A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Junior, Elias Moraes dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71245
Resumo: A história do ensino de teoria musical e solfejo nas escolas de São Paulo é recuperada nesta dissertação de mestrado, produzida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo, linha de pesquisa “História da Educação: sujeitos, objetos e práticas”, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa sobre o Ensino de Língua e Literatura (NIPELL). Esta dissertação tem por objetivo geral analisar o ensino de música no contexto da formação de professores no ensino público em São Paulo durante o período da Primeira República. O problema central que direciona a investigação é compreender como se estrutura o ensino de música, com ênfase ao ensino da teoria e solfejo, nos programas de ensino das escolas normais primárias e secundárias, instituições responsáveis pela formação de professores das escolas preliminares que atuariam no ensino de música, em contraste com o ensino conservatorial de música, compreendendo seus diálogos e intersecções. A pesquisa, de abordagem histórica, ancora-se na História Cultural, com ênfase para a história dos livros didáticos, Cultura e Currículo Escolar, buscando compreender os aspectos constitutivos da educação musical empregada no contexto republicano em São Paulo.
id UFSP_cfbb83a7f29d336ffc7321c0bcf90b15
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71245
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de músicaLivro didáticoCultura EscolarCurrículo EscolarEducação MusicalSolfejoA história do ensino de teoria musical e solfejo nas escolas de São Paulo é recuperada nesta dissertação de mestrado, produzida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo, linha de pesquisa “História da Educação: sujeitos, objetos e práticas”, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa sobre o Ensino de Língua e Literatura (NIPELL). Esta dissertação tem por objetivo geral analisar o ensino de música no contexto da formação de professores no ensino público em São Paulo durante o período da Primeira República. O problema central que direciona a investigação é compreender como se estrutura o ensino de música, com ênfase ao ensino da teoria e solfejo, nos programas de ensino das escolas normais primárias e secundárias, instituições responsáveis pela formação de professores das escolas preliminares que atuariam no ensino de música, em contraste com o ensino conservatorial de música, compreendendo seus diálogos e intersecções. A pesquisa, de abordagem histórica, ancora-se na História Cultural, com ênfase para a história dos livros didáticos, Cultura e Currículo Escolar, buscando compreender os aspectos constitutivos da educação musical empregada no contexto republicano em São Paulo.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloOliveira, Fernando Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/7112621592674917http://lattes.cnpq.br/7857261217081544Santos Junior, Elias Moraes dos2024-06-24T17:38:26Z2024-06-24T17:38:26Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis126 f.application/pdfSANTOS JUNIOR, E. M. A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de música. 2023. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.https://hdl.handle.net/11600/71245porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-06-24T14:41:26Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71245Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652024-06-24T14:41:26Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de música
title A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de música
spellingShingle A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de música
Santos Junior, Elias Moraes dos
Livro didático
Cultura Escolar
Currículo Escolar
Educação Musical
Solfejo
title_short A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de música
title_full A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de música
title_fullStr A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de música
title_full_unstemmed A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de música
title_sort A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de música
author Santos Junior, Elias Moraes dos
author_facet Santos Junior, Elias Moraes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Fernando Rodrigues de
http://lattes.cnpq.br/7112621592674917
http://lattes.cnpq.br/7857261217081544
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Junior, Elias Moraes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Cultura Escolar
Currículo Escolar
Educação Musical
Solfejo
topic Livro didático
Cultura Escolar
Currículo Escolar
Educação Musical
Solfejo
description A história do ensino de teoria musical e solfejo nas escolas de São Paulo é recuperada nesta dissertação de mestrado, produzida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo, linha de pesquisa “História da Educação: sujeitos, objetos e práticas”, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa sobre o Ensino de Língua e Literatura (NIPELL). Esta dissertação tem por objetivo geral analisar o ensino de música no contexto da formação de professores no ensino público em São Paulo durante o período da Primeira República. O problema central que direciona a investigação é compreender como se estrutura o ensino de música, com ênfase ao ensino da teoria e solfejo, nos programas de ensino das escolas normais primárias e secundárias, instituições responsáveis pela formação de professores das escolas preliminares que atuariam no ensino de música, em contraste com o ensino conservatorial de música, compreendendo seus diálogos e intersecções. A pesquisa, de abordagem histórica, ancora-se na História Cultural, com ênfase para a história dos livros didáticos, Cultura e Currículo Escolar, buscando compreender os aspectos constitutivos da educação musical empregada no contexto republicano em São Paulo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
2024-06-24T17:38:26Z
2024-06-24T17:38:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS JUNIOR, E. M. A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de música. 2023. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.
https://hdl.handle.net/11600/71245
identifier_str_mv SANTOS JUNIOR, E. M. A arte de manifestar os afetos da alma: os livros didáticos de solfejo na formação do professor de música. 2023. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.
url https://hdl.handle.net/11600/71245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803210207051907072