Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47762 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo contribuir para um ensino da matemática mais motivador e dinâmico, desafiando os alunos a buscarem o conhecimento matemático e ao mesmo tempo relacioná-lo com o seu cotidiano. Apresentamos uma sequência didática, utilizando a metodologia de ensino Sequência Fedathi que promove uma mudança de postura do professor, obtendo como resultado um aluno mais reflexivo, investigativo, crítico e participativo durante o processo de construção do conhecimento. Os pentaminós foram utilizados como ferramenta didática durante os processos de ensino e de aprendizagem. Essa proposta didática foi trabalhada com uma turma constituída por vinte e um alunos do Ensino Fundamental, cursando o nono ano de escolaridade de uma instituição privada. Concluímos que a Sequência Fedathi fomentou o raciocínio matemático, possibilitando aos alunos a construção significativa de conceitos, tais como: área, superfície, perímetro e semelhança de figuras. |
id |
UFC-7_d966cffbb270b0fadaab56f142e30520 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47762 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da MatemáticaSequência FedathiMatemática - EnsinoMatemática - ConceitosO presente artigo tem como objetivo contribuir para um ensino da matemática mais motivador e dinâmico, desafiando os alunos a buscarem o conhecimento matemático e ao mesmo tempo relacioná-lo com o seu cotidiano. Apresentamos uma sequência didática, utilizando a metodologia de ensino Sequência Fedathi que promove uma mudança de postura do professor, obtendo como resultado um aluno mais reflexivo, investigativo, crítico e participativo durante o processo de construção do conhecimento. Os pentaminós foram utilizados como ferramenta didática durante os processos de ensino e de aprendizagem. Essa proposta didática foi trabalhada com uma turma constituída por vinte e um alunos do Ensino Fundamental, cursando o nono ano de escolaridade de uma instituição privada. Concluímos que a Sequência Fedathi fomentou o raciocínio matemático, possibilitando aos alunos a construção significativa de conceitos, tais como: área, superfície, perímetro e semelhança de figuras.CIAEM2019-11-14T18:45:27Z2019-11-14T18:45:27Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves; MENEZES, Daniel Brandão; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 14., 3-7 maio. 2015, Medelin (MX). Anais... Medelin(MX): CIAEM. 2015.978-9945-415-97-1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47762Santos, Ana Paula Rodrigues AlvesMenezes, Daniel BrandãoMatos, Fernanda Cíntia Costaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-14T18:45:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47762Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:23.672528Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática |
title |
Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática |
spellingShingle |
Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática Santos, Ana Paula Rodrigues Alves Sequência Fedathi Matemática - Ensino Matemática - Conceitos |
title_short |
Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática |
title_full |
Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática |
title_fullStr |
Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática |
title_full_unstemmed |
Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática |
title_sort |
Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática |
author |
Santos, Ana Paula Rodrigues Alves |
author_facet |
Santos, Ana Paula Rodrigues Alves Menezes, Daniel Brandão Matos, Fernanda Cíntia Costa |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Daniel Brandão Matos, Fernanda Cíntia Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Paula Rodrigues Alves Menezes, Daniel Brandão Matos, Fernanda Cíntia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Fedathi Matemática - Ensino Matemática - Conceitos |
topic |
Sequência Fedathi Matemática - Ensino Matemática - Conceitos |
description |
O presente artigo tem como objetivo contribuir para um ensino da matemática mais motivador e dinâmico, desafiando os alunos a buscarem o conhecimento matemático e ao mesmo tempo relacioná-lo com o seu cotidiano. Apresentamos uma sequência didática, utilizando a metodologia de ensino Sequência Fedathi que promove uma mudança de postura do professor, obtendo como resultado um aluno mais reflexivo, investigativo, crítico e participativo durante o processo de construção do conhecimento. Os pentaminós foram utilizados como ferramenta didática durante os processos de ensino e de aprendizagem. Essa proposta didática foi trabalhada com uma turma constituída por vinte e um alunos do Ensino Fundamental, cursando o nono ano de escolaridade de uma instituição privada. Concluímos que a Sequência Fedathi fomentou o raciocínio matemático, possibilitando aos alunos a construção significativa de conceitos, tais como: área, superfície, perímetro e semelhança de figuras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-11-14T18:45:27Z 2019-11-14T18:45:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves; MENEZES, Daniel Brandão; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 14., 3-7 maio. 2015, Medelin (MX). Anais... Medelin(MX): CIAEM. 2015. 978-9945-415-97-1 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47762 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves; MENEZES, Daniel Brandão; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 14., 3-7 maio. 2015, Medelin (MX). Anais... Medelin(MX): CIAEM. 2015. 978-9945-415-97-1 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIAEM |
publisher.none.fl_str_mv |
CIAEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028998296371200 |