Mensurando o desenvolvimento do pensamento computacional por meio de mapas auto-organizáveis: comparação de métricas de complexidade de software com Dr. Scratch e CT-Test
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44079 |
Resumo: | In this paper we perform a visual and exploratory analysis on the data generated by the Dr. Scratch tool from codes produced by students in digital game workshops using Scratch environment. Our findings point to a weak linear relationship between Dr. Scratch’s rubric and cyclomatic complexity, since codes with low cyclomatic complexity were developed by students who had better scores in the CT-Test. This may indicate that the use of more advanced Scratch features could be related to the advance of the student's acquisition of Computational Thinking skills. |
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Mensurando o desenvolvimento do pensamento computacional por meio de mapas auto-organizáveis: comparação de métricas de complexidade de software com Dr. Scratch e CT-TestFerramenta Dr. ScratchFerramenta Dr. Scratch- jogos digitaisFerramenta Dr. Scratch -CT-TestIn this paper we perform a visual and exploratory analysis on the data generated by the Dr. Scratch tool from codes produced by students in digital game workshops using Scratch environment. Our findings point to a weak linear relationship between Dr. Scratch’s rubric and cyclomatic complexity, since codes with low cyclomatic complexity were developed by students who had better scores in the CT-Test. This may indicate that the use of more advanced Scratch features could be related to the advance of the student's acquisition of Computational Thinking skills.Neste artigo realizamos uma análise visual e exploratória dos dados gerados pela ferramenta Dr. Scratch a partir de códigos produzidos por alunos em oficinas de produção de jogos digitais utilizando o ambiente Scratch. Nossas descobertas apontam uma fraca relação linear entre a rubrica do Dr. Scratch e a complexidade ciclomática, visto que códigos com complexidade ciclomática baixa foram desenvolvidos por alunos que obtiveram melhor pontuação no CT-Test, o que pode indicar que o uso dos recursos mais avançados do ambiente Scratch pode estar relacionado com o progresso do aluno na aquisição de competências do Pensamento Computacional.Edições UFC2019-07-25T10:26:22Z2019-07-25T10:26:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, Rafael Pereira; SOUZA, Alexandra; BARCELOS, Thiago; SILVA, Leandro Augusto. Mensurando o desenvilvimento do pensamento computacional por meio de mapas auto-organizáveis: comparação de métricas de complexidade de software com Dr. Scratch e CT-Test. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 609-618.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44079Ribeiro, Rafael PereiraSouza, AlexandraBarcelos, ThiagoSilva, Leandro Augustoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T10:26:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44079Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:40.015819Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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