmente, é composto por quatorze bolsistas das mais diversas personalidades e individualidades. Procuraremos entender como se pode trabalhar em unidade respeitando as diferenças e discutindo somente ideias e não pessoas, buscando assim, compreender como se dá o processo de aquisição de habilidades de resolução de conflitos e cooperação entre os bolsistas. Na busca por esse entendimento utilizaremos, além da observação e das experiências de convivência, o retorno dado por meio de questionários aplicados aos próprios bolsistas. Espera-se como resultado desse estudo observar o desenvolvimento da responsabilidade coletiva, do compromisso social, da fixação de valores e o crescimento pessoal, alcançados através do trabalho construído em grupo e formado essencialmente por pessoas que possuem olhares diferentes e os mais variados sentimentos. Por fim, reconhecemos a importância do Programa de Educação Tutorial na transformação de pessoas, proporcionando o ambiente ideal de aprendizagem, convivência, troca de experiência e respeito mútuo. |
id |
UFC-7_c478d4f0ca67df5dc090c0068defa05a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47579 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação globalConflitoCooperaçãoDesenvolvimentoO Programa de Educação Tutorial - PET é orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, tal objetivo envolve a qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade (MOB, 2006). Segundo o que idealiza o programa, essa formação será alcançada através de vivências, reflexões e discussões realizadas em meio à informalidade e cooperação (MOB, 2006). Espera-se que o grupo seja formado por alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas dentro da graduação. Com base nisso, este estudo visa analisar como as características individuais, incluindo crenças, valores, experiências e expectativas podem interferir no desenvolvimento de tais objetivos. Esta análise utiliza-se das experiências de convívio entre os alunos que compõem o grupo PET Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, numa abordagem etnográfica (Chizzotti, 2006). O grupo, atualmente, é composto por quatorze bolsistas das mais diversas personalidades e individualidades. Procuraremos entender como se pode trabalhar em unidade respeitando as diferenças e discutindo somente ideias e não pessoas, buscando assim, compreender como se dá o processo de aquisição de habilidades de resolução de conflitos e cooperação entre os bolsistas. Na busca por esse entendimento utilizaremos, além da observação e das experiências de convivência, o retorno dado por meio de questionários aplicados aos próprios bolsistas. Espera-se como resultado desse estudo observar o desenvolvimento da responsabilidade coletiva, do compromisso social, da fixação de valores e o crescimento pessoal, alcançados através do trabalho construído em grupo e formado essencialmente por pessoas que possuem olhares diferentes e os mais variados sentimentos. Por fim, reconhecemos a importância do Programa de Educação Tutorial na transformação de pessoas, proporcionando o ambiente ideal de aprendizagem, convivência, troca de experiência e respeito mútuo.Universidade Federal do Ceará2019-11-08T14:28:09Z2019-11-08T14:28:09Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRODRIGUES, Amanda de Sousa Alves Rodrigues; PORTO, Bernadete de Souza. Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47579Rodrigues, Amanda de Sousa AlvesPorto, Bernadete de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47579Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:15.520707Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global |
title |
Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global |
spellingShingle |
Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global Rodrigues, Amanda de Sousa Alves Conflito Cooperação Desenvolvimento |
title_short |
Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global |
title_full |
Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global |
title_fullStr |
Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global |
title_full_unstemmed |
Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global |
title_sort |
Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global |
author |
Rodrigues, Amanda de Sousa Alves |
author_facet |
Rodrigues, Amanda de Sousa Alves Porto, Bernadete de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Bernadete de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Amanda de Sousa Alves Porto, Bernadete de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conflito Cooperação Desenvolvimento |
topic |
Conflito Cooperação Desenvolvimento |
description |
O Programa de Educação Tutorial - PET é orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, tal objetivo envolve a qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade (MOB, 2006). Segundo o que idealiza o programa, essa formação será alcançada através de vivências, reflexões e discussões realizadas em meio à informalidade e cooperação (MOB, 2006). Espera-se que o grupo seja formado por alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas dentro da graduação. Com base nisso, este estudo visa analisar como as características individuais, incluindo crenças, valores, experiências e expectativas podem interferir no desenvolvimento de tais objetivos. Esta análise utiliza-se das experiências de convívio entre os alunos que compõem o grupo PET Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, numa abordagem etnográfica (Chizzotti, 2006). O grupo, atualmente, é composto por quatorze bolsistas das mais diversas personalidades e individualidades. Procuraremos entender como se pode trabalhar em unidade respeitando as diferenças e discutindo somente ideias e não pessoas, buscando assim, compreender como se dá o processo de aquisição de habilidades de resolução de conflitos e cooperação entre os bolsistas. Na busca por esse entendimento utilizaremos, além da observação e das experiências de convivência, o retorno dado por meio de questionários aplicados aos próprios bolsistas. Espera-se como resultado desse estudo observar o desenvolvimento da responsabilidade coletiva, do compromisso social, da fixação de valores e o crescimento pessoal, alcançados através do trabalho construído em grupo e formado essencialmente por pessoas que possuem olhares diferentes e os mais variados sentimentos. Por fim, reconhecemos a importância do Programa de Educação Tutorial na transformação de pessoas, proporcionando o ambiente ideal de aprendizagem, convivência, troca de experiência e respeito mútuo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-11-08T14:28:09Z 2019-11-08T14:28:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Amanda de Sousa Alves Rodrigues; PORTO, Bernadete de Souza. Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47579 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Amanda de Sousa Alves Rodrigues; PORTO, Bernadete de Souza. Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028761079119872 |