A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44039 |
Resumo: | The insertion of the TDIC in pedagogical practice requires the teacher to reanalyze the teaching processes, considering certain assumptions and theories. This work aims to share the experiences of building digital resources of mathematics from workshop with Scratch. Students of Pedagogy and Mathematics participated in the workshop; teachers of Basic Education and postgraduate students, totaling 14 participants. The workshop provided the instrumentation of Scratch and the possibility of expanding its use beyond the classroom, being used as a tool for the production of digital resources and the construction and conceptual reflection, theoretical and methodological of mathematics. |
id |
UFC-7_c49a2774854460d0efb595dd552dd20b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44039 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o ScratchTDIC - práticas pedagógicasScratch - instumentaçãoScratch - ferramenta para a produçãoThe insertion of the TDIC in pedagogical practice requires the teacher to reanalyze the teaching processes, considering certain assumptions and theories. This work aims to share the experiences of building digital resources of mathematics from workshop with Scratch. Students of Pedagogy and Mathematics participated in the workshop; teachers of Basic Education and postgraduate students, totaling 14 participants. The workshop provided the instrumentation of Scratch and the possibility of expanding its use beyond the classroom, being used as a tool for the production of digital resources and the construction and conceptual reflection, theoretical and methodological of mathematics.A inserção das TDIC na prática pedagógica requisita do professor uma reanálise dos processos de ensino, considerando certos pressupostos e teorias. Este trabalho tem como objetivo compartilhar as experiências de construção de recursos digitais de matemática a partir de oficina com Scratch. Participaram da oficina estudantes da Pedagogia e de Matemática; professores da Educação Básica e alunos da Pós Graduação, totalizando 14 participantes. A oficina proporcionou a instrumentação do Scratch e a possibilidade de ampliar seu uso para além da sala de aula, sendo utilizada como ferramenta para a produção de recursos digitais e a construção e reflexão conceitual, teórica e metodológica da matemática.UFSCar2019-07-24T17:53:13Z2019-07-24T17:53:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEITÃO, Darlene Alves; CASTRO, Juscileide Braga de. A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 510-519.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44039Leitão, Darlene AlvesCastro, Juscileide Braga deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T17:53:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44039Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:57.951843Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch |
title |
A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch |
spellingShingle |
A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch Leitão, Darlene Alves TDIC - práticas pedagógicas Scratch - instumentação Scratch - ferramenta para a produção |
title_short |
A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch |
title_full |
A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch |
title_fullStr |
A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch |
title_full_unstemmed |
A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch |
title_sort |
A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch |
author |
Leitão, Darlene Alves |
author_facet |
Leitão, Darlene Alves Castro, Juscileide Braga de |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Juscileide Braga de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, Darlene Alves Castro, Juscileide Braga de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDIC - práticas pedagógicas Scratch - instumentação Scratch - ferramenta para a produção |
topic |
TDIC - práticas pedagógicas Scratch - instumentação Scratch - ferramenta para a produção |
description |
The insertion of the TDIC in pedagogical practice requires the teacher to reanalyze the teaching processes, considering certain assumptions and theories. This work aims to share the experiences of building digital resources of mathematics from workshop with Scratch. Students of Pedagogy and Mathematics participated in the workshop; teachers of Basic Education and postgraduate students, totaling 14 participants. The workshop provided the instrumentation of Scratch and the possibility of expanding its use beyond the classroom, being used as a tool for the production of digital resources and the construction and conceptual reflection, theoretical and methodological of mathematics. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-24T17:53:13Z 2019-07-24T17:53:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEITÃO, Darlene Alves; CASTRO, Juscileide Braga de. A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 510-519. 2316 8889 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44039 |
identifier_str_mv |
LEITÃO, Darlene Alves; CASTRO, Juscileide Braga de. A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 510-519. 2316 8889 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028843661819904 |