Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15170 |
Resumo: | This study treats of the relationship between experience and competence in teaching as manifested in the daily professional work in education in the c1assroom. The study makes a quality assessment of an exploratory nature among teachers in public schools taking into consideration their personal and professional history as well as their teaching experience. With this in mind an analytic picture was made based on action theory. Attention was focused on epistemological practice trying to understand the dialogue between personbal knowledge and action. The teachers who took part in this research showed they had a critical outlook in relation to the demands of formation although not discarding these definitively. They choose practice as a criterion for validation and associated the changes in formation know-how with the practice acquired in their professional careers. At the same time professional experience constituted the space for learning and the organizational method for competence. |
id |
UFC-7_de7ab10695ab09bdcf9af974a943499a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/15170 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinarEpistemologia da práticaExperiênciaCompetênciaThis study treats of the relationship between experience and competence in teaching as manifested in the daily professional work in education in the c1assroom. The study makes a quality assessment of an exploratory nature among teachers in public schools taking into consideration their personal and professional history as well as their teaching experience. With this in mind an analytic picture was made based on action theory. Attention was focused on epistemological practice trying to understand the dialogue between personbal knowledge and action. The teachers who took part in this research showed they had a critical outlook in relation to the demands of formation although not discarding these definitively. They choose practice as a criterion for validation and associated the changes in formation know-how with the practice acquired in their professional careers. At the same time professional experience constituted the space for learning and the organizational method for competence.O trabalho aborda a relação entre experiência e competência docente nas suas manifestações na práxis do profissional de educação no chão da sala de aula apresentando os resultados de um estudo qualitativo de natureza exploratória junto a professores de escolas públicas, cotejando a trajetória pessoal e profissional e a experiência docente concreta. Nesse sentido foi composto um quadro analítico apoiado na teoria da ação ou cognição situada. Centramos nossa atenção na epistemologia da prática procurando compreender o diálogo do conhecimento pessoal com a ação. Os professores pesquisados demonstram um olhar crítico em relação aos saberes de formação, todavia, não rompem com esses de forma definitiva; elegem a prática como critério de validação e associam as transformações dos saberes de formação ao momento da prática e em curso de carreira; a "experiência profissional" constitui ao mesmo tempo um espaço de aprendizagem incontornável e um método organizador da competência.Revista Educação em Debate2016-02-05T17:34:32Z2016-02-05T17:34:32Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOIOLA, Francisco Antônio; THERRIEN, Jacques. Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 1, n. 45, p. 96-106, 2003.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15170Loiola, Francisco AntônioTherrien, Jacquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:56:17Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/15170Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:03:38.180650Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar |
title |
Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar |
spellingShingle |
Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar Loiola, Francisco Antônio Epistemologia da prática Experiência Competência |
title_short |
Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar |
title_full |
Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar |
title_fullStr |
Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar |
title_full_unstemmed |
Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar |
title_sort |
Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar |
author |
Loiola, Francisco Antônio |
author_facet |
Loiola, Francisco Antônio Therrien, Jacques |
author_role |
author |
author2 |
Therrien, Jacques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loiola, Francisco Antônio Therrien, Jacques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia da prática Experiência Competência |
topic |
Epistemologia da prática Experiência Competência |
description |
This study treats of the relationship between experience and competence in teaching as manifested in the daily professional work in education in the c1assroom. The study makes a quality assessment of an exploratory nature among teachers in public schools taking into consideration their personal and professional history as well as their teaching experience. With this in mind an analytic picture was made based on action theory. Attention was focused on epistemological practice trying to understand the dialogue between personbal knowledge and action. The teachers who took part in this research showed they had a critical outlook in relation to the demands of formation although not discarding these definitively. They choose practice as a criterion for validation and associated the changes in formation know-how with the practice acquired in their professional careers. At the same time professional experience constituted the space for learning and the organizational method for competence. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2016-02-05T17:34:32Z 2016-02-05T17:34:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOIOLA, Francisco Antônio; THERRIEN, Jacques. Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 1, n. 45, p. 96-106, 2003. 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15170 |
identifier_str_mv |
LOIOLA, Francisco Antônio; THERRIEN, Jacques. Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 1, n. 45, p. 96-106, 2003. 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028726294708224 |