O ensino da matemática diante da nova base nacional comum curricular (BNCC): concepções apresentadas por professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Francisco Arnaldo Lopes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Meneses, Francisca Márcia Coelho de, Farias, Gilmar Alves de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47813
Resumo: O Ensino da Matemática tem sido tema em muitos seminários, palestras e de modo geral as discussões exprimem sobre os desafios da formação do professor. Pretendemos discutir alguns destes desafios, sobretudo voltado para o ensino fundamental anos iniciais. Este artigo traz em seu corpo reflexões de autores que sustentam em seus escritos provocações acerca das práticas metodológicas bem como sobre as expectativas dos professores para implantação da BNCC (BRASIL, 2017), em sala de aula. Como suporte teórico, nos valeremos de alguns autores que apresentam um trabalho sólido, desvelado e indispensável àqueles que pretendem imbricar seus objetos de investigação à formação, à didática, à metodologia e à matemática. "As avaliações em larga escala evidenciam que a expansão da Educação Básica não foi acompanhada de medidas que lhe assegurassem as condições necessárias e fundamentais para garantir e melhorar a aprendizagem dos alunos." (SANTOS e ORTIGÃO, 2016, p. 62)[...] Diante da necessidade surgida durante o processo de estudo e fomentação de ideias na escrita deste artigo, tivemos que estreitar à distância entre a escrita acadêmica e a fala do professor enquanto sujeito que atua na base da escola pública e efetivamente está na ponta do complexo educacional, fomos in loco a escola de municipal de ensino infantil e fundamental "X". Buscamos registrar os relatos a partir de questionário e entrevista realizados com professores de Matemática dos anos iniciais e gestores a fim de repassar, em forma de dados, os apontamentos e resultados sugeridos a partir da análise dos dados coletados sobre a ótica destes professores, as perspectivas e avaliações sobre as mudanças apontadas pela BNCC.[...]
id UFC-7_ce0c8203f196add3181004d65e526c8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47813
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O ensino da matemática diante da nova base nacional comum curricular (BNCC): concepções apresentadas por professoresBase Nacional Comum Curricular- BNCCEducação BásicaEducação MatemáticaPolíticas Públicas em EducaçãoO Ensino da Matemática tem sido tema em muitos seminários, palestras e de modo geral as discussões exprimem sobre os desafios da formação do professor. Pretendemos discutir alguns destes desafios, sobretudo voltado para o ensino fundamental anos iniciais. Este artigo traz em seu corpo reflexões de autores que sustentam em seus escritos provocações acerca das práticas metodológicas bem como sobre as expectativas dos professores para implantação da BNCC (BRASIL, 2017), em sala de aula. Como suporte teórico, nos valeremos de alguns autores que apresentam um trabalho sólido, desvelado e indispensável àqueles que pretendem imbricar seus objetos de investigação à formação, à didática, à metodologia e à matemática. "As avaliações em larga escala evidenciam que a expansão da Educação Básica não foi acompanhada de medidas que lhe assegurassem as condições necessárias e fundamentais para garantir e melhorar a aprendizagem dos alunos." (SANTOS e ORTIGÃO, 2016, p. 62)[...] Diante da necessidade surgida durante o processo de estudo e fomentação de ideias na escrita deste artigo, tivemos que estreitar à distância entre a escrita acadêmica e a fala do professor enquanto sujeito que atua na base da escola pública e efetivamente está na ponta do complexo educacional, fomos in loco a escola de municipal de ensino infantil e fundamental "X". Buscamos registrar os relatos a partir de questionário e entrevista realizados com professores de Matemática dos anos iniciais e gestores a fim de repassar, em forma de dados, os apontamentos e resultados sugeridos a partir da análise dos dados coletados sobre a ótica destes professores, as perspectivas e avaliações sobre as mudanças apontadas pela BNCC.[...]Editora Pontes2019-11-20T11:01:48Z2019-11-20T11:01:48Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBEZERRA, Francisco Arnaldo Lopes; MENESES, Francisca Márcia Coelho de; FARIAS, Gilmar Alves de. O ensino da matemática diante da nova base nacional comum curricular (BNCC): concepções apresentadas por professores. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 242-252.978-85-7113-967-1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47813Bezerra, Francisco Arnaldo LopesMeneses, Francisca Márcia Coelho deFarias, Gilmar Alves deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-20T11:01:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47813Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:02.075477Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da matemática diante da nova base nacional comum curricular (BNCC): concepções apresentadas por professores
title O ensino da matemática diante da nova base nacional comum curricular (BNCC): concepções apresentadas por professores
spellingShingle O ensino da matemática diante da nova base nacional comum curricular (BNCC): concepções apresentadas por professores
Bezerra, Francisco Arnaldo Lopes
Base Nacional Comum Curricular- BNCC
Educação Básica
Educação Matemática
Políticas Públicas em Educação
title_short O ensino da matemática diante da nova base nacional comum curricular (BNCC): concepções apresentadas por professores
title_full O ensino da matemática diante da nova base nacional comum curricular (BNCC): concepções apresentadas por professores
title_fullStr O ensino da matemática diante da nova base nacional comum curricular (BNCC): concepções apresentadas por professores
title_full_unstemmed O ensino da matemática diante da nova base nacional comum curricular (BNCC): concepções apresentadas por professores
title_sort O ensino da matemática diante da nova base nacional comum curricular (BNCC): concepções apresentadas por professores
author Bezerra, Francisco Arnaldo Lopes
author_facet Bezerra, Francisco Arnaldo Lopes
Meneses, Francisca Márcia Coelho de
Farias, Gilmar Alves de
author_role author
author2 Meneses, Francisca Márcia Coelho de
Farias, Gilmar Alves de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Francisco Arnaldo Lopes
Meneses, Francisca Márcia Coelho de
Farias, Gilmar Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular- BNCC
Educação Básica
Educação Matemática
Políticas Públicas em Educação
topic Base Nacional Comum Curricular- BNCC
Educação Básica
Educação Matemática
Políticas Públicas em Educação
description O Ensino da Matemática tem sido tema em muitos seminários, palestras e de modo geral as discussões exprimem sobre os desafios da formação do professor. Pretendemos discutir alguns destes desafios, sobretudo voltado para o ensino fundamental anos iniciais. Este artigo traz em seu corpo reflexões de autores que sustentam em seus escritos provocações acerca das práticas metodológicas bem como sobre as expectativas dos professores para implantação da BNCC (BRASIL, 2017), em sala de aula. Como suporte teórico, nos valeremos de alguns autores que apresentam um trabalho sólido, desvelado e indispensável àqueles que pretendem imbricar seus objetos de investigação à formação, à didática, à metodologia e à matemática. "As avaliações em larga escala evidenciam que a expansão da Educação Básica não foi acompanhada de medidas que lhe assegurassem as condições necessárias e fundamentais para garantir e melhorar a aprendizagem dos alunos." (SANTOS e ORTIGÃO, 2016, p. 62)[...] Diante da necessidade surgida durante o processo de estudo e fomentação de ideias na escrita deste artigo, tivemos que estreitar à distância entre a escrita acadêmica e a fala do professor enquanto sujeito que atua na base da escola pública e efetivamente está na ponta do complexo educacional, fomos in loco a escola de municipal de ensino infantil e fundamental "X". Buscamos registrar os relatos a partir de questionário e entrevista realizados com professores de Matemática dos anos iniciais e gestores a fim de repassar, em forma de dados, os apontamentos e resultados sugeridos a partir da análise dos dados coletados sobre a ótica destes professores, as perspectivas e avaliações sobre as mudanças apontadas pela BNCC.[...]
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-11-20T11:01:48Z
2019-11-20T11:01:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, Francisco Arnaldo Lopes; MENESES, Francisca Márcia Coelho de; FARIAS, Gilmar Alves de. O ensino da matemática diante da nova base nacional comum curricular (BNCC): concepções apresentadas por professores. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 242-252.
978-85-7113-967-1
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47813
identifier_str_mv BEZERRA, Francisco Arnaldo Lopes; MENESES, Francisca Márcia Coelho de; FARIAS, Gilmar Alves de. O ensino da matemática diante da nova base nacional comum curricular (BNCC): concepções apresentadas por professores. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 242-252.
978-85-7113-967-1
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Pontes
publisher.none.fl_str_mv Editora Pontes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028871514095616