Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300001rwfc |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14435 |
Resumo: | This article is a reflection on the practical problemas faced by teachers when they try to evaluate and measure scientifically the pupil's learning. The study shows how it is really impossible to represent this learning assessement with marks, numbers, letters and even certain concepts. It also presents a list of teacher's biases which unduly interfere with the assessment process. It recommends more use of Formative, Diagnostic and Informal assessment. The work also presents the characteristics of a good test or exam which is the instrument used by teachers in evaluating their students. |
id |
UFC-7_25e9610d7fe221bda95595fc0ee81079 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14435 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Problemas na avaliação da aprendizagem escolarAprendizagemAvaliaçãoPreconceitosTestesThis article is a reflection on the practical problemas faced by teachers when they try to evaluate and measure scientifically the pupil's learning. The study shows how it is really impossible to represent this learning assessement with marks, numbers, letters and even certain concepts. It also presents a list of teacher's biases which unduly interfere with the assessment process. It recommends more use of Formative, Diagnostic and Informal assessment. The work also presents the characteristics of a good test or exam which is the instrument used by teachers in evaluating their students.Este artigo apresenta uma reflexão sobre os problemas práticos que professores enfrentam nas salas de aula em suas tentativas de avaliar cientificamente a aprendizagem dos seus alunos. O trabalho mostra a dificuldade de avaliar a aprendizagem com precisão através de notas, letras ou até conceitos. Apresenta vários preconceitos encontrados em professores que interferem indevidamente no processo de avaliação da aprendizagem. O estudo sugere mais uso das avaliações: formativas, diagnosticas e informais. Apresenta as características de um bom teste que é justamente o instrumento usado pelos professores para avaliar a aprendizagem.Revista Educação em Debate2015-12-10T13:25:43Z2015-12-10T13:25:43Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMc DONALD, Brendan Coleman. Problemas na avaliação da aprendizagem escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 26-34, 2000.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14435ark:/83112/001300001rwfcMc Donald, Brendan Colemaninfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:35:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14435Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:14.591842Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problemas na avaliação da aprendizagem escolar |
title |
Problemas na avaliação da aprendizagem escolar |
spellingShingle |
Problemas na avaliação da aprendizagem escolar Mc Donald, Brendan Coleman Aprendizagem Avaliação Preconceitos Testes |
title_short |
Problemas na avaliação da aprendizagem escolar |
title_full |
Problemas na avaliação da aprendizagem escolar |
title_fullStr |
Problemas na avaliação da aprendizagem escolar |
title_full_unstemmed |
Problemas na avaliação da aprendizagem escolar |
title_sort |
Problemas na avaliação da aprendizagem escolar |
author |
Mc Donald, Brendan Coleman |
author_facet |
Mc Donald, Brendan Coleman |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mc Donald, Brendan Coleman |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Avaliação Preconceitos Testes |
topic |
Aprendizagem Avaliação Preconceitos Testes |
description |
This article is a reflection on the practical problemas faced by teachers when they try to evaluate and measure scientifically the pupil's learning. The study shows how it is really impossible to represent this learning assessement with marks, numbers, letters and even certain concepts. It also presents a list of teacher's biases which unduly interfere with the assessment process. It recommends more use of Formative, Diagnostic and Informal assessment. The work also presents the characteristics of a good test or exam which is the instrument used by teachers in evaluating their students. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2015-12-10T13:25:43Z 2015-12-10T13:25:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Mc DONALD, Brendan Coleman. Problemas na avaliação da aprendizagem escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 26-34, 2000. 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14435 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300001rwfc |
identifier_str_mv |
Mc DONALD, Brendan Coleman. Problemas na avaliação da aprendizagem escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 26-34, 2000. 0102-1117 (impresso) ark:/83112/001300001rwfc |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818374011350941696 |