A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Maria da Conceição Parente
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39263
Resumo: Historicamente, a simples leitura da palavra avaliação remete-nos a conceitos de quantificação, mediação de valores, comparação, sentimentos e também a uma forte idéia de objetividade e sucesso como metas a serem perseguidas. Essas concepções representam uma lógica culturalmente construída ao longo dos anos e perpassam a idéia do avaliar em suas instâncias. Como ressalta Garcia (1998) ,desde seus primórdios, portanto, verificamos na avaliação a predominância de um componente seletivo em detrimento a qualquer aspecto educativo. No entanto, é inegável que foi com a modernidade, com o esforço da institucionalização das universidades e da escola formal propriamente dita, que esses conceitos sobre o avaliar acentuam-se. Com essas implementações as críticas às avaliações/exames passam a ser ampliadas e reveladas pelos diversos autores, nos mais diferentes momentos históricos. [...]
id UFC-7_e739e93be710b69870976453ca7f7d6a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39263
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superiorPalavraLeituraEducaçãoHistoricamente, a simples leitura da palavra avaliação remete-nos a conceitos de quantificação, mediação de valores, comparação, sentimentos e também a uma forte idéia de objetividade e sucesso como metas a serem perseguidas. Essas concepções representam uma lógica culturalmente construída ao longo dos anos e perpassam a idéia do avaliar em suas instâncias. Como ressalta Garcia (1998) ,desde seus primórdios, portanto, verificamos na avaliação a predominância de um componente seletivo em detrimento a qualquer aspecto educativo. No entanto, é inegável que foi com a modernidade, com o esforço da institucionalização das universidades e da escola formal propriamente dita, que esses conceitos sobre o avaliar acentuam-se. Com essas implementações as críticas às avaliações/exames passam a ser ampliadas e reveladas pelos diversos autores, nos mais diferentes momentos históricos. [...]2019-01-25T19:27:47Z2019-01-25T19:27:47Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfJARDIM, Maria da Conceição Parente. A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 508-523.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39263Jardim, Maria da Conceição Parenteporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39263Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:36.005521Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior
title A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior
spellingShingle A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior
Jardim, Maria da Conceição Parente
Palavra
Leitura
Educação
title_short A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior
title_full A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior
title_fullStr A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior
title_full_unstemmed A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior
title_sort A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior
author Jardim, Maria da Conceição Parente
author_facet Jardim, Maria da Conceição Parente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, Maria da Conceição Parente
dc.subject.por.fl_str_mv Palavra
Leitura
Educação
topic Palavra
Leitura
Educação
description Historicamente, a simples leitura da palavra avaliação remete-nos a conceitos de quantificação, mediação de valores, comparação, sentimentos e também a uma forte idéia de objetividade e sucesso como metas a serem perseguidas. Essas concepções representam uma lógica culturalmente construída ao longo dos anos e perpassam a idéia do avaliar em suas instâncias. Como ressalta Garcia (1998) ,desde seus primórdios, portanto, verificamos na avaliação a predominância de um componente seletivo em detrimento a qualquer aspecto educativo. No entanto, é inegável que foi com a modernidade, com o esforço da institucionalização das universidades e da escola formal propriamente dita, que esses conceitos sobre o avaliar acentuam-se. Com essas implementações as críticas às avaliações/exames passam a ser ampliadas e reveladas pelos diversos autores, nos mais diferentes momentos históricos. [...]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-01-25T19:27:47Z
2019-01-25T19:27:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JARDIM, Maria da Conceição Parente. A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 508-523.
9788589872423
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39263
identifier_str_mv JARDIM, Maria da Conceição Parente. A prática avaliativa dos professores e alunos no ensino superior. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 508-523.
9788589872423
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028784763305984