A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Maria Manolisa Nogueira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19606
Resumo: This article, especially designed for foreign language teachers and undergraduate students of Arts (languages), aims at developing a critical consideration of the pedagogical practices adopted for the teaching of grammar through the Communicative Approach in particular. The issues treated in this work were organized into two sections. In the first one, a brief historic-theoretical-practical discussion was developed for the purposes of issue contextualization, taking into consideration the traditional and communicative methods with special focus on the Communicative Approach. In the second section, a brief overview of the approaches that rule the current teaching practices of languages is provided. The ideas presented and discussed here are grounded on the works of Widdowson (1991), Silveira (1999), Lamb Fenner & Corbari (2006), Almeida (2011), Santos & Almeida Filho (2012), among others.
id UFC-7_e6dc3a804398ae96f902ef71b89f1796
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/19606
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão críticaAbordagem comunicativaLíngua estrangeiraGramáticaCommunicative approachForeign languageGrammarThis article, especially designed for foreign language teachers and undergraduate students of Arts (languages), aims at developing a critical consideration of the pedagogical practices adopted for the teaching of grammar through the Communicative Approach in particular. The issues treated in this work were organized into two sections. In the first one, a brief historic-theoretical-practical discussion was developed for the purposes of issue contextualization, taking into consideration the traditional and communicative methods with special focus on the Communicative Approach. In the second section, a brief overview of the approaches that rule the current teaching practices of languages is provided. The ideas presented and discussed here are grounded on the works of Widdowson (1991), Silveira (1999), Lamb Fenner & Corbari (2006), Almeida (2011), Santos & Almeida Filho (2012), among others.O presente trabalho, especialmente elaborado para professores de línguas estrangeiras e graduandos do Curso de Letras de qualquer habilitação, objetiva empreender uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas adotadas para o ensino de gramática notadamente na Abordagem Comunicativa (AC). Para tanto, o artigo foi organizado conforme descrito a seguir: na primeira parte, empreendemos, para fins de contextualização, uma breve reflexão históricoteórico-prática do ensino-aprendizagem da gramática, contemplando os métodos tradicionais e comunicativos com destaque para a AC e na segunda parte, realizamos uma reflexão sobre o ensino de LE na AC, apresentando um panorama sucinto das abordagens que regem o ensino de línguas na atualidade. Para fundamentar este trabalho, foram considerados os estudos investigativos de Widdowson (1991), Silveira (1999), Lamb Fenner & Corbari (2006), Almeida (2011), Santos & Almeida Filho (2012), entre outros.Encontro sobre gramática: saberes e fazeres2016-09-16T23:25:22Z2016-09-16T23:25:22Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica. In:ENCONTRO DE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., 2012, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: GEMD, 2012, p. 11-25.2316-9583http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19606Vasconcelos, Maria Manolisa Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T15:14:24Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19606Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:48.602563Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica
title A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica
spellingShingle A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica
Vasconcelos, Maria Manolisa Nogueira
Abordagem comunicativa
Língua estrangeira
Gramática
Communicative approach
Foreign language
Grammar
title_short A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica
title_full A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica
title_fullStr A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica
title_full_unstemmed A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica
title_sort A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica
author Vasconcelos, Maria Manolisa Nogueira
author_facet Vasconcelos, Maria Manolisa Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Maria Manolisa Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem comunicativa
Língua estrangeira
Gramática
Communicative approach
Foreign language
Grammar
topic Abordagem comunicativa
Língua estrangeira
Gramática
Communicative approach
Foreign language
Grammar
description This article, especially designed for foreign language teachers and undergraduate students of Arts (languages), aims at developing a critical consideration of the pedagogical practices adopted for the teaching of grammar through the Communicative Approach in particular. The issues treated in this work were organized into two sections. In the first one, a brief historic-theoretical-practical discussion was developed for the purposes of issue contextualization, taking into consideration the traditional and communicative methods with special focus on the Communicative Approach. In the second section, a brief overview of the approaches that rule the current teaching practices of languages is provided. The ideas presented and discussed here are grounded on the works of Widdowson (1991), Silveira (1999), Lamb Fenner & Corbari (2006), Almeida (2011), Santos & Almeida Filho (2012), among others.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-09-16T23:25:22Z
2016-09-16T23:25:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica. In:ENCONTRO DE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., 2012, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: GEMD, 2012, p. 11-25.
2316-9583
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19606
identifier_str_mv VASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica. In:ENCONTRO DE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., 2012, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: GEMD, 2012, p. 11-25.
2316-9583
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Encontro sobre gramática: saberes e fazeres
publisher.none.fl_str_mv Encontro sobre gramática: saberes e fazeres
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028735839895552