Uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei na Fazenda Aquafort S.A., Camocim, Ce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Ivan Nosolini
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38167
Resumo: O estágio foi realizado na fazenda Aquafort S.A., Camocim-Ce, instalada em uma área total de 907 ha de terreno continuo, situada nas localidades de Urtiga, Pau Branco, Croa Grande e Aratanhim, pertencentes aos municípios de Camocim e Granja, onde foi feito o acompanhamento do uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei, utilizando dois tipos de probióticos. O primeiro probiótico, Waste & Sludge Reduced (WSR), é aplicado na água que tem como função reduzir a carga de matéria orgânica e o lodo do substrato dos viveiros, enquanto o segundo, Lymnosyme, é adicionado na ração onde o probiótico vai, após a ingestão, se alojar no sistema intestinal onde compete com outras bactérias, que podem ser, inclusive, patogênicas ao camarão. A fazenda adota um sistema de produção semi-intensivo em uma área de produção de aproximadamente 220 ha, onde camarões são cultivados em densidades de estocagem de 10 a 11 camarões por m2.
id UFC-7_d13f26841c63db086dde15920adedac0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38167
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei na Fazenda Aquafort S.A., Camocim, CeCamarão (Crustáceo) - Brasil, NordesteCamarão - CultivoCamarão - Uso de probióticosEngenharia de PescaO estágio foi realizado na fazenda Aquafort S.A., Camocim-Ce, instalada em uma área total de 907 ha de terreno continuo, situada nas localidades de Urtiga, Pau Branco, Croa Grande e Aratanhim, pertencentes aos municípios de Camocim e Granja, onde foi feito o acompanhamento do uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei, utilizando dois tipos de probióticos. O primeiro probiótico, Waste & Sludge Reduced (WSR), é aplicado na água que tem como função reduzir a carga de matéria orgânica e o lodo do substrato dos viveiros, enquanto o segundo, Lymnosyme, é adicionado na ração onde o probiótico vai, após a ingestão, se alojar no sistema intestinal onde compete com outras bactérias, que podem ser, inclusive, patogênicas ao camarão. A fazenda adota um sistema de produção semi-intensivo em uma área de produção de aproximadamente 220 ha, onde camarões são cultivados em densidades de estocagem de 10 a 11 camarões por m2.Costa, Francisco Hliran FariasCabral, Ivan Nosolini2018-12-18T19:19:05Z2018-12-18T19:19:05Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCABRAL, Ivan Nosolini. Uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei na Fazenda Aquafort S.A., Camocim, Ce. 2007. 29 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38167porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T20:13:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38167Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2018-12-18T20:13:41Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei na Fazenda Aquafort S.A., Camocim, Ce
title Uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei na Fazenda Aquafort S.A., Camocim, Ce
spellingShingle Uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei na Fazenda Aquafort S.A., Camocim, Ce
Cabral, Ivan Nosolini
Camarão (Crustáceo) - Brasil, Nordeste
Camarão - Cultivo
Camarão - Uso de probióticos
Engenharia de Pesca
title_short Uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei na Fazenda Aquafort S.A., Camocim, Ce
title_full Uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei na Fazenda Aquafort S.A., Camocim, Ce
title_fullStr Uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei na Fazenda Aquafort S.A., Camocim, Ce
title_full_unstemmed Uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei na Fazenda Aquafort S.A., Camocim, Ce
title_sort Uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei na Fazenda Aquafort S.A., Camocim, Ce
author Cabral, Ivan Nosolini
author_facet Cabral, Ivan Nosolini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Francisco Hliran Farias
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Ivan Nosolini
dc.subject.por.fl_str_mv Camarão (Crustáceo) - Brasil, Nordeste
Camarão - Cultivo
Camarão - Uso de probióticos
Engenharia de Pesca
topic Camarão (Crustáceo) - Brasil, Nordeste
Camarão - Cultivo
Camarão - Uso de probióticos
Engenharia de Pesca
description O estágio foi realizado na fazenda Aquafort S.A., Camocim-Ce, instalada em uma área total de 907 ha de terreno continuo, situada nas localidades de Urtiga, Pau Branco, Croa Grande e Aratanhim, pertencentes aos municípios de Camocim e Granja, onde foi feito o acompanhamento do uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei, utilizando dois tipos de probióticos. O primeiro probiótico, Waste & Sludge Reduced (WSR), é aplicado na água que tem como função reduzir a carga de matéria orgânica e o lodo do substrato dos viveiros, enquanto o segundo, Lymnosyme, é adicionado na ração onde o probiótico vai, após a ingestão, se alojar no sistema intestinal onde compete com outras bactérias, que podem ser, inclusive, patogênicas ao camarão. A fazenda adota um sistema de produção semi-intensivo em uma área de produção de aproximadamente 220 ha, onde camarões são cultivados em densidades de estocagem de 10 a 11 camarões por m2.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2018-12-18T19:19:05Z
2018-12-18T19:19:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CABRAL, Ivan Nosolini. Uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei na Fazenda Aquafort S.A., Camocim, Ce. 2007. 29 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38167
identifier_str_mv CABRAL, Ivan Nosolini. Uso de probióticos no cultivo de camarão Litopenaeus vannamei na Fazenda Aquafort S.A., Camocim, Ce. 2007. 29 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935790226014208