Problemas na avaliação da aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mc Donald, Brendan Coleman
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300001rwfc
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14435
Resumo: This article is a reflection on the practical problemas faced by teachers when they try to evaluate and measure scientifically the pupil's learning. The study shows how it is really impossible to represent this learning assessement with marks, numbers, letters and even certain concepts. It also presents a list of teacher's biases which unduly interfere with the assessment process. It recommends more use of Formative, Diagnostic and Informal assessment. The work also presents the characteristics of a good test or exam which is the instrument used by teachers in evaluating their students.
id UFC-7_25e9610d7fe221bda95595fc0ee81079
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14435
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Problemas na avaliação da aprendizagem escolarAprendizagemAvaliaçãoPreconceitosTestesThis article is a reflection on the practical problemas faced by teachers when they try to evaluate and measure scientifically the pupil's learning. The study shows how it is really impossible to represent this learning assessement with marks, numbers, letters and even certain concepts. It also presents a list of teacher's biases which unduly interfere with the assessment process. It recommends more use of Formative, Diagnostic and Informal assessment. The work also presents the characteristics of a good test or exam which is the instrument used by teachers in evaluating their students.Este artigo apresenta uma reflexão sobre os problemas práticos que professores enfrentam nas salas de aula em suas tentativas de avaliar cientificamente a aprendizagem dos seus alunos. O trabalho mostra a dificuldade de avaliar a aprendizagem com precisão através de notas, letras ou até conceitos. Apresenta vários preconceitos encontrados em professores que interferem indevidamente no processo de avaliação da aprendizagem. O estudo sugere mais uso das avaliações: formativas, diagnosticas e informais. Apresenta as características de um bom teste que é justamente o instrumento usado pelos professores para avaliar a aprendizagem.Revista Educação em Debate2015-12-10T13:25:43Z2015-12-10T13:25:43Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMc DONALD, Brendan Coleman. Problemas na avaliação da aprendizagem escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 26-34, 2000.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14435ark:/83112/001300001rwfcMc Donald, Brendan Colemaninfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:35:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14435Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:14.591842Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
title Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
spellingShingle Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
Mc Donald, Brendan Coleman
Aprendizagem
Avaliação
Preconceitos
Testes
title_short Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
title_full Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
title_fullStr Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
title_full_unstemmed Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
title_sort Problemas na avaliação da aprendizagem escolar
author Mc Donald, Brendan Coleman
author_facet Mc Donald, Brendan Coleman
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mc Donald, Brendan Coleman
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Avaliação
Preconceitos
Testes
topic Aprendizagem
Avaliação
Preconceitos
Testes
description This article is a reflection on the practical problemas faced by teachers when they try to evaluate and measure scientifically the pupil's learning. The study shows how it is really impossible to represent this learning assessement with marks, numbers, letters and even certain concepts. It also presents a list of teacher's biases which unduly interfere with the assessment process. It recommends more use of Formative, Diagnostic and Informal assessment. The work also presents the characteristics of a good test or exam which is the instrument used by teachers in evaluating their students.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2015-12-10T13:25:43Z
2015-12-10T13:25:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Mc DONALD, Brendan Coleman. Problemas na avaliação da aprendizagem escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 26-34, 2000.
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14435
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300001rwfc
identifier_str_mv Mc DONALD, Brendan Coleman. Problemas na avaliação da aprendizagem escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 26-34, 2000.
0102-1117 (impresso)
ark:/83112/001300001rwfc
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818374011350941696