A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44589 |
Resumo: | Grupos de interesse pressionam políticos a impedirem que uma regulamentação mais rígida sobre o comércio de alimentos seja aprovada pelo governo, empresas comercializam alimentos hipercalóricos e pouco nutritivos (mas ainda assim os apresentam como opções saudáveis) e crianças estão sendo expostas cada vez mais cedo a propagandas de redes de fast food. Esses são apenas alguns dos muitos problemas da indústria alimentícia. Por ela trabalhar com produtos indispensáveis para a sobrevivência humana, investe-se cada vez mais em publicidade para tais mercadorias. O presente artigo objetiva entender a relação que a indústria de alimentos tem com o grande crescimento de casos de obesidade no mundo e o seu papel nesse cenário, através de pesquisa bibliográfica e análise do documentário “Fed Up” |
id |
UFC-7_c8acbcad1ea0a7064bbbc1e000740c87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44589 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed UpObesidadeRefeições ligeirasAlimentos - IndústriaGrupos de interesse pressionam políticos a impedirem que uma regulamentação mais rígida sobre o comércio de alimentos seja aprovada pelo governo, empresas comercializam alimentos hipercalóricos e pouco nutritivos (mas ainda assim os apresentam como opções saudáveis) e crianças estão sendo expostas cada vez mais cedo a propagandas de redes de fast food. Esses são apenas alguns dos muitos problemas da indústria alimentícia. Por ela trabalhar com produtos indispensáveis para a sobrevivência humana, investe-se cada vez mais em publicidade para tais mercadorias. O presente artigo objetiva entender a relação que a indústria de alimentos tem com o grande crescimento de casos de obesidade no mundo e o seu papel nesse cenário, através de pesquisa bibliográfica e análise do documentário “Fed Up”Intercom2019-08-08T14:42:49Z2019-08-08T14:42:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMARQUES, Mariana da Cunha; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário “Fed Up”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.2175 4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44589Marques, Mariana da CunhaRios, José Riverson Araújo Cysneporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T22:20:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44589Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:30.708075Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up |
title |
A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up |
spellingShingle |
A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up Marques, Mariana da Cunha Obesidade Refeições ligeiras Alimentos - Indústria |
title_short |
A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up |
title_full |
A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up |
title_fullStr |
A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up |
title_full_unstemmed |
A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up |
title_sort |
A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário Fed Up |
author |
Marques, Mariana da Cunha |
author_facet |
Marques, Mariana da Cunha Rios, José Riverson Araújo Cysne |
author_role |
author |
author2 |
Rios, José Riverson Araújo Cysne |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Mariana da Cunha Rios, José Riverson Araújo Cysne |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Obesidade Refeições ligeiras Alimentos - Indústria |
topic |
Obesidade Refeições ligeiras Alimentos - Indústria |
description |
Grupos de interesse pressionam políticos a impedirem que uma regulamentação mais rígida sobre o comércio de alimentos seja aprovada pelo governo, empresas comercializam alimentos hipercalóricos e pouco nutritivos (mas ainda assim os apresentam como opções saudáveis) e crianças estão sendo expostas cada vez mais cedo a propagandas de redes de fast food. Esses são apenas alguns dos muitos problemas da indústria alimentícia. Por ela trabalhar com produtos indispensáveis para a sobrevivência humana, investe-se cada vez mais em publicidade para tais mercadorias. O presente artigo objetiva entender a relação que a indústria de alimentos tem com o grande crescimento de casos de obesidade no mundo e o seu papel nesse cenário, através de pesquisa bibliográfica e análise do documentário “Fed Up” |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-08T14:42:49Z 2019-08-08T14:42:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARQUES, Mariana da Cunha; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário “Fed Up”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação. 2175 4683 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44589 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Mariana da Cunha; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. A publicidade na indústria alimentícia e a obesidade no mundo: uma análise do documentário “Fed Up”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação. 2175 4683 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Intercom |
publisher.none.fl_str_mv |
Intercom |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028973535297536 |