A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Mariana da Cunha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rios, José Riverson Araújo Cysne
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44589
Resumo: Grupos de interesse pressionam políticos a impedirem que uma regulamentação mais rígida sobre o comércio de alimentos seja aprovada pelo governo, empresas comercializam alimentos hipercalóricos e pouco nutritivos (mas ainda assim os apresentam como opções saudáveis) e crianças estão sendo expostas cada vez mais cedo a propagandas de redes de fast food. Esses são apenas alguns dos muitos problemas da indústria alimentícia. Por ela trabalhar com produtos indispensáveis para a sobrevivência humana, investe-se cada vez mais em publicidade para tais mercadorias. O presente artigo objetiva entender a relação que a indústria de alimentos tem com o grande crescimento de casos de obesidade no mundo e o seu papel nesse cenário, através de pesquisa bibliográfica e análise do documentário “Fed Up”
id UFC-7_c8acbcad1ea0a7064bbbc1e000740c87
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44589
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed UpObesidadeRefeições ligeirasAlimentos - IndústriaGrupos de interesse pressionam políticos a impedirem que uma regulamentação mais rígida sobre o comércio de alimentos seja aprovada pelo governo, empresas comercializam alimentos hipercalóricos e pouco nutritivos (mas ainda assim os apresentam como opções saudáveis) e crianças estão sendo expostas cada vez mais cedo a propagandas de redes de fast food. Esses são apenas alguns dos muitos problemas da indústria alimentícia. Por ela trabalhar com produtos indispensáveis para a sobrevivência humana, investe-se cada vez mais em publicidade para tais mercadorias. O presente artigo objetiva entender a relação que a indústria de alimentos tem com o grande crescimento de casos de obesidade no mundo e o seu papel nesse cenário, através de pesquisa bibliográfica e análise do documentário “Fed Up”Intercom2019-08-08T14:42:49Z2019-08-08T14:42:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMARQUES, Mariana da Cunha; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário “Fed Up”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.2175 4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44589Marques, Mariana da CunhaRios, José Riverson Araújo Cysneporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T22:20:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44589Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:30.708075Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up
title A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up
spellingShingle A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up
Marques, Mariana da Cunha
Obesidade
Refeições ligeiras
Alimentos - Indústria
title_short A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up
title_full A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up
title_fullStr A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up
title_full_unstemmed A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up
title_sort A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up
author Marques, Mariana da Cunha
author_facet Marques, Mariana da Cunha
Rios, José Riverson Araújo Cysne
author_role author
author2 Rios, José Riverson Araújo Cysne
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Mariana da Cunha
Rios, José Riverson Araújo Cysne
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Refeições ligeiras
Alimentos - Indústria
topic Obesidade
Refeições ligeiras
Alimentos - Indústria
description Grupos de interesse pressionam políticos a impedirem que uma regulamentação mais rígida sobre o comércio de alimentos seja aprovada pelo governo, empresas comercializam alimentos hipercalóricos e pouco nutritivos (mas ainda assim os apresentam como opções saudáveis) e crianças estão sendo expostas cada vez mais cedo a propagandas de redes de fast food. Esses são apenas alguns dos muitos problemas da indústria alimentícia. Por ela trabalhar com produtos indispensáveis para a sobrevivência humana, investe-se cada vez mais em publicidade para tais mercadorias. O presente artigo objetiva entender a relação que a indústria de alimentos tem com o grande crescimento de casos de obesidade no mundo e o seu papel nesse cenário, através de pesquisa bibliográfica e análise do documentário “Fed Up”
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-08T14:42:49Z
2019-08-08T14:42:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Mariana da Cunha; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário “Fed Up”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.
2175 4683
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44589
identifier_str_mv MARQUES, Mariana da Cunha; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário “Fed Up”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.
2175 4683
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Intercom
publisher.none.fl_str_mv Intercom
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028973535297536