Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Paula Rodrigues Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Menezes, Daniel Brandão, Matos, Fernanda Cíntia Costa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47762
Resumo: O presente artigo tem como objetivo contribuir para um ensino da matemática mais motivador e dinâmico, desafiando os alunos a buscarem o conhecimento matemático e ao mesmo tempo relacioná-lo com o seu cotidiano. Apresentamos uma sequência didática, utilizando a metodologia de ensino Sequência Fedathi que promove uma mudança de postura do professor, obtendo como resultado um aluno mais reflexivo, investigativo, crítico e participativo durante o processo de construção do conhecimento. Os pentaminós foram utilizados como ferramenta didática durante os processos de ensino e de aprendizagem. Essa proposta didática foi trabalhada com uma turma constituída por vinte e um alunos do Ensino Fundamental, cursando o nono ano de escolaridade de uma instituição privada. Concluímos que a Sequência Fedathi fomentou o raciocínio matemático, possibilitando aos alunos a construção significativa de conceitos, tais como: área, superfície, perímetro e semelhança de figuras.
id UFC-7_d966cffbb270b0fadaab56f142e30520
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47762
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da MatemáticaSequência FedathiMatemática - EnsinoMatemática - ConceitosO presente artigo tem como objetivo contribuir para um ensino da matemática mais motivador e dinâmico, desafiando os alunos a buscarem o conhecimento matemático e ao mesmo tempo relacioná-lo com o seu cotidiano. Apresentamos uma sequência didática, utilizando a metodologia de ensino Sequência Fedathi que promove uma mudança de postura do professor, obtendo como resultado um aluno mais reflexivo, investigativo, crítico e participativo durante o processo de construção do conhecimento. Os pentaminós foram utilizados como ferramenta didática durante os processos de ensino e de aprendizagem. Essa proposta didática foi trabalhada com uma turma constituída por vinte e um alunos do Ensino Fundamental, cursando o nono ano de escolaridade de uma instituição privada. Concluímos que a Sequência Fedathi fomentou o raciocínio matemático, possibilitando aos alunos a construção significativa de conceitos, tais como: área, superfície, perímetro e semelhança de figuras.CIAEM2019-11-14T18:45:27Z2019-11-14T18:45:27Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves; MENEZES, Daniel Brandão; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 14., 3-7 maio. 2015, Medelin (MX). Anais... Medelin(MX): CIAEM. 2015.978-9945-415-97-1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47762Santos, Ana Paula Rodrigues AlvesMenezes, Daniel BrandãoMatos, Fernanda Cíntia Costaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-14T18:45:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47762Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:23.672528Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática
title Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática
spellingShingle Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática
Santos, Ana Paula Rodrigues Alves
Sequência Fedathi
Matemática - Ensino
Matemática - Conceitos
title_short Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática
title_full Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática
title_fullStr Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática
title_full_unstemmed Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática
title_sort Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática
author Santos, Ana Paula Rodrigues Alves
author_facet Santos, Ana Paula Rodrigues Alves
Menezes, Daniel Brandão
Matos, Fernanda Cíntia Costa
author_role author
author2 Menezes, Daniel Brandão
Matos, Fernanda Cíntia Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Paula Rodrigues Alves
Menezes, Daniel Brandão
Matos, Fernanda Cíntia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Fedathi
Matemática - Ensino
Matemática - Conceitos
topic Sequência Fedathi
Matemática - Ensino
Matemática - Conceitos
description O presente artigo tem como objetivo contribuir para um ensino da matemática mais motivador e dinâmico, desafiando os alunos a buscarem o conhecimento matemático e ao mesmo tempo relacioná-lo com o seu cotidiano. Apresentamos uma sequência didática, utilizando a metodologia de ensino Sequência Fedathi que promove uma mudança de postura do professor, obtendo como resultado um aluno mais reflexivo, investigativo, crítico e participativo durante o processo de construção do conhecimento. Os pentaminós foram utilizados como ferramenta didática durante os processos de ensino e de aprendizagem. Essa proposta didática foi trabalhada com uma turma constituída por vinte e um alunos do Ensino Fundamental, cursando o nono ano de escolaridade de uma instituição privada. Concluímos que a Sequência Fedathi fomentou o raciocínio matemático, possibilitando aos alunos a construção significativa de conceitos, tais como: área, superfície, perímetro e semelhança de figuras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-11-14T18:45:27Z
2019-11-14T18:45:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves; MENEZES, Daniel Brandão; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 14., 3-7 maio. 2015, Medelin (MX). Anais... Medelin(MX): CIAEM. 2015.
978-9945-415-97-1
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47762
identifier_str_mv SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves; MENEZES, Daniel Brandão; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 14., 3-7 maio. 2015, Medelin (MX). Anais... Medelin(MX): CIAEM. 2015.
978-9945-415-97-1
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIAEM
publisher.none.fl_str_mv CIAEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028998296371200