Comprar pelo smartphone nunca foi tão fácil: análise da influência do telefone celular nas decisões de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kucmanski, Helan Geovani Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37116
Resumo: With smartphones increasingly present in people's daily lives, living without them has become difficult. These devices, smartphones, usually perform many functions, among them is the most recent function: to enable purchases by the smartphone itself; so e-commerce has expanded with their presence. Thus, this work aims to analyze the influence of these devices in the purchase decision process. A field survey, of a quantitative nature of the type of data collection, was carried out through the application of questionnaires to 102 people. The results obtained in research reveal that most of the participants of the research had, at least once, bought some item through smartphones; in addition, it has also been identified that these devices improve people's purchasing decisions. It turned out that most research subjects usually do not buy through such devices, but prefer to use them to search for information on what they want to buy. By conducting a field survey, it has been identified that buying through smartphone leads the consumer to economize.
id UFC-7_ee26795cf24fd701a220c0ba9a7cf8a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37116
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Comprar pelo smartphone nunca foi tão fácil: análise da influência do telefone celular nas decisões de compraSmartphoneComércio eletrônicoComportamento do consumidorWith smartphones increasingly present in people's daily lives, living without them has become difficult. These devices, smartphones, usually perform many functions, among them is the most recent function: to enable purchases by the smartphone itself; so e-commerce has expanded with their presence. Thus, this work aims to analyze the influence of these devices in the purchase decision process. A field survey, of a quantitative nature of the type of data collection, was carried out through the application of questionnaires to 102 people. The results obtained in research reveal that most of the participants of the research had, at least once, bought some item through smartphones; in addition, it has also been identified that these devices improve people's purchasing decisions. It turned out that most research subjects usually do not buy through such devices, but prefer to use them to search for information on what they want to buy. By conducting a field survey, it has been identified that buying through smartphone leads the consumer to economize.Com os smartphones cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, viver sem eles tem se tornado difícil. Esses dispositivos, os smartphones, costumam desempenhar inúmeras funções, entre elas está a função mais recente: a de possibilitar compras pelo próprio aparelho smartphone; por isso, o comércio eletrônico tem se expandido com a presença deles. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar a influência desses dispositivos no processo de decisão de compra. Foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter quantitativo do tipo levantamento de dados, através da aplicação de questionários a 102 pessoas. Os resultados obtidos em pesquisa revelam que a maior parte dos participantes da pesquisa havia, pelo menos uma vez, comprado algum item através de smartphones; além disso, também foi identificado que esses dispositivos melhoram as decisões de compra das pessoas. Descobriu-se que a maior parte dos sujeitos de pesquisa não costuma comprar através de tais aparelhos, mas prefere utilizá-los para a busca de informações daquilo que deseja comprar. Através da realização de uma pesquisa de campo, foi identificado que comprar através de smartphone leva o consumidor a economizar.Silva, Áurio Lúcio Leocádio daKucmanski, Helan Geovani Fernandes2018-11-09T14:52:03Z2018-11-09T14:52:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfKUCMANSKI, Helan Geovani Fernandes. Comprar pelo smartphone nunca foi tão fácil: análise da influência do telefone celular nas decisões de compra. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37116porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-28T18:03:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37116Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:01.443846Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Comprar pelo smartphone nunca foi tão fácil: análise da influência do telefone celular nas decisões de compra
title Comprar pelo smartphone nunca foi tão fácil: análise da influência do telefone celular nas decisões de compra
spellingShingle Comprar pelo smartphone nunca foi tão fácil: análise da influência do telefone celular nas decisões de compra
Kucmanski, Helan Geovani Fernandes
Smartphone
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
title_short Comprar pelo smartphone nunca foi tão fácil: análise da influência do telefone celular nas decisões de compra
title_full Comprar pelo smartphone nunca foi tão fácil: análise da influência do telefone celular nas decisões de compra
title_fullStr Comprar pelo smartphone nunca foi tão fácil: análise da influência do telefone celular nas decisões de compra
title_full_unstemmed Comprar pelo smartphone nunca foi tão fácil: análise da influência do telefone celular nas decisões de compra
title_sort Comprar pelo smartphone nunca foi tão fácil: análise da influência do telefone celular nas decisões de compra
author Kucmanski, Helan Geovani Fernandes
author_facet Kucmanski, Helan Geovani Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
dc.contributor.author.fl_str_mv Kucmanski, Helan Geovani Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Smartphone
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
topic Smartphone
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
description With smartphones increasingly present in people's daily lives, living without them has become difficult. These devices, smartphones, usually perform many functions, among them is the most recent function: to enable purchases by the smartphone itself; so e-commerce has expanded with their presence. Thus, this work aims to analyze the influence of these devices in the purchase decision process. A field survey, of a quantitative nature of the type of data collection, was carried out through the application of questionnaires to 102 people. The results obtained in research reveal that most of the participants of the research had, at least once, bought some item through smartphones; in addition, it has also been identified that these devices improve people's purchasing decisions. It turned out that most research subjects usually do not buy through such devices, but prefer to use them to search for information on what they want to buy. By conducting a field survey, it has been identified that buying through smartphone leads the consumer to economize.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-09T14:52:03Z
2018-11-09T14:52:03Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KUCMANSKI, Helan Geovani Fernandes. Comprar pelo smartphone nunca foi tão fácil: análise da influência do telefone celular nas decisões de compra. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37116
identifier_str_mv KUCMANSKI, Helan Geovani Fernandes. Comprar pelo smartphone nunca foi tão fácil: análise da influência do telefone celular nas decisões de compra. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028976483893248