Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loiola, Francisco Antônio
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Therrien, Jacques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15170
Resumo: This study treats of the relationship between experience and competence in teaching as manifested in the daily professional work in education in the c1assroom. The study makes a quality assessment of an exploratory nature among teachers in public schools taking into consideration their personal and professional history as well as their teaching experience. With this in mind an analytic picture was made based on action theory. Attention was focused on epistemological practice trying to understand the dialogue between personbal knowledge and action. The teachers who took part in this research showed they had a critical outlook in relation to the demands of formation although not discarding these definitively. They choose practice as a criterion for validation and associated the changes in formation know-how with the practice acquired in their professional careers. At the same time professional experience constituted the space for learning and the organizational method for competence.
id UFC-7_de7ab10695ab09bdcf9af974a943499a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/15170
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinarEpistemologia da práticaExperiênciaCompetênciaThis study treats of the relationship between experience and competence in teaching as manifested in the daily professional work in education in the c1assroom. The study makes a quality assessment of an exploratory nature among teachers in public schools taking into consideration their personal and professional history as well as their teaching experience. With this in mind an analytic picture was made based on action theory. Attention was focused on epistemological practice trying to understand the dialogue between personbal knowledge and action. The teachers who took part in this research showed they had a critical outlook in relation to the demands of formation although not discarding these definitively. They choose practice as a criterion for validation and associated the changes in formation know-how with the practice acquired in their professional careers. At the same time professional experience constituted the space for learning and the organizational method for competence.O trabalho aborda a relação entre experiência e competência docente nas suas manifestações na práxis do profissional de educação no chão da sala de aula apresentando os resultados de um estudo qualitativo de natureza exploratória junto a professores de escolas públicas, cotejando a trajetória pessoal e profissional e a experiência docente concreta. Nesse sentido foi composto um quadro analítico apoiado na teoria da ação ou cognição situada. Centramos nossa atenção na epistemologia da prática procurando compreender o diálogo do conhecimento pessoal com a ação. Os professores pesquisados demonstram um olhar crítico em relação aos saberes de formação, todavia, não rompem com esses de forma definitiva; elegem a prática como critério de validação e associam as transformações dos saberes de formação ao momento da prática e em curso de carreira; a "experiência profissional" constitui ao mesmo tempo um espaço de aprendizagem incontornável e um método organizador da competência.Revista Educação em Debate2016-02-05T17:34:32Z2016-02-05T17:34:32Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOIOLA, Francisco Antônio; THERRIEN, Jacques. Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 1, n. 45, p. 96-106, 2003.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15170Loiola, Francisco AntônioTherrien, Jacquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:56:17Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/15170Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:03:38.180650Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar
title Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar
spellingShingle Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar
Loiola, Francisco Antônio
Epistemologia da prática
Experiência
Competência
title_short Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar
title_full Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar
title_fullStr Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar
title_full_unstemmed Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar
title_sort Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar
author Loiola, Francisco Antônio
author_facet Loiola, Francisco Antônio
Therrien, Jacques
author_role author
author2 Therrien, Jacques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loiola, Francisco Antônio
Therrien, Jacques
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia da prática
Experiência
Competência
topic Epistemologia da prática
Experiência
Competência
description This study treats of the relationship between experience and competence in teaching as manifested in the daily professional work in education in the c1assroom. The study makes a quality assessment of an exploratory nature among teachers in public schools taking into consideration their personal and professional history as well as their teaching experience. With this in mind an analytic picture was made based on action theory. Attention was focused on epistemological practice trying to understand the dialogue between personbal knowledge and action. The teachers who took part in this research showed they had a critical outlook in relation to the demands of formation although not discarding these definitively. They choose practice as a criterion for validation and associated the changes in formation know-how with the practice acquired in their professional careers. At the same time professional experience constituted the space for learning and the organizational method for competence.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2016-02-05T17:34:32Z
2016-02-05T17:34:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOIOLA, Francisco Antônio; THERRIEN, Jacques. Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 1, n. 45, p. 96-106, 2003.
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15170
identifier_str_mv LOIOLA, Francisco Antônio; THERRIEN, Jacques. Experiência e competência no ensino: o diálogo do conhecimento pessoal com a ação na construção do saber ensinar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 1, n. 45, p. 96-106, 2003.
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028726294708224