Problemas da avaliação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mc Donald, Brendan Coleman
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300001vbsv
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48719
Resumo: Quando se trata de avaliação escolar hoje em dia, há dois extremos a serem evitados. São justamente os fanáticos pela avaliação e aqueles que querem abolir avaliação escolar completamente. Incrível como parece, há pessoas bem intencionadas, acreditamos, que levantam suas vozes em favor de um ensino sem provas ou exames, onde o aluno vai prosseguir com seus estudos, independentemente dos resultados obtidos. Como qualquer ato que se pratique está sujeito a imperfeições, tais pessoas, indo muito além das críticas oferecidas por peritos no assunto como Holt, Glasser e Hoffman em relação à avaliação escolar, notam as deficiências dos tipos de medida do rendimento escolar e, ao invés de trabalhar no sentido de aperfeiçoar as técnicas e os instrumentos de medida, preferem propor um "sistema de ensino isento de provas e exames, no qual o aluno, sem barreiras, prossiga na escola, e percorra currículos e programas, independentemente dos resultados que foram alcançados". o raciocínio aqui é o seguinte: se não sabemos realmente medir corretamente, para que medir? (...)
id UFC-7_7e08cd413452d81e9618287000b88e79
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48719
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Problemas da avaliação escolarEducaçãoAvaliação escolarMetodologia da avaliação escolarQuando se trata de avaliação escolar hoje em dia, há dois extremos a serem evitados. São justamente os fanáticos pela avaliação e aqueles que querem abolir avaliação escolar completamente. Incrível como parece, há pessoas bem intencionadas, acreditamos, que levantam suas vozes em favor de um ensino sem provas ou exames, onde o aluno vai prosseguir com seus estudos, independentemente dos resultados obtidos. Como qualquer ato que se pratique está sujeito a imperfeições, tais pessoas, indo muito além das críticas oferecidas por peritos no assunto como Holt, Glasser e Hoffman em relação à avaliação escolar, notam as deficiências dos tipos de medida do rendimento escolar e, ao invés de trabalhar no sentido de aperfeiçoar as técnicas e os instrumentos de medida, preferem propor um "sistema de ensino isento de provas e exames, no qual o aluno, sem barreiras, prossiga na escola, e percorra currículos e programas, independentemente dos resultados que foram alcançados". o raciocínio aqui é o seguinte: se não sabemos realmente medir corretamente, para que medir? (...)Imprensa Universitária - UFC2019-12-17T18:51:29Z2019-12-17T18:51:29Z1996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfMC DONALD, Brendan Coleman. Problemas da avaliação escolar. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 165-188.0103-8346http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48719ark:/83112/001300001vbsvMc Donald, Brendan Colemanporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-17T18:51:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48719Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:02.393276Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas da avaliação escolar
title Problemas da avaliação escolar
spellingShingle Problemas da avaliação escolar
Mc Donald, Brendan Coleman
Educação
Avaliação escolar
Metodologia da avaliação escolar
title_short Problemas da avaliação escolar
title_full Problemas da avaliação escolar
title_fullStr Problemas da avaliação escolar
title_full_unstemmed Problemas da avaliação escolar
title_sort Problemas da avaliação escolar
author Mc Donald, Brendan Coleman
author_facet Mc Donald, Brendan Coleman
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mc Donald, Brendan Coleman
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Avaliação escolar
Metodologia da avaliação escolar
topic Educação
Avaliação escolar
Metodologia da avaliação escolar
description Quando se trata de avaliação escolar hoje em dia, há dois extremos a serem evitados. São justamente os fanáticos pela avaliação e aqueles que querem abolir avaliação escolar completamente. Incrível como parece, há pessoas bem intencionadas, acreditamos, que levantam suas vozes em favor de um ensino sem provas ou exames, onde o aluno vai prosseguir com seus estudos, independentemente dos resultados obtidos. Como qualquer ato que se pratique está sujeito a imperfeições, tais pessoas, indo muito além das críticas oferecidas por peritos no assunto como Holt, Glasser e Hoffman em relação à avaliação escolar, notam as deficiências dos tipos de medida do rendimento escolar e, ao invés de trabalhar no sentido de aperfeiçoar as técnicas e os instrumentos de medida, preferem propor um "sistema de ensino isento de provas e exames, no qual o aluno, sem barreiras, prossiga na escola, e percorra currículos e programas, independentemente dos resultados que foram alcançados". o raciocínio aqui é o seguinte: se não sabemos realmente medir corretamente, para que medir? (...)
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
2019-12-17T18:51:29Z
2019-12-17T18:51:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MC DONALD, Brendan Coleman. Problemas da avaliação escolar. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 165-188.
0103-8346
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48719
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300001vbsv
identifier_str_mv MC DONALD, Brendan Coleman. Problemas da avaliação escolar. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 165-188.
0103-8346
ark:/83112/001300001vbsv
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFC
publisher.none.fl_str_mv Imprensa Universitária - UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818374025621012480